BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como o 5G irá impactar o uso de Cloud Computing?

A tecnologia 5G está cada dia mais próxima de se tornar uma realidade. Veja como ela poderá ser um grande diferencial para as aplicações na Nuvem.

 

A próxima geração de cobertura de rede, a tecnologia 5G, já é cada vez mais exigida pela sociedade devido a grande demanda por aplicações capazes de transmitir grandes volumes de dados.

Ela promete oferecer grandes diferenciais em relação às conexões sem fio anteriores, como velocidade extremamente rápida, latência ainda mais baixa e capacidade de transportar diversas conexões ao mesmo tempo, sem perda de velocidade.

No meio corporativo, os impactos serão grandes. Graças a sua potencialidade, o 5G irá intensificar ainda mais o processo de automação dentro das empresas modernas que já fazem uso de boas soluções de Cloud Computing.

Não há dúvidas que a quinta geração de rede sem fio irá trazer muitos benefícios para as empresas que utilizam soluções em Nuvem para otimizar seus processos internos. Mas você sabe como irá funcionar essa relação? Continue a leitura deste artigo e descubra como o 5G irá impactar a Cloud. Não perca!

Como o 5G irá impactar o uso de Cloud Computing?

À medida que esse tipo de conexão se torna mais próximo da realidade das empresas, veremos grandes evoluções no uso de tecnologias, como a Cloud, transformando os processos corporativos e permitindo que eles sejam cada vez mais ágeis e inteligentes.

A integração do 5G com a computação em nuvem será uma peça-chave para que as empresas adotem tecnologias transformadoras, como arquiteturas híbridas e multinuvem.

Como todas elas envolvem cargas de trabalho grandes e complexas, a capacidade do 5G, em termos de taxa de transferência, qualidade de serviço e latência será um grande diferencial.

Confira a seguir as principais áreas que serão impactadas pela relação 5G e Cloud Computing:

Análises de dados

Para conseguir realizar as análises dos enormes fluxos de dados existentes atualmente, as empresas utilizam infraestruturas de Nuvem para serem capazes de contar com um poder de processamento e armazenamento maior.

Entretanto, lidar com Big Data nos sistemas corporativos atuais ainda é um grande desafio para muitas organizações. Com uma rede 5G esses problemas podem ser minimizados, graças a sua baixa latência.

Dispositivos IoT

Os dispositivos IoT estão cada dia mais presentes na rotina das empresas, tornando os processos internos mais automatizados e permitindo uma visão mais ampla de todo ambiente de trabalho.

Ao permitir a integração de todos os objetos da empresa, a IoT possibilita a realização de análises de dados de sensores em tempo real, o que facilita a gestão de desempenho do empreendimento.

A velocidade extremamente rápida do 5G irá potencializar essas análises, permitindo que a organização tenha insights instantâneos e não se preocupe com interrupções na conexão.

Inteligência Artificial

A maioria dos fornecedores de serviços de Cloud Computing oferecem o armazenamento e a computação necessários para as demandas atuais das empresas.

No entanto, os recursos de processamento de dados para a realização de análises mais precisas e em tempo real precisam aumentar. Principalmente com a implementação da Inteligência Artificial nas máquinas corporativas para que elas se ajustem às novas entradas de dados e sejam capazes de executar tarefas como seres humanos.

Essa nova realidade exige um nível de transmissão de dados e qualidade de serviço nunca vistos antes. Por meio da tecnologia 5G será possível que os aplicativos de AI funcionem de forma mais eficaz.

O que você achou da relação entre 5G e Cloud Computing? Pôde perceber como essa conexão sem fio poderá beneficiar as empresas em seus negócios? Continue de olho nessa tecnologia que está cada dia mais próxima e será um grande diferencial competitivo.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!