BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como justificar os investimentos em infraestrutura de TI?

Mesmo com um alto custo das soluções tecnológicas, as vantagens das novas tecnologias pagarão de volta os investimentos iniciais.

 

Como justificar os investimentos em infraestrutura de TI?

 

 

Encontrar resistências para fazer um investimento em TI dentro de uma empresa é muito comum. Afinal, para colocar qualquer projeto ou investimento em prática é preciso estudo, checar a viabilidade e o custo financeiro. Além disso, como o valor aplicado nas inovações tecnológicas de uma empresa costuma ser elevado, é preciso sempre justificar os novos gastos e ter argumentos consistentes para isso.

Alguns diretores de empresas, que são leigos quando o assunto é TI, não entendem os valores investidos e, em um primeiro momento, fazem resistência frente a um investimento mais alto. Os gestores, então, precisam lidar com esse conflito e buscar recursos para poder suprir esse investimento.

É preciso, também, criar uma série de justificativas para a empresa para que a diretoria entenda o porquê dos investimentos e como ele terá o retorno deles no momento oportuno. Confira quais justificativas podem ser as mais certeiras:

 

Geração de Valor

A primeira dica é explicar sobre a importância de se fazer investimentos em tecnologia. E isso vale para as empresas de qualquer área. A partir daí, explicar especificamente como funciona a tecnologia que a empresa pretende adquirir. Não se ater a detalhes técnicos mas, sim, em vantagens e geração de valor que ela pode agregar ao negócio.

Se for algo para otimizar atividades e economizar tempo e dinheiro, será muito fácil argumentar como, por exemplo, se a empresa precisar adquirir máquinas novas e mais potentes para melhorar a produtividade. Mas se a tecnologia for algo novo, inovador e que vai trazer modificações na metodologia de trabalho, será mais difícil explicar, mas não impossível.

Neste caso, o ideal é fazer uma argumentação mais didática, explicando nos mínimos detalhes os ônus e bônus desse investimento, falando primeiro dos ônus para ele poder enxergar as vantagens dos bônus ao final.

 

Confira

 


Argumente com dados

Antes de conversar com a diretoria, faça um pequeno relatório com o máximo de dados possível. Afinal, os diretores costumam tomar decisões de investimentos importantes com base em números e não em suposições.

De nada adiantará um discurso bem colocado, repleto de emoção, se não há uma base confiável de dados, métricas e estimativas para comprovar o que se diz.
Números ajudam muito na tomada de decisão de qualquer corporação.

Se encontrar números que comprovem a necessidade da implementação de uma nova tecnologia, não hesite em utilizar, mesmo que sejam projeções para o futuro. Neste caso, o argumento certeiro é falar da importância de iniciar o investimento desde já para se preparar, além de sair na frente perante a concorrência.


Tecnologia é sempre investimento

O alto custo de adotar uma nova tecnologia pode frear os primeiros impulsos quando a empresa decide a começar a investir. Principalmente porque é preciso, também, montar a infraestrutura necessária para receber essa inovação na corporação. E isso gera um gasto elevado.

Esse custo pode ser apresentado como um investimento, que terá retorno mais tarde após a aplicação da tecnologia. Não será um dinheiro sem retorno, e sim uma condição para implantar a melhoria, que se pagará a longo prazo e agregará valor ao negócio. Será uma economia futura.


Sobrevivência do negócio

Falar sobre os novos tempos e como tudo muda de uma hora para a outra, pode funcionar. A partir desse argumento, é preciso mostrar que a concorrência está acirrada e investir em tecnologia é uma boa saída para não perder clientes, inovar sempre e garantir o sucesso no futuro.

Assim, será fácil argumentar que quem não investir agora, poderá ficar para trás em um mercado tão competitivo, além de abrir espaço para a concorrência.

Se após todos esses argumentos ainda houver algum receio em investir em novas tecnologias, o tempo e as empresas concorrentes vão mostrar que era preciso ter começado esse investimento muito antes.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: