BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como o blockchain afetará os negócios?

Essa tendência tecnológica possui um alto potencial de ruptura dos modelos atuais de negócios e promete transformar o mercado.

 

 

O blockchain nada mais é que uma cadeia de blocos armazenada em um banco de dados descentralizado. Essa tecnologia está cada dia mais presente no ambiente corporativo, ajudando as empresas em seus negócios por ser capaz de armazenar registros de operações de forma permanente e sem perigo de fraudes.

Essa estrutura de dados representa a entrada confiável de registros de transações em que cada uma é digitalmente assinada, o que garante sua autenticidade e impede qualquer tentativa de adulteração.

Dessa forma, quando uma nova transação ou a correção de alguma transação existente é realizada, os nós dentro da infraestrutura de blockchain executam algoritmos e avaliam o histórico do bloco individualmente para verificar se a assinatura é válida e, apenas assim, permite que a nova transação seja aceita na cadeia de blocos.

Esse modelo de consenso distribuído é o que permite que essa tecnologia funcione como um registro distribuído que não possui a necessidade de uma autoridade central que avalie e valide as transações.

Assim, ao utilizar o blockchain, as empresas não precisam de intermediários para realizar suas transações, que podem ser feitas de qualquer dispositivo com maior velocidade e transparência.

Ao apostarem nessa tecnologia, as corporações conseguem reduzir custos, ter maior agilidade no pagamento de fornecedores, melhor controle de processos, mais confiança de seus clientes, entre outras vantagens.

Sua facilidade de acesso, flexibilidade, segurança, gestão distribuída e demais características têm representado grande vantagem para as corporações que utilizam a criptomoeda, bitcoins, em seu mercado.

A grande transformação está na relação virtual dessas empresas, seus modelos de negócios deixam de ser centralizados, ou seja, como pagamentos e transações podem ser realizas diretamente, não há a necessidade de intermediação de instituições financeiras.

Ainda que represente um movimento recente, as cadeias de blocos distribuídas, com sua versatilidade e potencial para melhorar operações, irão impactar empresas dos mais variados setores cada vez mais.

Grande parte do mercado ainda possui pouco conhecimento sobre essa tecnologia e desconhece o potencial de seus recursos. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de uso do blockchain que podem trazer diversas vantagens para os negócios:

- Criar contratos inteligentes

É possível executar automaticamente contratos comerciais, pois eles permitem capturar os termos e condições entre a empresa e seus clientes e usar os dados coletados por meio dos nós distribuídos, que irão verificar se as condições são atendidas e, assim, autorizar o pagamento.

Os contratos inteligentes baseados em blockchain ajudam as corporações a reduzirem custos, uma vez que a capacidade de compartilhar dados instantaneamente com as organizações envolvidas reduz a necessidade de reconciliação, confirmações e análises no meio do processo, tornando-o mais eficiente.

- Eliminar taxas de transação

Normalmente, as transações das empresas são realizadas por sistemas de instituições financeiras, as quais cobram taxas para realizar a movimentação. No entanto, alguns serviços já utilizam a tecnologia blockchain para permitir que seus clientes consigam transferir seus fundos sem que seja necessário pagar taxas.

- Compartilhar dados de clientes

O blockchain pode ser uma opção para o registro de dados biométricos em sistemas de identificação de clientes. Assim, é possível utilizar o cadastro de blocos descentralizados e criptografados para autorizar o compartilhamento de informações.

Essa característica é muito útil, por exemplo, no setor da saúde, em que é necessário o compartilhamento de informações confidenciais de pacientes entre organizações de saúde. Assim seria possível o intercâmbio de informações sobre medicamentos, dados da saúde do paciente, ensaios clínicos, e outros registros médicos por meio de qualquer dispositivo móvel.

Esses são apenas alguns exemplos de como o blockchain pode ser útil para as empresas e ainda trazer ganhos na redução de custos, agilidade de pagamentos, controle de processos, entre outras vantagens. Embora ainda seja apenas uma tendência, essa tecnologia já mostra que irá impactar os negócios de todos os setores e que pode ser uma ferramenta muito útil para que empresas se mantenham competitivas no mercado.

 

 

Clique e

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!