BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como escolher um bom provedor de Nuvem para os negócios?

Confira 6 requisitos necessários para contratar esse tipo de serviço e poder aproveitar todos os benefícios da Cloud Computing.

 

Como escolher um bom provedor de Nuvem para os negócios?

 

 

O setor de TI passou a ter uma maior relevância para o sucesso dos negócios, ocupando um lugar de destaque nas estratégias da empresa. Isso porque as tecnologias evoluíram e passaram a ser grandes diferenciais para a boa performance de um empreendimento.

A Cloud Computing tornou-se uma ferramenta essencial para a rotina de qualquer empresa, ficando difícil não aderi-la. Assim, empresas de todos os setores e tamanhos passaram a incorporar infraestruturas e aplicativos na Nuvem em seus negócios.

No entanto, a decisão de migrar para a nuvem ou simplesmente fazer backups e otimizar processos de TI por meio da computação na Nuvem é apenas o primeiro passo a ser tomado pela organização ao iniciar o processo.

Para que a migração seja segura e atenda a todas as necessidades da empresa, é necessário escolher um bom provedor de serviço gerenciado em Nuvem. Por isso, deve-se buscar por fornecedores que se mostrem verdadeiros parceiros de negócios e não apenas um prestador de serviço.

Seus clientes sabem como fazer essa escolha? Mudar para a Nuvem significa abrir mão do controle sobre seu ambiente para obter flexibilidade e escalabilidade em uma realidade atual marcada por diversas ameaças cibernéticas. Portanto, é preciso não errar nessa importante escolha.

Para ajudar os clientes de sua revenda de TI nessa missão, preparamos este conteúdo com os principais requisitos a serem observados antes de realizar a contratação de um fornecedor de serviços em Nuvem seguro e confiável.

 

 


5 requisitos para considerar antes de escolher um provedor de Nuvem

 

1. O tipo de suporte ao usuário

O suporte é uma das questões mais importantes a ser considerada no momento de escolher um provedor de Nuvem. Afinal, é por meio dele que a empresa poderá tirar suas dúvidas sobre a contratação e ter a resolução de seus possíveis erros ou falhas.

Portanto, é necessário optar por um provedor que ofereça uma resposta rápida em seu serviço com uma disponibilidade 24x7. Logo, é fundamental analisar cuidadosamente questões como o tempo para atendimento de ocorrências e o tempo máximo para solucionar problemas.


2. As políticas de segurança

Em um momento em que diversos ataques cibernéticos estão acontecendo e leis de regulamentação de dados têm entrado em vigor, é muito importante considerar as políticas de segurança e privacidade do provedor a ser contratado.

Caso as informações sigilosas da empresa ou de seus clientes vazem, os prejuízos podem ser fatais. Portanto, informe-se sobre as ações e de controle de acesso e todos os mecanismos disponibilizados para dar um maior controle sobre os usuários.

Busque verificar se o provedor oferece tecnologias de criptografia para os dados e senhas e se é possível realizar personalizações das políticas para que elas se adequem às já existentes na corporação.


3. A escalabilidade dos serviços oferecidos

Uma das grandes vantagens em se utilizar os serviços na Nuvem é a capacidade das empresas de escalar facilmente os sistemas com apenas alguns cliques. Assim, podem adquirir um maior poder de processamento sempre que necessário.

O processo é bem simples, porém o fornecedor pode não estar preparado para atender a essa demanda. Por esse motivo, antes de escolher um provedor de Nuvem, é preciso ficar atento à capacidade física do fornecedor.

Verifique então quais os níveis de escalabilidades que as estruturas suportam, como funciona os pedidos por alteração nos recursos contratados, qual o tempo de resposta, enfim, o processo deve ser simples e rápido.


4. O portfólio de serviços

A maioria dos fornecedores de serviços em Nuvem oferece uma gama de serviços. No entanto, nem sempre é o que a empresa de seus clientes precisam. Por isso, é fundamental entender primeiro quais são as soluções que a organização realmente necessita.

Quais tipos de serviços o provedor fornece? SaaS (Software as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service), Disaster Recovery, serviços gerenciados, consultoria, entre outros. Há diversas possibilidades e uma empresa provavelmente precisará de mais de um desses serviços. Portanto, pesquise bem.


5. A credibilidade a empresa

Ao pesquisar por provedores de Nuvem, procure saber se ele possui competência e qual a qualidade dos seus serviços oferecidos.

Opte sempre por aquele que possui credibilidade no mercado e seja recomendado por outras empresas conhecidas. Isso ajudará a empresa a ter uma visão mais ampla sobre os pontos fortes e fracos do novo parceiro.


6. Custo-benefício do serviço

Muitas vezes, por receio da Cloud ser uma tecnologia nova e não querer investir muito dinheiro, as empresas optam pela solução mais barata que encontram no mercado.

Porém, quando escolhida apenas pelo preço, a solução pode incorrer em custos muito maiores posteriormente.

Todos os itens já citados são relevantes e devem ser analisados juntamente com o valor a ser investido na solução. Assim, será possível que a empresa equilibre as coisas e encontre aquele que ofereça o melhor custo-benefício para seu empreendimento.

Escolher um bom provedor de Nuvem não é uma tarefa simples. Exige muita pesquisa e atenção, principalmente ao contrato firmado. É necessário entender claramente quais são os direitos e obrigações de cada parte e o que poderá ser exigido do provedor.

Ao realizar uma escolha consciente, seus clientes poderão aproveitar o melhor que os provedores de serviços em Nuvem pode oferecer, como escalabilidade, redução de custos, aumento da produtividade e segurança.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente.