BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como dimensionar a rede Wi-Fi de uma empresa?

Fornecer uma conexão ágil e segura é fundamental para que os colaboradores de uma organização consigam realizar suas tarefas do dia a dia de forma otimizada.



Oferecer uma conexão ágil, segura e sem instabilidades para os usuários tornou-se tarefa primordial para qualquer empresa. Isso porque a mobilidade passou a ser parte da rotina corporativa e os colaboradores utilizam cada vez mais dispositivos móveis para executar suas atividades.

Devido a isso as empresas precisam investir em soluções Wireless robustas e eficientes e garantir o correto dimensionamento delas para que seja possível oferecer a melhor conexão aos seus usuários.

Para dimensionar a rede Wi-Fi corretamente, é necessário levar em consideração o tamanho da empresa, a natureza de suas operações e as demandas existentes. Apenas assim será possível buscar no mercado por ferramentas que promovam a facilidade de trabalho e o aumento da produtividade.

Quando a rede sem fio não é estruturada corretamente, pode gerar falhas de cobertura, baixa largura de banda e dificuldade em promover atualizações e reparados. Todos esses problemas afetam diretamente as operações e acabam trazendo prejuízos financeiros para os negócios.

Portanto é necessário que as empresas saibam como dimensionar a sua rede Wi-Fi É importante criar estratégias que unam planejamento e implementação de soluções realmente eficientes. Desse modo é possível suportar todas as demandas de conexão de forma segura e ágil.

Seus clientes sabem como fazer isso? Acompanhe o conteúdo a seguir e aprenda! Boa leitura.

Como dimensionar a rede Wi-Fi de uma empresa?

Para que a rede Wi-Fi funcione corretamente e ofereça maior produtividade, eficiência e otimização para as operações e entregas de uma empresa, é necessário que ter uma estrutura robusta.

A rede sem fio corporativa exige uma atenção especial da equipe de TI. Ela implica muito mais do que adquirir um conjunto de roteadores. É preciso realizar um planejamento e monitoramento constante para garantir a distribuição da rede de forma hierarquizada e lógica.

Quando bem dimensionado, a rede sem fio é capaz de realizar uma integração entre os departamentos, facilitar a correção de falhas, melhorar a experiência dos usuários e garantir uma maior segurança das informações.

Fortaleça o poder de colaboração

Portanto, as empresas devem considerar alguns aspectos para dimensionar a rede Wi-Fi corretamente. confira quais são eles:

1. Número de dispositivos conectados

O primeiro ponto a ser considerado no dimensionamento do Wi-Fi é a quantidade de dispositivos que utilizarão essa conexão. Quanto mais aparelhos os usuários utilizarem, mais capacidade a rede irá precisar.

Por isso, a empresa deve pensar em um projeto de rede wireless que melhor se adeque a seus ambientes, dimensionando-a de forma proporcional às demandas existentes.

2. Performance adequada

Cada empresa possui necessidades específicas sobre a velocidade, estabilidade, escalabilidade e elasticidade de sua rede. Portanto, é necessário definir qual é a performance adequada dessa tecnologia.

Para isso a TI deve medir as necessidades de recursos na rotina corporativa para definir a intensidade da performance e da banda que o Wi-Fi deverá ter.

3. Cobertura necessária

Outro ponto importante para o dimensionamento da rede, é estabelecer a cobertura do Wi-Fi. A TI precisará mapear em quais pontos dentro de seu espaço físico a conexão sem fio será necessária.

Assim é possível desenhar a estrutura do Wi-Fi considerando o posicionamento das máquinas e roteadores utilizados.

4. Objetivo da conexão

Entender o objetivo da conexão também é indispensável para dimensionar o Wi-Fi de forma bem-sucedida. Para isso, a TI precisa definir em quais situações e por quem a rede será utilizada.

5. Segurança de dados

As empresas precisam lidar com inúmeros dispositivos conectados utilizando a rede Wi-Fi portanto a segurança é um fator indispensável para dimensionar a rede corretamente. Para isso, será necessário pensar no posicionamento físico e na configuração lógica para minimizar os acessos não autorizados.

Uma rede Wi-Fi bem dimensionada traz vários benefícios para as empresas. A conexão adquire um maior desempenho, possibilitando mais eficiência na realização das atividades corporativas, redução de falhas e até mesmo otimização no atendimento aos clientes.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.