BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como fazer o processamento de dados corporativos?

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 4 min

Lidar com o grande volume de dados gerados pela sociedade atualmente é um grande desafio para qualquer empresa. Saber como realizar o seu processamento é indispensável.

 

Para acompanhar o mercado competitivo atual, os dados de uma empresa se tornaram seus principais ativos. Eles podem ser transformados em insights importantes e são capazes de aprimorar as decisões estratégicas da organização.

No entanto, o volume de dados que uma corporação precisa lidar é cada vez maior, além de vir de fontes variadas e não serem estruturados. Isso acaba gerando o grande desafio para as empresas de transformá-los em informações úteis para os seus negócios.

É necessário que todas essas informações sejam processadas para que possam ser utilizadas de forma estratégica. Quer saber como fazer isso de forma eficiente? Então continue a leitura deste post.

O que é processamento de dados?

O processamento de dados consiste em um conjunto de etapas que se inicia no hardware com a entrada de dados, o qual realiza a coleta e a distribuição para o processador. Em seguida o software executa a recepção, análise, tratamento e saída das informações prontas para se transformarem em conhecimento.

Por meio desse processo é possível garantir os fundamentos básicos da informação: integridade, confidencialidade, confiabilidade e disponibilidade, os quais são essenciais para que as empresas consigam utilizá-las para melhorar seus resultados.

Para que o processamento seja feito corretamente, é necessário uma análise efetiva para separar os dados que serão relevantes daqueles que não serão úteis para os negócios.

New call-to-action

É nesse momento que as informações de qualidade são classificadas, agrupadas e transformadas em insights importantes.

Há 4 tipos principais de processamento que as empresas podem utilizar. São eles:

1. Batch: nesse tipo de processamento, os dados são transmitidos diretamente ao servidor central da organização. Eles são agrupados em lotes para serem processados em horários predeterminados. Essa opção é muito utilizada em backups.

2. Online: acontece no exato momento em que a ocorrência é registrada. Normalmente, é utilizado em situações com atualização imediata, como transações bancárias.

3. Offline: enquanto isso nessa opção de processamento não há conexão direta entre o terminal e o servidor. Os dados são armazenados em dispositivos temporários sem conexão com a internet até que possam ser transmitidos.

4. Em tempo real: já esse tipo de processamento é imediato e sequenciado de registros. Após as informações serem processadas, mecanismos iniciam um novo registro. Um exemplo desse modelo é o GPS, que vai processando informações do trajeto da pessoa, liberando novas orientações conforme o percurso.

Como fazer o processamento de dados corretamente?

Há diversas ferramentas no mercado para que uma empresa realize o processamento de seus dados corretamente, como as plataformas de software on source. O Hadoop é uma opção capaz de processar grandes volumes de dados.

Por meio desse tipo de software é possível lidar com qualquer tipo de dado, sendo estruturado ou não e realizar diversas tarefas simultaneamente, como tratamento e extração de dados.

Ao utilizar a ferramenta correta, a empresa poderá armazenar seus dados pelo tempo necessário até decidir o que será feito com eles antes mesmo do processamento.

Portanto, é necessário buscar pela ferramenta que tenha a capacidade de atender as necessidades da organização, que seja escalável e processe algoritmos analíticos de Big Data.

Devido ao grande volume de dados manipulados pelas empresas atualmente saber como realizar o processamento é fundamental. Com ferramentas eficientes, é possível gerenciar todas essas informações com alta velocidade e transformá-las em insights importantes para a gestão dos negócios. Dessa forma, a organização consegue se destacar e melhorar seus resultados.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados