BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como gerenciar o Data Center definido por Software?

A administração centralizada de todos os recursos do SDDC permite que a TI torne-se ágil, elástica e responsiva.

 

Como gerenciar o Data Center definido por Software?

 

O Data Center definido por software (SDDC) permite que toda a infraestrutura de TI seja programável como sistemas individuais, assim todos os serviços corporativos podem funcionar de forma independente ao mesmo tempo em que continuam a se comunicar entre si por meio de interfaces bem definidas.

Esta abordagem traz diversos benefícios para as empresas, ela transforma totalmente o modelo operacional, torna-o centralizado e garante um gerenciamento simplificado das configurações do sistema.

A plataforma de gerenciamento unificada possibilita a administração centralizada de todos os aplicativos, infraestruturas heterogêneas e nuvens híbridas. Assim, a TI torna-se ágil, elástica e responsiva.

O monitoramento é realizado por um software de gerenciamento de dados inteligente baseado em políticas, o que simplifica a governança e as operações. Ele permite detectar gargalos de desempenho e deficiências de capacidade, reequilibrando as cargas de trabalho antes dos picos de demanda.

Com uma plataforma de operações escalonada e resiliente, os administradores conseguem ter controle sobre o desempenho, a capacidade e o gerenciamento das configurações. Análises preditivas e alertas inteligentes ajudam a identificar e corrigir possíveis falhas antes que elas causem impactos na qualidade do serviço.

Um possível problema enfrentado pela TI ao gerenciar o SDDC está relacionado às alterações que podem ocorrer nas camadas abstraídas distintas. A TI pode, por exemplo, personalizar redes por demanda definindo políticas de banda larga e latência por um período de tempo específico. Por isso, é necessário gerenciar políticas e alterações de configurações de forma eficiente para que o projeto SDDC tenha sucesso.

Para garantir que o gerenciamento do SDDC seja realizado corretamente, alguns princípios relacionados ao monitoramento de ambientes virtuais podem ser um ponto de partida. Confira quais são eles:

Entender o que há em seu ambiente

A TI deve se orientar sobre o status de integridade e os riscos dos ativos virtualizados. Ao terem total visibilidade do ambiente, os gestores conseguirão controlar os perigos de cada componente e sua conexão com os aplicativos, além dos serviços que precisam de suporte. Dessa forma, torna-se possível gerenciar todas as alterações que poderão acontecer.

Contar com sistemas de alerta

Para que não seja necessário monitorar o que acontece no ambiente o tempo todo, é definida a emissão de alertas para identificar os ruídos que devem ser filtrados para que a TI consiga coletar informações úteis para corrigir possíveis problemas.

Realizar reparos rápidos

É essencial que o data center esteja funcionando corretamente o tempo todo. Possíveis reparos devem ser feitos rapidamente, pois a cada momento que o sistema fica inativo, diversas oportunidades de negócio são perdidas.

Corrigir problemas específicos

A equipe de TI deve ser capaz de solucionar problemas direcionados e não apenas buscar por soluções amplas e sofisticações desnecessárias. É preciso se focar em descobrir a causa raiz de problemas no ambiente virtual e corrigi-los o mais rápido possível.

O data center passa por mudanças constantemente, por isso, para estar sempre a frente dessa tecnologia, as empresas precisam ser capazes de acompanhar suas evoluções, dominando não apenas o gerenciamento de suas estruturas, mas das necessidades do negócio e dos usuários finais. Assim, conseguirão monitorar todos os recursos continuamente e atender a todas as expectativas do negócio.

 

Confira

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: