BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como ferramentas de chatbot podem ajudar empresas?

Esse software é capaz de personalizar o atendimento aos consumidores, oferecendo uma melhor experiência de compra. 

 

Como ferramentas de chatbot podem ajudar empresas?

 

 

Os clientes têm exigido das empresas cada vez mais uma experiência personalizada e ágil. Aquela corporação que não é capaz de fornecer o melhor atendimento, acaba ficando para trás de suas concorrentes.

Graças a evolução da tecnologia, as empresas passaram a contar com diferentes ferramentas modernas para atender seus clientes de forma aprimorada e lidar com o grande fluxo de informações geradas por eles.

Um tipo de ferramenta que tem se popularizado entre as organizações para melhorar a experiência de seus consumidores é o aplicativo com interface conversacional.

Os sistemas conversacionais são assistentes virtuais que utilizam interfaces de comunicação para interagir com usuários. Eles são capazes de conversar por meio de frases escritas e orais, além de ter a capacidade receber e dar comandos.

O chatbot é um assistente virtual já bem conhecido entre as empresas. É um software que utiliza a Inteligência Artificial para interagir com os seres humanos. Em suas versões mais básicas, oferece respostas prontas e realiza ações simples. Já os chatbots mais avançados são capazes de explorar a fundo a inteligência artificial e o Machine Learning.

 

Ebook Gratuito - 10 tecnologias que podem aumentar a produtividade da sua empresa - Baixar agora | Polycom

Por meio dessa ferramenta, as empresas conseguem automatizar processos, tornando o atendimento aos clientes mais ágil e personalizado. Assim, os consumidores ganham rapidez e a melhor experiência que tanto têm buscado.


Como as ferramentas de chatbot funcionam?


Os chatbots funcionam como uma alternativa para melhorar a experiência do usuário na interação com uma marca, seja para novas compras, dúvidas ou solução de problemas.

Por meio da Inteligência Artificial, os chatbots coletam e analisam dados, aprendendo com exemplos de atendimentos anteriores e interagindo em conversas reais. A partir desse processo de aprendizado, eles conseguem se atualizar automaticamente, aumentando o número de respostas e frases que conseguem armazenar.

Ele pode ser instalado no site da empresa, em aplicativos próprios ou naqueles mais utilizados pelos usuários como o Facebook Messenger, dependendo do público e das necessidades da empresa.

O atendimento realizado pelo chatbot já pode até ser mais humanizado. Por meio do Machine Learning, ele se torna cada vez mais natural.


Como o chatbot pode ajudar as empresas?


A implementação dessa ferramenta pode trazer diversos benefícios estratégicos para os negócios, além de otimizar o relacionamento com os clientes. Confira a seguir como o chatbot pode ajudar as empresas:


1. Economia

Ao contar com o atendimento via chatbot, a empresa pode reduzir o número de funcionários dedicados a realizarem o atendimento ao público. Além disso, conseguem eliminar gastos com outros sistemas de atendimento ao consumidor e dispensar a compra de diversos equipamentos, como telefones e computadores.


2. Escalabilidade

Os chatbots são softwares automáticos, disponíveis 24 horas por dia para realizarem o atendimento ao público. Eles conseguem atender o aumento de consumidores quando há aumento na demanda, permitindo que um grande número de atendimentos simultâneos.


3. Personalização

Cada empresa tem suas especificidades, os chatbots são capazes de se adaptar às necessidades de cada negócio. Dessa forma, a organização consegue personalizar seu sistema conversacional de acordo com o perfil de seu público-alvo, tornando-se mais próxima de seus consumidores.


4. Engajamento

A empresa pode programar seu chatbot para interagir com o público-alvo nas redes sociais. Assim, é capaz de aumentar o engajamento com os clientes.


5. Atendimento

A qualidade do atendimento ao cliente aumenta com o uso do chatbot, pois ele utiliza a Inteligência Artificial para conseguir as melhores informações para tirar dúvidas e transmitir dados sobre produtos e serviços. Além disso, ao aprender com o histórico e perfil do usuário, ele consegue aproximar o consumidor da compra, tornando-a mais pessoal e personalizada.

 

6. Integração

A empresa pode realizar a integração de seu chatbot com seus sistemas operacionais. Dessa forma, poderão eliminar demandas manuais, como o mapeamento de processos de compra. Os funcionários passam a conseguir acompanhar o status de progresso em tempo real da compra de cada cliente de forma simples.

Como você pode ver, o chatbot pode otimizar a rotina da empresa, eliminando diversas tarefas que antes tomavam muito tempo de seus funcionários e, agora podem ser realizadas automaticamente. Ele é capaz de melhorar a experiência dos consumidores, que se sentirão mais satisfeitos a efetuarem uma compra, aumentando as chances de voltarem a fazer negócio com a empresa.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!