BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como executar uma auditoria de TI e qual a importância?

Com o aumento do uso de tecnologias no ambiente de trabalho, realizar auditorias periódicas é cada vez mais fundamental para que as empresas trabalhem com segurança. 

 

Com o avanço da Transformação Digital, a  área de TI passou a assumir um papel de destaque nas empresas. Atualmente ela age de forma estratégica a favor dos negócios, deixando de ser apenas um setor de suporte técnico. 

Justamente por conquistar cada vez mais espaço e estar presente em praticamente todos os processos e sistemas corporativos, a tecnologia precisou se tornar mais segura e disponível. Portanto passou a ser primordial que as empresas realizem auditorias de TI periodicamente em seus ambientes.

A auditoria de TI é capaz de analisar cuidadosamente todos os recursos tecnológicos utilizados por uma empresa e garantir que tudo esteja funcionando corretamente e de forma segura.

Seus clientes já realizam esse processo? Confira a seguir como executar uma auditoria de TI corretamente e ajude-os a colocar em prática!

O que é auditoria de TI?

Auditoria de TI é o processo que avalia a conformidade, qualidade e eficácia da área de tecnologia da informação de uma empresa. Ela visa garantir que esse setor esteja alinhado às normas e objetivos do empreendimento para que possa contribuir para o sucesso dos negócios.

Esse processo é indispensável para todas as empresas que utilizam recursos tecnológicos em seu dia a dia. Ele é capaz de avaliar se os serviços corporativos estão em conformidade com as políticas internas e a legislação vigente, garantindo que a TI esteja sendo executada de forma segura e legal.

Ao analisar os processos e rotinas da empresa, a auditoria ainda é muito eficaz para encontrar gargalos e falhas no ambiente interno. Assim, o auditor alerta sobre os pontos que necessitam de melhoria, equipamentos que precisam de substituição e sistemas que devem ser atualizados. Desse modo contribui para o aumento da produtividade interna, reduz custos e melhora o nível de competitividade do empreendimento.

Qual a importância da auditoria de TI?

Ao realizar a auditoria de TI periodicamente, as empresas conseguem avaliar cada aspecto de seu ambiente interno, antecipando problemas e evitando períodos de indisponibilidade. Assim, é possível ter um departamento de TI alinhado ao core business da empresa e alcançar cada vez mais resultados.

Além disso, a auditoria de TI pode proporcionar diversas vantagens. Confira a seguir sua importância para as empresas:

Redução de falhas e riscos

Um ambiente de TI que é frequentemente testado e otimizado dificilmente apresentará problemas. Isso porque a organização pode antecipar qualquer contratempo e repará-lo antes que cause prejuízos. 

Desse modo a auditoria de TI garante maior confidencialidade, integridade e disponibilidade de toda a infraestrutura de tecnologia utilizada.

New call-to-action

Aumento da segurança da informação

A auditoria de TI detecta as possíveis falhas e brechas nos sistemas de proteção utilizados pelas empresas. Dessa forma é possível eliminar qualquer vulnerabilidade encontrada e reforçar as soluções de segurança para garantir que as informações e dados do negócio estejam sempre protegidos contra ciberataques e pessoas mal intencionadas.

Conformidade com as exigências legais

Atualmente, as empresas precisam seguir diversas regulamentações e leis para se manter em conformidade. Com a realização de auditorias de TI, é possível cumprir todos esses requisitos de forma efetiva. 

Isso evita que a empresa passe por problemas legais, receba multas ou perca suas certificações.

Como executar uma auditoria de TI?

A auditoria de TI impacta diretamente no funcionamento e sucesso de uma empresa. Portanto é fundamental conhecer de perto como esse processo funciona para garantir que ele seja executado corretamente.

Confira a seguir como colocá-lo em prática:

Defina os responsáveis

O primeiro passo para se certificar de que a auditoria de TI será bem-sucedida, é definir uma equipe responsável pelo processo. Os colaboradores responsáveis devem criar uma rotina de análises e gerar relatórios para garantir que o processo seja realizado sempre no tempo certo.

Planejamento do processo

A auditoria exige diversos cuidados, por isso é preciso definir cada uma de suas etapas, listar todos os sistemas e soluções que devem ser verificados, os métodos utilizados, os elementos a serem avaliados, entre outras atividades necessárias.

Além disso estabeleça um cronograma de execução da auditoria com datas e prazos, além de métricas esperadas para os resultados. Assim, é possível medir as melhorias obtidas pela organização entre uma auditoria e outra.

Avalie os resultados 

A partir dos relatórios gerados pelo time de auditoria e as métricas medidas, é possível avaliar o resultado desse processo. A partir disso, a organização poderá interpretar esses dados e utilizá-los a favor de seus negócios.

Crie um plano de ação

Os resultados obtidos permitirão que a empresa entenda quais são suas falhas, ferramentas que precisam de substituição, enfim, conheça todos os seus pontos críticos.

Desse modo, é possível colocar propostas de novas metodologias em prática e sugerir diferentes soluções para resolver todos os problemas identificados.

Por meio de auditorias de TI periódicas, as empresas podem garantir que seus sistemas de TI estejam seguros e funcionando corretamente, além de disseminar a conformidade e boas práticas. Portanto incentive os clientes de sua revenda de TI a colocarem esse processo em prática para conquistarem melhores resultados.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!