BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como o Business Intelligence pode ajudar na gestão empresarial?

Entenda como esse conceito se tornou um grande aliado dos negócios e pode ser estratégia fundamental para uma gestão eficiente de todas as empresas.

 

Como o Business Intelligence pode ajudar na gestão empresarial?

 

 

Business Intelligence (BI) é uma estratégia de negócio que pode auxiliar no desenvolvimento de empresas ao unir tecnologia e informação. Inteligência de negócios é o nome dado aos processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e manutenção dos dados de uma empresa. Essas técnicas podem trazer grandes benefícios para a gestão empresarial e já são muito usadas por empresas no mundo todo.

O acesso ao grande volume de informações disponíveis é um importante aliado das organizações na hora de preparar seu planejamento estratégico. No entanto, para que sejam capazes de utilizar de forma adequada todos esses dados, aplicando-os de maneira prática na rotina corporativa, é necessário contar com processos inteligentes de integração e análises, como o Business Intelligence.

A utilização dessa técnica possibilita aos gestores analisar estrategicamente todos os dados coletados para que possam extrair insights poderosos para os negócios, tornando o processo de tomada de decisões mais rápido e assertivo.

Quando a empresa conta com uma equipe especializada, que conhece o conceito de BI e sabe como ele funciona na prática, é possível compreender a grande estratégia que ele representa para os negócios. São diversas vantagens para os gestores, impactando positivamente em diferentes áreas no ambiente corporativo.

Realizar a gestão corporativa tem se tornado cada vez mais vital para se manter no mercado, podendo ser o diferencial estratégico para as corporações. Uma empresa pode alcançar suas metas se investir, o quanto antes, na otimização de seus processos e recursos, alcançando resultados, como a redução de custos operacionais e aumento da qualidade de produtos e serviços.

O BI é capaz de dar visibilidade geral à empresa de todo o seu funcionamento, por isso, pode ser usado para a criação de soluções mais econômicas e eficazes, que otimizem a aplicação de recursos e pessoas nos processos. Além disso, permite que os gestores comparem os dados para obterem resultados mais exatos.

Ele ainda auxilia em todo o trabalho analítico, realizando não apenas a integração de informações coletadas por softwares ERPs, mas também a filtragem dos dados, sendo capaz de desprezar aqueles que não sejam relevantes para a empresa, suas ações e seus resultados.

 

 


Seus benefícios não param por aí, são diversas as funcionalidades que uma solução BI pode ter para os negócios de uma empresa. Confira a seguir como o Business Intelligence pode ser um grande aliado em diferentes etapas da gestão corporativa:

1 - Planejamento

Por meio da análise das informações coletadas, o gestor consegue antecipar possíveis problemas e oportunidades que poderão surgir no mercado. Dessa forma, ele é capaz de realizar todo o planejamento dos negócios de forma mais precisa e eficiente, diminuindo as chances de erros e riscos, o que ajuda a empresa a atingir suas metas mais facilmente.

2. Tomada de decisões

Os algoritmos do BI são capazes de realizar o cruzamento de dados externos e internos da empresa e, por meio de soluções matemáticas, determinar informações completas que tornam o processo de tomada de decisões mais direcionado.

3. Análise de desempenho

O Business Intelligence consegue integrar informações vindas das ferramentas de análise utilizadas pela empresa. Por meio dos conteúdos coletados, ele auxiliar os gestores a criarem levantamentos sobre o desempenho de todas as equipes.

Dessa forma, é possível realizar uma avaliação muito mais completa de todo o desempenho dos negócios, inclusive de cada funcionário, contribuindo para uma melhor gestão de pessoas.

4. Controle de gastos

A gestão financeira da organização também pode contar com a ajuda das soluções BI, que realizam a análise de todas as informações relacionadas ao setor financeiro, como dados de estoque, de fluxo de caixa e de investimentos.

Por meio dos resultados encontrados, é possível que os gestores tenham uma visão mais completa sobre o uso de recursos e as demandas do negócio, determinando, assim, quais os investimentos necessários para melhorar, ainda mais, o posicionamento da empresa no mercado.

Para que a empresa consiga executar uma gestão eficiente de seu negócio, é necessário que ela conte com ferramentas de Business Intelligence como sua aliada. Apenas assim, é possível chegar a decisões mais assertivas de forma clara e estratégica, além de colocar em prática ações mais inteligentes em todos os setores da organização.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.