BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como lidar com problemas de Cloud Computing?

Assim como toda tecnologia, a Nuvem pode apresentar alguns erros e, por isso, é necessário um plano de ação para corrigi-los rapidamente.

 

 

A computação em Nuvem é uma tecnologia que transformou totalmente a forma como as pessoas lidam com TI. Por meio dela, tornou-se possível que as empresas utilizassem armazenamento e capacidade de processamento de servidores externos, sem a necessidade de grandes investimentos.

Dessa forma, as empresas passaram a ser capazes de realizar múltiplas tarefas com maior flexibilidade e agilidade. Além disso, podem contar com o espaço ideal para guardar seus arquivos, já que a Cloud Computing fornece escalabilidade para atender a todas as necessidades do negócio.

Apostar na Nuvem é uma ótima forma de economizar recursos ao gastar menos com tecnologia, liberando orçamento para investir em pontos estratégicos para a empresa.

No entanto, devido aos tantos benefícios proporcionados pela computação em Nuvem, muitas empresas se tornaram totalmente dependentes do ambiente virtual para que todos os seus processos críticos funcionem e gerem disponibilidade para os negócios.

Isso pode ser um problema caso algum erro na Nuvem aconteça. Portanto, é necessário saber se proteger contra as falhas que podem atrapalhar os serviços na Cloud.

O que pode causar falhas na Nuvem?

Ainda que seja mais segura do que manter servidores físicos no local, a Nuvem também pode sofrer com algumas falhas, como de suporte, infraestrutura ou processos. Afinal, nada é 100% estável o tempo todo.

Problemas podem ocorrer nos sistemas, hardware, na energia elétrica, rede, entre outros, afetando a disponibilidade da Cloud. Além disso, não podemos nos esquecer dos ciberataques, que podem infectar os dados corporativos e, muitas vezes, são desencadeados por erros humanos.

Como se proteger contra esses problemas?

Para não sofrer com os possíveis problemas na Nuvem, a empresa pode contar com seus próprios benefícios para se proteger, como o backup. Dessa forma, corrigir falhas na computação em Nuvem geralmente é rápido e fácil.

No entanto, alguns cuidados são indispensáveis. Para que os backups possam ser aproveitados em casos de falhas, a empresa deve contar com alguns recursos, como um sistema de redundância.

A redundância consiste no servidor possuir um segundo dispositivo de mesma função disponível para entrar em ação em situações de falha. Junto a isso, um plano de contingência, com medidas de segurança preventiva que variam de acordo com as ameaças que surgirem e outras ações podem manter o servidor sempre ativo.

Para estruturar um plano de ação e se proteger contra os problemas de Cloud, as empresas devem levar alguns pontos em consideração. São eles:

1. Análise de risco

É necessário realizar pesquisas e análises para fazer a previsão de quais falhas podem ocorrer e a quais riscos a Nuvem está exposta.

2. Administração de crise

O sucesso de uma defesa contra ameaças está no tempo em que a empresa leva para reagir e corrigir o problema.

Portanto, é preciso definir como as equipes envolvidas na correção de falhas devem agir nas situações de crise.

3. Continuidade de operações

Agir rapidamente frente a uma ameaça é crucial para que a empresa não sofra com perda de dados e ativos e até prejuízos financeiros.

A equipe de TI deve definir quais procedimentos devem ser tomados para reduzir o impacto das falhas.

4. Recuperação

Muitas vezes, mesmo realizando uma prevenção reforçada, as empresas podem sofrer com ciberataques. É necessário reagir com agilidade para se recuperar e retornar a disponibilidade dos sistemas corporativos.

Para isso, é fundamental definir quais serão as medidas de recuperação e restauração das funcionalidades afetadas.

A Computação em Nuvem pode ser muito útil para as empresas e seus negócios. No entanto, assim como toda tecnologia, ela precisa de monitoramento e medidas de proteção. É crucial desenvolver um plano de ação com táticas ágeis e efetivas para lidar com qualquer possível problema de Cloud Computing.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente.