BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como criar estratégias de marketing que convertem usando dados?

As estratégias de Marketing podem trazer dados relevantes para suas revendas de TI. Entenda mais sobre isso!

O uso de dados relevantes nos negócios tem trazido diversas vantagens para as empresas que querem se destacar no mercado competitivo atual. Por meio das ferramentas de análise corretas, é possível executar a mineração de dados para coletar, analisar e interpretar os grandes fluxos de dados gerados pela sociedade.

Embora seja uma tendência de mercado, somente cerca de 4% das empresas brasileiras têm uma gestão de dados estruturada, com acesso em tempo real às principais métricas de negócio e inteligência no uso de dados para a tomada de decisão. Além disso, 49,2% das equipes conseguem coletar dados, mas não são integrados com outras áreas, somente usados para decisões pontuais.

No entanto, por meio de uma análise eficiente, é possível extrair valor dos dados coletados. Assim, as organizações conseguem encontrar informações relevantes para os negócios, podendo utilizá-las de forma estratégica.

As ferramentas de dados analisam e cruzam grandes quantidades de dados para buscar amostras consistentes e, assim, utilizam métodos estatísticos para descobrir padrões.

Dessa forma, ao verificar as preferências dos consumidores nos diferentes canais e redes sociais da empresa é possível antecipar tendências, o que é muito útil para planejar ações de marketing de forma efetiva.

Use dados relevantes para transformar suas estratégias de marketing!

O Data Maning pode ser usado como uma estratégia para levantar informações sobre os principais concorrentes da organização. Isso pode otimizar o marketing de oportunidade, muito utilizado pelas empresas, o qual pode se beneficiar das análises em tempo real das redes sociais. Assim, as empresas podem fazer publicações mais ágeis para responder às ações dos outros players no mercado.

Todos os conteúdos levantados ainda permitem o aprimoramento de produtos e serviços prestados pelas empresas para construir uma melhor imagem de sua marca.

A quantidade de dados gerados pela sociedade atualmente cresce em ritmo acelerado e, por meio do Data Mining, as corporações podem aproveitá-los para gerar insights poderosos para seus negócios, criando grandes diferenciais competitivos.

Como você pode ver, sua revenda de TI pode otimizar suas estratégias de marketing por meio do Data Mining e conseguir informações valiosas para gerar inteligência para os negócios.

Confira a seguir algumas das utilidades da mineração de dados para as ações de marketing de sua revenda:

1. Analisar o comportamento dos clientes

Por meio do Data Mining, sua revenda pode acompanhar constantemente o comportamento de seus clientes, tanto em redes sociais, nas compras em seu site, entre outros. Dessa forma, é possível identificar quais produtos eles estão precisando no momento, quais as opiniões dele sobre sua empresa, se estão satisfeitos ou não.

Com todas essas informações em mãos, sua revenda pode desenvolver ações de marketing mais direcionadas, oferecer promoções para os produtos mais buscados, melhorar o atendimento aos clientes, entre outras possibilidades.

2. Antecipar demandas

Ao contar com sistemas de alta capacidade de processamento de dados, a sua revenda pode prever e antecipar possíveis demandas. É possível analisar dados de compras passadas dos clientes e cruzar informações para identificar épocas do ano em que a interação dos consumidores foi maior. Dessa forma, sua revenda pode antecipar momentos semelhantes no futuro.

Seja um parceiro

3. Analisar a concorrência

Para ter sucesso, é fundamental que seu canal aprenda a monitorar seus processos, público-alvo e as mudanças de tendência. Mas, além disso, é necessário acompanhar os resultados da concorrência.

Por meio da mineração de dados, é possível analisar as reações e críticas do público em relação aos produtos dos concorrente e, assim, ser capaz de adaptar os serviços de sua revenda rapidamente de acordo com as preferências dos consumidores. Dessa forma, seu canal conseguirá fidelizar até mesmo os clientes da concorrência.

4. Segmentar o mercado

As mídias sociais têm se tornado uma fonte riquíssima de informações para as empresas elaborarem suas estratégias de relacionamento com os clientes. Atualmente, a maioria das pessoas a utilizam para expressar seus desejos, necessidades e opiniões sobre bens de consumo.

Portanto, ao utilizar o Data Mining para rastrear essas fontes com precisão e coletar as informações úteis para seu negócio, sua revenda conseguirá compreender a própria posição no mercado e, assim, segmentar seu público de acordo com suas preferências e comportamentos.

Por meio dessa segmentação, é possível otimizar a criação de produtos, tornando-os mais direcionados. Além de desenvolver uma comunicação personalizada e mais eficiente.

O Data Mining pode ser aproveitado de diversas formas por sua revenda de TI, as informações coletadas sobre sua empresa podem ser usadas tanto em ações de marketing, como para otimizar operações internas, processos de vendas, comunicação com os funcionários, entre outras.

As oportunidades não param por aí, e aquelas corporações que estão apostando na mineração de dados têm conseguido ficar à frente de seus principais concorrentes no mercado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados