BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como executar o Data Mining nas empresas?

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 6 min

Ao realizar esse processo, as empresas podem utilizar o enorme fluxo de dados gerados pelos consumidores para gerar insights poderosos para os negócios.

 

Como executar o Data Mining nas empresas?

 

 

O enorme fluxo de dados que as empresas possuem pode ser um grande aliado nas tomadas de decisões dos negócios sobre mercado e clientes. No entanto, isso apenas é possível, quando a organização sabe como identificar e separar os dados relevantes daqueles que podem ser descartados. Por esse motivo, tornou-se necessário saber como coletar e analisar a grande quantidade de dados que as empresas lidam todos os dias.

O Data Mining surgiu nesse cenário para ajudar as corporações a encontrarem as informações importantes e analisá-las de forma estratégica para os negócios. Por meio da mineração, é possível coletar qualquer termo relacionado a empresa e de qualquer origem.

Ao realizar a mineração de dados, a organização consegue levantar, visualizar e analisar diferentes publicações e assuntos em uma interface única e interativa para que possam entender as necessidades e comportamento de seus consumidores, além de identificar os temas mais relevantes do momento e ter um conhecimento mais profundo de seu público-alvo.

A quantidade de dados gerados pela sociedade atualmente cresce em ritmo acelerado, portanto, apenas ter acesso a esse “oceano” de informações não trará resultados para as empresas.

É necessário saber como cruzá-las, classificá-las de acordo com as prioridades dos negócios e assim, visualizar apenas o que importa. Por isso, saber realizar uma mineração de dados de forma efetiva tem se tornado cada vez mais fundamental.

 


Como miner
ar dados?

Por se tratar de um método de análise profunda, que analisa grandes quantidades de dados, o sistema utilizado precisa ter algumas características fundamentais, como contar com diferentes formas de classificação, clusterização e preparação de dados.

Para que a empresa consiga gerar resultados significativos, o Data Mining exige um processo constante de coleta, processamento e análise das informações. Além disso, a plataforma precisa ser simplificada para que seja possível extrair valor das informações coletadas.

Portanto, para as empresas que visam aplicar o Data Mining em seus negócios, precisam entender como o processo funciona para que o possa atingir resultados efetivos. Saiba como realizar a mineração de dados:


1. Coleta robusta de dados

Primeiramente, para que a coleta seja feita, é necessário que o sistema de mineração tenha capacidade para processar com agilidade grandes volumes de informação, tanto de dados estruturados ou não.


2. Classificação das informações

A análise dos dados apenas pode ser realizada se as informações forem organizadas de forma efetiva. Portanto, após a coleta, o sistema deve organizar as informações coletadas para prepará-las para a análise.

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas pelos sistemas de mineração para fazer a classificação, como árvores de decisão, redes neurais e métodos Bayesianos. O ideal é que a plataforma utilizada possua um sistema de classificação intuitivo e customizável, que consiga se adaptar às necessidades da empresa. Assim, ele conseguirá separar o conteúdo relevante daquele que não tem utilidade.


3. Clusterização

Neste momento, o sistema analisa as semelhanças entre os dados de determinados grupos, como idioma e gênero, para encontrar possíveis tendências e padrões. Na clusterização não é necessário definir grupos ou atributos para segmentar um conjunto de dados, ou seja, a empresa não precisa predefinir critérios.

Esse tipo de análise agrega valor às análises de dados isolados, permitindo que a empresa extraia informações que ainda não foram rotuladas. Assim, podem detectar padrões e tendências que ajudam a traçar um perfil mais assertivo de seu público.


4. Cruzamento de dados

Em seguida, é realizado o cruzamento das informações de grupos diferentes para que seja possível revelar insights estratégicos sobre os consumidores, os negócios e o mercado.


5. Visualização dos resultados

A visualização da grande quantidade de dados é um fator primordial. Portanto, é necessário que os resultados das análises estejam bem organizados e possuam uma visualização facilitada. Apenas assim, a empresa conseguirá utilizar os resultados em seus negócios.

Ao utilizar uma plataforma intuitiva de Data Mining, a empresa conseguir ter acesso fácil às métricas da análise por meio de gráficos, filtros, relatórios, entre outros. Dessa forma, é possível entender melhor o valor extraído de todo o processo.

Por meio de uma mineração de dados efetiva, a empresa consegue ter em mãos insights poderosos sobre seu público e negócio. Ela torna-se capaz de descobrir as preferências de seus clientes, determinar os melhores preços, avaliar o desempenho das vendas, saber o grau de satisfação de seus consumidores, analisar o posicionamento de seus produtos e marca no mercado, entre outros tendências e, assim melhorar os resultados de seus negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados