BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como implementar um software de gestão nos negócios?

Entenda como a adoção de soluções de gerenciamento podem tornar os processos corporativos mais ágeis e descubra o que é preciso para realizar a implementação.

 

Como implementar um software de gestão nos negócios?

 

 

Softwares de gerenciamento são soluções tecnológicas utilizadas pelas empresas para integrar suas atividades e processos e, assim, fazer com que todos os departamentos atuem de forma integrada. Possuir essas ferramentas tem se tornado essencial para as empresas serem ágeis e se manterem competitivas no mercado, como por exemplo o software CRM que realiza a gestão de relacionamento com os clientes e consegue antecipar as necessidades e comportamentos dos compradores. 

O número de corporações, de todos os portes e segmentos, que tem implementando essas soluções está crescendo rapidamente devido aos seus diversos benefícios, como redução de custos, aumento na colaboração e produtividade e melhora na capacidade analítica, entre outros.

Para realizar o processo de implementação desses softwares, é necessário uma mudança de paradigma em toda a empresa, além de ajustes em todos os processos. Por isso, muitas empresas não sabem a hora certa de adotar essa transformação.

No momento em que esse questionamento surge, cabe aos gestores analisarem todos os processos de gestão e os resultados que eles oferecem. Assim, é possível encontrar eventuais falhas e determinar os prejuízos que elas podem causar.

Depois de realizar a análise, eles poderão comparar os valores com os custos do software de gestão e ter uma resposta clara sobre o momento certo de adotar a solução.

Cada vez mais cedo, as empresas têm percebido que sua implementação é determinante para melhorar o desempenho dos negócios. Porém, se não houver um planejamento prévio e total conhecimento sobre os processos envolvidos, diversos problemas poderão acontecer.

É necessário ter em mente que o software estabelecerá novas rotinas, tanto para os processos, quanto para os colaboradores. Por isso, alguns pontos para a escolha do software e o preparo das equipes são necessários, saiba quais são eles:

- Definição do software: o primeiro passo do processo é determinar qual software atenderá todas as especificidades e demandas da empresa.

- Uso de aplicativos: é preciso determinar se o software estará aberto para aplicativos mais específicos. Eles são direcionados para áreas diferentes e possuem particularidades úteis para cada tipo de trabalho. Eles são capazes de gerar agilidade e facilitar os processos ainda mais.

- Adoção de cloud computing: o ambiente virtual é capaz de agregar mais valor aos softwares de gerenciamento, pois não é mais necessário implementá-los localmente e é possível utilizar sistemas remotos. Assim, os custos serão reduzidos e a colaboração da equipe aumentará com as soluções disponíveis simultaneamente para todos os usuários.

- Realização de treinamentos: o conhecimento sobre as soluções e o comprometimento de toda a equipe é essencial para que a implementação seja bem-sucedida. Portanto, é importante oferecer treinamentos adequados para os colaboradores conforme as necessidades.

- Transformação da cultura corporativa: não são apenas os processos que precisam mudar, a utilização de softwares de gestão implicam na criação de uma nova cultura na empresa. Assim, é necessário revisar processos, normas e políticas e determinar o que deve ser eliminado após essa transformação.

Realizar a implementação de um software de gestão requer um planejamento eficiente para que erros não atrapalhem o processo. É necessário adquirir todo um conhecimento sobre as funcionalidades da solução, além de realizar monitoramento constante para que tudo ocorra como planejado.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.