BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como aliar segurança e gestão de riscos na empresa?

Para utilizar os recursos tecnológicos de forma confiável e a favor dos negócios é fundamental a integração desses dois processos.

 

Manter todos os sistemas e processos corporativos confiáveis e seguros é uma tarefa muito complexa realizada pela TI. No cenário atual, com o impulsionamento da Transformação Digital e a rápida adoção de novas tecnologias que, muitas vezes, acontece de forma não planejada, os riscos e chances de erro aumentam ainda mais. 

Por isso para proporcionar a confiabilidade, privacidade e segurança das rotinas internas, sem comprometer o bom funcionamento de toda a estrutura é fundamental que a organização invista em gestão de riscos. 

Garantir que o processo de gestão de riscos seja eficiente dentro da empresa é de total importância, mas, para isso, ele deve estar em sintonia com as políticas de segurança da organização. Ao caminharem juntos, segurança e gestão de riscos, é possível reduzir falhas e melhorar processos internos, permitindo o investimento em tecnologia com maior foco em resultados nos negócios.

Percebeu a importância de aliar segurança e gestão de risco dentro das empresas? Você sabe como colocar esse processo em prática? Acompanhe o conteúdo de hoje e saiba tudo sobre essa integração. Vamos lá?

O que é gestão de risco e qual a importância?

A gestão de riscos é um processo utilizado para controlar os negócios e identificar problemas que podem afetar a rotina de trabalho da organização. Ele mantém o equilíbrio entre riscos e custos de operação, além de identificar e controlar contratempos para que os prejuízos financeiros e atrasos nos serviços sejam os menores possíveis.

O objetivo da gestão de riscos é mapear, identificar e preparar a empresa para agir rapidamente contra as potenciais ameaças. Por meio dela, é possível contar com um plano de ação com medidas preventivas e corretivas para colocar em prática diante de um problema.

Esse processo possui muita importância para qualquer empresa. Com sua boa prática, ele proporciona diversas melhorias internas, tais como:

  • Redução da ocorrência de ciberataques e de suas consequências para a empresa; 
  • Combate mais efetivo do vazamento e roubo de dados corporativos; 
  • Proteção contra desastres naturais, acidentes e ações criminosas; 
  • Maior controle sobre o acesso aos dados; 
  • Menores falhas que contribuem para tornar os processos mais efetivos e ágeis; 
  • Identificação de melhorias e oportunidades internas; 
  • Consolidação de uma cultura de proteção de ativos de TI em toda a empresa; 
  • Maior controle sobre as práticas de BYOD dos colaboradores.

Qual a relação entre gestão de riscos e segurança?

A gestão de riscos é um processo abrangente que lida com fatores de risco nas organizações, desde a falha de funcionamento de algum equipamento ou um erro humano, até a detecção de brechas e vulnerabilidades que podem impactar os processos corporativos.

Com a crescente implementação de ferramentas e soluções tecnológicas no ambiente interno das empresas, esse processo tem se aproximado, cada vez mais, das práticas de segurança da informação empresarial. Afinal, os riscos dessa área também podem prejudicar o funcionamento de uma organização e, portanto, deve ser incorporado na gestão de riscos.

New call-to-action

Um problema que afete a segurança da informação, como o vazamento de dados pessoais de clientes, pode impactar drasticamente a imagem da empresa e, consequentemente, trazer muitos prejuízos para os negócios. Devido a isso, essas duas áreas devem ser integradas.

A partir do alinhamento entre segurança e gestão de riscos é possível estruturar ações robustas e eficazes que serão capazes de garantir a continuidade dos negócios sem impactos negativos. 

Como alinhar segurança e gestão de riscos?

Para que esses dois processos trabalhem em sintonia e sejam executados corretamente, é necessário que a empresa acompanhe as tendências que surgem a todo momento no mercado e podem contribuir para a melhoria das ações do empreendimento.

Tendências como o uso de soluções de monitoramento de recursos, adoção de aplicações de Business Intelligence, integração de novas ferramentas que formulam processos e aprimoram as tomadas de decisões de negócio, enfim, essas novas tecnologias podem contribuir consideravelmente com o sucesso desses dois processos.

Para iniciar uma boa prática de gestão de riscos e segurança é necessário avaliar o dia a dia da empresa e moldar os processos de acordo com essas tendências de mercado, pois novos riscos podem surgir para comprometer as operações.

Portanto, para aliar segurança e gestão de riscos, é necessário que a empresa  tome algumas medidas: 

  • Avaliar o perfil da infraestrutura de dispositivos e softwares utilizados; 
  • Classificar os riscos operacionais e os possíveis impactos que podem causar.
  • Desenvolver medidas preventivas e de mitigação de riscos a partir dos dados da empresa;
  • Preparar a equipe para que todos adotem boas práticas de segurança.

Quando uma empresa é capaz de aliar segurança e gestão de riscos, ela permite que as inovações e ferramentas tecnológicas adotadas possam ser utilizadas de forma confiável e bem-sucedida. Desse modo é possível aproveitar todos os recursos de TI sem se preocupar com os riscos em potencial que podem comprometer os negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Ciberataques: quais as diferenças entre Phishing e Spear Phishing?

Descubra as principais diferenças entre essas duas ciberameaças. 

Segurança de dados: como manter os dados protegidos em 2024?

Em 2024, a segurança de dados torna-se mais crucial do que nunca! Veja como manter as informações protegidas contra ameaças cibernéticas. 

6 previsões de cibersegurança para 2024

Acompanhe as previsões de cibersegurança para saber quais soluções de proteção ofertar!