BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como o Data Science pode ser utilizado pelas empresas?

Descubra as principais formas de aplicação dessa tecnologia no dia a dia corporativa e os benefícios que elas podem trazer para os negócios.

 

Os dados são gerados hoje em um volume nunca visto antes e para conseguir acompanhar esse ritmo e poder utilizá-los nos negócios, as empresas precisam ser capazes de transformar todas as suas informações em insights relevantes.

Para que isso aconteça, é necessário contar com tecnologias como o Data Science que é uma ciência que estuda os dados de uma organização, abrangendo todo o processo que vai desde a captura até a transformação deles.

Essa tecnologia permite a transformação de dados brutos em valor para as estratégias de negócio e são capazes de melhorar as tomadas de decisões das organizações.

O Data Science envolve um poder computacional para capturar, estudar e criar visões direcionadas para a realização de análises mais assertivas. Ele é fundamental para extrair conhecimento a partir dos grandes volumes de Big Data corporativos.

Graças a suas funcionalidades, o Data Science pode ser utilizado por inúmeras empresas para trazer melhorias para seus processos de negócio. Quer saber como? Confira o conteúdo a seguir e conheça a melhor forma de utilizar essa tecnologia. Boa leitura!

O que é Data Science e qual a sua importância?

O Data Science é uma área da ciência dedicada a captar, organizar e analisar dados para transformar conteúdos brutos em insights valiosos. Essa tendência permite que as organizações aproveitem todas as informações coletadas, evitando que sejam desperdiçadas.

Essa tecnologia utiliza diferentes técnicas e processos de infraestrutura e análise avançada, além de contar com soluções de Inteligência Artificial para automatizar a criação de modelos analíticos com o auxílio de algoritmos.

Por meio do Data Science, as empresas conseguem trabalhar com mais eficiência as estratégias voltadas para clientes, visto que conseguem identificar novas oportunidades, segmentar e identificar os desejos e necessidades deles, podendo personalizar serviços, produtos e melhorar direcionar seus conteúdos e publicidade.

New call-to-action

Dessa forma, é possível utilizar as informações tratadas para melhorar diversos aspectos nos negócios. Essa é a forma mais eficiente para capacitar as empresas a obterem resultados mais efetivos baseados em dados checados e efetivos.

Como o Data Science pode ser utilizado?

Agora que você já conhece os benefícios dessa tecnologia, é importante saber como ela é utilizada por empresas no mundo todo. De maneira geral, ele pode ser adotado para melhorar o desempenho de qualquer setor corporativo, pois o acesso a informações confiáveis pode aprimorar a execução de diferentes tarefas do dia a dia.

Para ajudar seus clientes a aplicarem corretamente o Data Science em seus negócios, separamos as principais possibilidades de uso dessa tecnologia para tornar as empresas mais inteligentes e eficientes. Confira:

Prevenção de demandas

Uma das principais formas de se utilizar o Data Science para aprimorar o dia a dia corporativo é na previsão de demandas. Por meio de informações testadas e analisadas em tempo real, as empresas conseguem ter um maior controle sobre as mudanças de mercado.

É possível saber antecipadamente quando um determinado ou produto está sendo mais buscado pelos clientes ou quando houve queda em sua procura. Desse modo, a organização pode controlar sua produção, não perdendo negócios por falta de capacidade ou desperdiçando recursos.

Personalização de produtos e serviços

Outra excelente forma de utilizar essa tecnologia, é no momento de personalizar os produtos e serviços para atender às expectativas dos clientes. Quanto mais uma organização consegue oferecer um serviço exclusivo, mais irá atrair e reter seus consumidores.

Por meio de análises, o Data Science consegue buscar e analisar dados não estruturados em redes sociais e outros locais da internet para, assim, disponibilizar insights direcionados sobre os desejos dos clientes, o que facilita a personalização.

Otimização da logística de entregas

O Data Science aprimora a eficiência operacional e pode ser um aliado na logística de entregas. Por meio das análises de dados efetivas, as organizações conseguem descobrir as melhores rotas a serem realizadas para entregas seus produtos além de determinar o tempo adequado de entrega e os meios de transportes mais eficientes.

Redução de fraudes e riscos 

É possível utilizar as informações coletadas à favor da segurança da empresa. O Data Science permite a análise dos padrões de comportamentos recorrentes dentro do sistema corporativo, conseguindo identificar possíveis vulnerabilidades.

Assim, ao conhecerem o perfil das ameaças, as empresas podem adotar as ferramentas de proteção certas para conseguir evitar fraudes e vazamentos de dados.

Elevação do desempenho financeiro

As análises inteligentes feitas por meio do Data Science permitem que a organização adote um perfil aprimorado diante de seus concorrentes, tomando decisões mais rápidas e contando com maiores chances de executar tarefas conforme o planejado.

Isso aumenta as probabilidade de se utilizar os dados corretos para tomar decisões, otimizar processos, entregas e vendas, enfim, melhorar o desempenho da empresa como um todo. Isso reflete diretamente no retorno financeiro, aumentando os resultados de negócios.

Como você pôde perceber, ao visualizar todos os possíveis riscos do negócio e ser capaz de aproveitar todas as oportunidades encontradas, O Data Science possibilita que a empresa dê um salto em eficiência e aproveite todo o conhecimento gerado pelas informações coletadas.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!