BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como fazer uma boa implementação de Business Intelligence?

Conheça o passo a passo para adotar essa tecnologia nos negócios e conquistar os melhores resultados.

O mercado está cada dia mais dinâmico, volátil e complexo, o que tem exigido que as empresas aprimorem suas estratégias de negócios e adotem tecnologias modernas e inteligentes para se manter competitiva e acompanhar todas as transformações.

Para se adaptar a essa nova realidade e responder com agilidade e inteligência aos novos desafios e demandas, é necessário investir em tendências como o Business Intelligence, que permite que as empresas deixem de lado a intuição no momento de tomar decisões.

O Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios em português, é uma abordagem que une os processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados para que as empresas possam otimizar sua gestão de negócios.

Por meio do BI, é possível aplicar técnicas analíticas de forma automatizada para descobrir padrões, tendências e comportamentos para interpretar informações. Isso permite que as organizações melhorem suas operações, processos e serviços.

Adotar o Business Intelligence nos negócios tem se tornado cada vez mais primordial. Portanto, é necessário entender como ele funciona para realizar uma boa implementação. Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura deste post.

O que é Business Intelligence e quais os benefícios para os negócios?

Como já explicamos anteriormente, Business Intelligence é o termo utilizado para o conjunto de atividades focadas na utilização de análises de dados para melhorar todos os processos de uma empresa.

Por meio dessa tecnologia, as empresas conseguem transformar os grandes volumes de dados gerados pela sociedade em insights relevantes para suas tomadas de decisões. Desse modo, é possível deixar a intuição de lado e se focar em escolhas mais estratégicas.

Saiba mais sobre o assunto em:

- Por que as empresas devem investir em Business Intelligence?
- Saiba como escolher a melhor solução de business Intelligence
- Business Intelligence: quais as previsões para os próximos anos?

Os relatórios gerados por meio das análises de Business Intelligence podem ser utilizados pelos gestores da empresa para aprimorar as operações internas e estratégias de negócios utilizadas. Eles fornecem uma visão ampla sobre as rotinas da empresa e ajudam a detectar os pontos que precisam ser melhorados, ajudando, assim, toda a equipe a atingir suas metas.

Os benefícios do BI não param por aí, ele pode ser utilizado no ambiente de trabalho de diferentes formas, contribuindo para:

  • Otimizar o gerenciamento de informações; 
  • Detecção de erros que passam despercebidos no sistema; 
  • Avaliação da produtividade dos funcionários; 
  • Melhorias na experiência dos clientes; Controle de despesas; 
  • Aumento da competitividade no mercado.

Conheça o K•NOW!

Como fazer uma boa implementação de BI?

Os insights fornecidos pelo Business Intelligence funcionam como um norteador para as ações da empresa. Por isso, é fundamental realizar uma implementação correta do software dessa tendência.

Para fazer uma boa implementação de BI é necessário seguir algumas etapas importantes. Confira a seguir quais são elas:

Aprenda mais sobre BI

Antes de iniciar o processo de implementação, a empresa deve estar por dentro do assunto. É necessário contar com profissionais especializados que saibam como a tecnologia funciona e como pode proporcionar melhorias para os negócios.

Portanto, quanto mais bem informada uma empresa estiver, melhor será a implementação do BI e, consequentemente, mais apta estará para utilizar essa tecnologia a favor das tomadas de decisões. 

Escolha a ferramenta certa

Além de dominar o assunto, você deve escolher a ferramenta certa para o seu negócio. Para isso, é necessário pesquisar no mercado quais são os softwares disponíveis, como é a reputação do fornecedor, entre outras informações.

Existem alguns softwares que oferecem possibilidades de personalização do projeto e experiência de uso mais simples. Portanto, essa etapa é essencial para determinar qual ferramenta será ideal para os negócios.

Determine metas de desempenho

Outro passo importante para uma boa implementação de BI é determinar os objetivos e metas que a empresa visa atingir com essa tecnologia. É preciso ter um foco para o desenvolvimento e acompanhá-lo de perto para garantir o sucesso da adoção.

Para isso, a organização deve determinar KPIs, como aumento das vendas, para que a ferramenta de BI possa contribuir diretamente na otimização dos negócios. 

Organize os dados corporativos

Para que o Business Intelligence seja utilizado corretamente e forneça resultados precisos, é fundamental que a empresa organize os dados coletados que serão analisados pela ferramenta.

Todas as informações devem estar estruturadas em um único local para que possam ser gerenciadas e analisadas corretamente. Apenas assim o BI poderá gerar insights para os negócios.

Contrate especialistas

Muitas empresas não possuem profissionais preparados em suas equipes para desenvolver essa tarefa. Portanto, a contratação de especialistas em Business Intelligence pode ser fundamental para uma boa implementação.

Uma empresa especialista é capaz de oferecer profissionais altamente qualificados para implementar o software ideal para o seu negócio. Além disso, ela poderá fornecer treinamento e suporte para que a organização inicie a utilização dessa ferramenta corretamente.

Para realizar uma boa implementação de BI é importante que as empresas não se apressem. É necessário colocar cada uma das etapas anteriores em prática cuidadosamente. Apenas assim será possível integrar totalmente essa ferramenta aos negócios e colher os seus resultados.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!