BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como desenvolver uma estratégia de TI pós-pandemia?

Ter uma estratégia de TI focada em lidar com Novo Normal é fundamental para atender às novas demandas e desafios do mercado e conseguir ultrapassar a crise do coronavírus.

 

As empresas estão enfrentando uma corrida rumo à digitalização de seus negócios para continuarem ativas no mercado. É fato que muitas delas ainda estavam atrasadas na adaptação à Transformação Digital, o que tem dificultado a continuidade dos negócios diante da crise do coronavírus e o isolamento social.

Para manter as operações, tornou-se necessário manter colaboradores ativos remotamente e, para fornecer todos os recursos necessários para essa metodologia, muitas empresas estão precisando acelerar sua maturidade digital e se adaptar ao novo normal. 

A pandemia do COVID-19 escancarou a carência tecnológica de diversas empresas em todo o mundo e certamente transformou a forma como o departamento de TI é visto dentro da organização.

E é por isso, que é necessário desenvolver uma estratégia de TI pós pandemia. As empresas precisam continuar inovando e traçar um novo curso para enfrentar todos os desafios dessa crise e criar novas oportunidades em um mercado pós-COVID. 

Continue acompanhando este conteúdo e aprenda a desenvolver uma estratégia de TI pós-pandemia:

O que é o Novo Normal e qual o papel da tecnologia?

Temos ouvido muito falar sobre o termo Novo Normal, que se trata do reconhecimento de que os modelos de negócios e as formas de consumo da sociedade se transformaram com a pandemia. 

Ele representa as novas formas de interação entre pessoas e empresas e impulsiona a mudança de estratégia e a adoção de novas tecnologias para que as empresas consigam atender às novas demandas dos consumidores.

Fortaleça o poder de colaboração

Nessa nova realidade, a TI assume papel de destaque para que as empresas consigam aproveitar todas as possibilidades do novo mercado e possam enfrentar todos os desafios impostos pela crise e isolamento social.

Portanto, é preciso investir na Transformação Digital e adotar soluções tecnológicas que possam impulsionar os negócios e garantir a operacionalidade das empresas. No entanto, para que isso seja possível, é fundamental desenvolver uma nova estratégia de TI, já que o Novo Normal rompe totalmente com o cenário anterior à pandemia.

Como desenvolver uma estratégia de TI pós-pandemia?

1) Acelere a Transformação Digital

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de TI de sucesso após a pandemia, é investir na digitalização dos negócios. Os métodos de trabalho remoto  tendem a se tornar cada vez mais habitual no Novo Normal, portanto, a organização deve estar preparada para fornecer todos os recursos computacionais, de rede, segurança, entre outros, necessários aos seus usuários.

Em outras palavras, é indispensável que as organizações se adequem a essa nova realidade digital o quanto antes, para não comprometer a continuidade e segurança de suas operações e, consequentemente, sua otimização. 

2) Adapte a cultura organizacional

De nada irá adiantar a corporação adotar uma postura digital se seus colaboradores internos não vivem isso. É preciso que toda força de trabalho compreenda essa necessidade e seja capaz de operá-la. 

Em outras palavras, a transformação digital deve ser um valor compartilhado e incentivado pela cultura organizacional da empresa.

3) Foque-se nas novas necessidades dos clientes

Seu time pode estar acostumado com algumas ações específicas para atração e retenção de clientes. No entanto, isso deve ser modificado. As necessidades e prioridades dos consumidores se transformaram com a pandemia e cada empresa deve acompanhar as novas demandas de seu público.

Para isso, analise os novos hábitos de consumo, identifique o aumento de procura e aquisição de produtos e serviços online e entenda como e por onde os seus clientes querem ser atendidos.

4) Ajuste seu pipeline de TI 

Ser capaz de acompanhar as mudanças rápidas do mercado e ajustar as prioridades de sua empresa com agilidade têm sido prioridades das equipes de TI. Portanto é necessário reorganizar seu pipeline para acomodar as novas necessidades internas e dos clientes.

Para não deixar os sistemas sobrecarregados e sofrer com brechas na segurança, a TI deve investir em novas tecnologias e realocar recursos para que todas as novas demandas sejam atendidas e a experiência digital dos clientes seja aprimorada.

5) Invista em evolução 

À medida que as empresas iniciam a transição para Transformação Digital e o Novo Normal, é preciso aprimorar os processos com ferramentas adicionais. Portanto, você deve rever como cada serviço era realizado e como poderá ser otimizado com novas tecnologias.

Sua empresa deve investir em evolução, adquirir novas ferramentas de colaboração, nuvem, boas práticas digitais, entre outras práticas que farão o ambiente interno acompanhar as transformações do empreendimento.

Muitos serão os desafios enfrentados pelas empresas durante a adaptação ao novo normal e superação da crise do coronavírus. No entanto, aquelas organizações que já começaram a se preparar e estão desenvolvendo uma estratégia de TI pós-pandemia poderão sair na frente do mercado. Inicie esse processo com o auxílio do parceiro certo em soluções e serviços de tecnologia.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!