BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como aumentar a produtividade no trabalho remoto?

A tecnologia tornou-se indispensável para o sucesso desse modelo de trabalho. Saiba como o Microsoft Teams pode ser o aliado certo para aumentar os resultados de negócios.

A pandemia do novo coronavírus impulsionou a aderência do home office por empresas no mundo todo. A modalidade se tornou necessária para que muitos negócios garantissem sua sobrevivência durante esse período de isolamento social.

Embora o trabalho remoto já fosse utilizado por diversas empresas, muitas delas ainda não possuíam tantos colaboradores realizando essa prática ao mesmo tempo, o que exigiu um maior preparo para que a qualidade do trabalho não fosse reduzida.

Diante disso, a tecnologia se tornou peça-chave para o trabalho remoto. Graças às ferramentas disponíveis atualmente é possível inovar e otimizar os processos corporativos para que os colaboradores possam executar suas funções sem perda de produtividade.

No entanto, sabemos que há muitos desafios a serem enfrentados durante esse momento. É fundamental que as empresas saibam como aumentar a produtividade no trabalho remoto para garantir a continuidade de seus negócios. Confira o conteúdo a seguir e veja como fazer isso. Boa leitura!

O que é o trabalho remoto?

O trabalho remoto é uma modalidade que consiste em permitir que os funcionários executem suas atividades fora do escritório, independentemente de onde estiverem.

o colocar em prática o home office, é necessário a utilização de inúmeros recursos e ferramentas para que o trabalho seja realizado de forma bem-sucedida, como por exemplo:

  • Fornecimento de dispositivos atualizados e configurados com sistemas de política de segurança da empresa;
  • Aplicativos de chat, videoconferência e outras ferramentas de comunicação e colaboração;
  • Estabelecimento de metas e objetivos;
  • Uma boa conexão com a internet.

Quando realizado corretamente, o teletrabalho pode trazer muitas vantagens, principalmente em situações como a atual em que o isolamento social é tão importante. As principais delas são:

  • Aumento da produtividade e motivação profissional,
  • Flexibilidade de horário e adequação ao ritmo pessoal do profissional;
  • Redução do consumo de energia elétrica e da necessidade de espaço físico na empresa, entre outras.

O home office já era considerado uma tendência crescente. No entanto, ainda que o modelo possa trazer inúmeros benefícios para os dois lados - empresa e profissionais - muitas organizações ainda se sentem inseguras quanto a segurança e qualidade do trabalho realizado.

Portanto é necessário tomar alguns cuidados para que o trabalho seja executado corretamente e a equipe continue produtiva. Entenda melhor a seguir:

Como aumentar a produtividade no trabalho remoto?

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas puderam se adaptar mais facilmente ao home office e garantir o desenvolvimento de sua equipe e, ao mesmo tempo, aumentar seus lucros e manter a qualidade de seus produtos e serviços.

Estamos falando do Modern Work, conceito criado para descrever a atual realidade em que o ambiente de trabalho pode se tornar mais colaborativo, inovador e seguro graças à tecnologia. É possível integrar melhor as equipes e inspirar a criatividade e agilidade delas.

Portanto, para conseguir aumentar a produtividade no trabalho remoto, as empresas devem investir em ferramentas que possibilitem o acesso móvel e o compartilhamento de informações corporativas para auxiliar os profissionais no home office.

A SYNNEX Westcon-Comstor em parceria com a Microsoft oferecem a seus clientes a possibilidade de inovação e colaboração para o home office por meio do Windows 10 e do Microsoft 365. Juntos eles disponibilizam um conjunto de ferramentas e soluções para a implementação do conceito de Modern Work, auxiliando no aumento da produtividade.

O Microsoft Teams é uma ferramenta essencial para essa tarefa, ele promove uma comunicação direta entre os membros da equipe e otimiza a experiência de reuniões online. Além disso, é capaz de garantir a segurança dos dados e aumentar a colaboração entre usuários.

Por meio dessas ferramentas é possível aumentar a produtividade do trabalho remoto graças a inúmeras funcionalidades, tais como:

Centralização da equipe

O Microsoft Teams se torna o centro do trabalho remoto em equipe. Por meio dele é possível organizar todos os grupos colaborativos em um só lugar. Assim o time não perde tempo na realização de seus trabalhos, conseguindo se comunicar rapidamente com seus colegas

Maior segurança e colaboração

Todos os arquivos, conversas e documentos utilizados no Teams ficam na Nuvem do Microsoft 365. Desse modo, todos os colaboradores podem acessar de forma segura e compartilhada todos os dados corporativos remotamente.

Isso permite que cada colaborador consiga acessar rapidamente os dados necessários para seu trabalho, otimizando as suas entregas.

Integração de ferramentas

O Teams faz parte do Microsoft 365, logo, os colaboradores podem utilizar todas as ferramentas e recursos oferecidos em um mesmo local, tornando sua rotina mais ágil e produtiva.

Espaço de trabalho personalizado

Outra funcionalidade oferecida pelo Teams que pode contribuir para o aumento da produtividade é a personalização do espaço de trabalho. Cada colaborador pode gerenciar seus projetos em um mesmo local.

Assim cada profissional pode ter uma visão geral de todas as suas tarefas a serem realizadas, podendo se organizar melhor para executar cada uma delas e garantindo que nenhum prazo seja perdido.

Como você pôde perceber a tecnologia é peça-chave para aumentar a produtividade do trabalho remoto. Portanto é necessário que as empresas invistam em parcerias de sucesso para que sejam capazes de fornecer as melhores ferramentas tecnológicas aos seus funcionários. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!