BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como alinhar a TI com os demais setores da empresa?

Saiba qual a importância dessa integração para os resultados de negócios e auxilie seus clientes a otimizarem suas estratégias.

 

Como alinhar a TI com os demais setores da empresa?

 

 

O setor de TI deixou de ser apenas um suporte técnico que soluciona problemas para assumir um papel estratégico nas organizações. Após os avanços tecnológicos, as empresas puderam passar a contar com diversas inovações para reduzir seus custos e o tempo de produção, além de otimizar processos, aumentar os lucros e eliminar barreiras operacionais.

No entanto, precisaram aprender a lidar com novos desafios, como problemas de disponibilidade do sistema, gerenciamento dos níveis de acesso dos usuários e da segurança da rede corporativa, o aumento da complexidade das soluções utilizadas, entre outros.

Por esse motivo as empresas devem melhorar o relacionamento do setor da TI com os demais departamentos. Apenas assim, será possível garantir que todos os processos sejam bem-sucedidos.

O alinhamento estratégico entre TI e negócios tornou-se fundamental devido a todas as novas estratégias de trabalho adotadas pelas empresas para acompanhar as evoluções do mercado. As equipes precisam trabalhar juntas para que os processos se tornem mais eficazes e seja possível impulsionar a organização para um futuro promissor.

Portanto, para que a TI possa atingir todos os seus objetivos, tornando-se um diferencial competitivo, ela deve se comunicar constantemente com os demais setores do negócio, garantindo um alinhamento focado em resultados.

Para ajudar seus clientes nessa missão, separamos a seguir algumas dicas que irão promover o alinhamento entre a TI os demais setores. Confira!


Como alinhar a TI com os demais setores?

 

1. Realize reuniões periódicas entre gestores

O primeiro passo para integrar as equipes é reunir os gestores de TI e dos demais setores para realizar a troca de informações. Assim, é possível identificar as necessidades de cada time e alinhar os objetivos da corporação.

Por meio de reuniões periódicas, os gestores podem apontar os principais desafios e gargalos enfrentados no dia a dia por seu time. Dessa forma, a TI pode acompanhar de perto e entender como a tecnologia está afetando os fluxos de trabalho e o que pode ser otimizado.


2. Direcione os processos de acordo com as necessidades da empresa

A rotina da TI deve ser planejada de acordo com as demandas dos outros setores. É necessário levar em conta os sistemas críticos utilizados por cada departamento, as prioridades de acesso que cada usuário possui e precisa ser gerenciado, as necessidades de backup, entre outros processos.

Portanto, a empresa deve distribuir de forma dinâmica as tarefas, voltando-as para a busca de resultados dos demais setores. Desse modo, é possível garantir que todos os recursos tecnológicos utilizados terão sempre alta disponibilidade e uma performance aprimorada.


3. Crie um setor de TI transparente

É fundamental que a TI de seus clientes possua políticas de compliance que garantam a sua segurança e transparência. O setor deve garantir que todos os dados fiquem disponíveis para análises de auditoria ou para catalogação de resultados financeiros.

Assim, é possível que outras áreas analisem seus indicadores mais facilmente, como as métricas de desempenho da infraestrutura de TI, os custos operacionais, valores gastos com licenciamento, índices de disponibilidade do sistema e servidores, entre outras informações.


4. Configure a rede corporativa de acordo com o perfil da empresa

Atualmente, a maioria dos setores precisam utilizar alguma solução tecnológica ou dispositivo conectado à rede corporativa. É função da TI garantir que todos eles funcionam com alta performance para manter o fluxo de trabalho eficiente.

Por isso, a TI deve utilizar sistemas de monitoramento, assim, pode atualizar sua infraestrutura, modificar políticas, trocar equipamentos e rever metas conforme o necessário.


5. Crie canais de comunicação direta

Para que o alinhamento das equipes seja bem-sucedido é necessário que a troca de informações realizada de forma simples e ágil. Portanto, a empresa deve investir em canais de comunicação entre seus setores.

Desse modo, a TI conseguirá entrar em contato facilmente com os colaboradores de outros setores podendo ajudá-los de forma mais rápida. Além disso, canais de comunicação abertos são ótimas ferramentas para requisitar feedbacks e auxiliam diretamente na definição de estratégias mais eficazes.

Todas essas medidas podem ajudar seus clientes a alinhar a TI com os demais setores da empresa e garantir uma melhor eficiência em seus processos e, consequentemente, melhores resultados para os negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.