BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como ajudar seus clientes PMEs a desenvolverem análises de Big Data?

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 4 min

As análises de Big Data são capazes de proporcionar grandes vantagens competitivas. Saiba como as PMEs podem desenvolver seus projetos com o auxílio da Computação em Nuvem.

 

Como ajudar seus clientes PMEs a desenvolverem análises de Big Data?

 

 

Lidar com o grande volume de dados gerados pela sociedade se tornou um grande desafio tanto para as pequenas e médias empresas (PMEs), quanto para as grandes empresas. No entanto, estas saíram na frente, investindo em soluções tecnológicas robustas, ganhando uma boa vantagem competitiva.

Ser capaz de realizar análises de Big Data passou a ser fundamental para as empresas conhecerem melhor seus clientes e tomarem decisões mais assertivas para se destacar. Inicialmente dominada pelos grandes empreendimentos, com capital suficiente para investir em soluções tecnológicas modernas, essa tendência também pode ajudar as PMEs em seus negócios.

Apesar de não terem os mesmos ativos à disposição como as corporações maiores, é possível que as PMEs encontrem ferramentas mais acessíveis, capazes de fornecer opções flexíveis e escaláveis para ajudá-las na coleta, análise e compreensão dos dados.

Há diversas maneiras de as PMEs investirem em Big Data para conseguirem ter acesso a informações com a mesma rapidez que as grandes corporações, sem ter que investir pesado. E assim, serem capazes de competir no mercado atual, sem ficar para trás das concorrentes.

Como as PMEs nem sempre têm muitos recursos dedicados à TI, é possível começar utilizando Cloud Computing para reduzir os custos, uma vez que as empresas não precisam ter despesas com novos hardwares para analisar as informações. Assim, tudo pode ser feito remotamente.

A Computação em Nuvem permite que os dados e softwares utilizados para realizar as análises sejam processados e armazenados na Cloud. Além de reduzir os custos, a Nuvem torna o processo mais seguro para as informações.

Por essas e outras vantagens, cada vez mais pequenas e médias empresas adotam ferramentas de Cloud Computing para realizar suas análises de Big Data.

O SaaS (Software como Serviço) é uma forma inovadora que pode auxiliar as empresas no processo. Por meio dele, as PMEs não precisam gastar altos valores com licenças, manutenções, atualizações, upgrades de memória ou aquisição de soluções de segurança.

Por meio de uma assinatura de Software como Serviço, a empresa consegue utilizar aplicações onlines para realizar a análise de seus dados e, caso o volume de informação aumente, é possível, gradativamente, adicionar mais recursos de forma prática e rápida.

Ao adotar a Cloud Computing em seus projetos de Big Data, as PMEs podem contar com diversas oportunidades, como:

  • Redução de custo com infraestrutura de TI para armazenamento de grandes conjuntos de dados;
  • Redução de gastos com licença e manutenção de software;
  • Dados acessíveis de qualquer localidade;
  • Acesso a uma infraestrutura de ponta usada pelos provedores dos serviços em Cloud;
  • Uma segurança dos dados maior do que na rede corporativa;
  • Não é necessário se preocupar com detalhes necessários para manter um Data Center, como luz, energia, resfriamento;
  • Maior escalabilidade, com rápida expansão da infraestrutura para acomodar novos projetos;
  • Capacidade de dimensionamento elástico;
  • Foco maior na análise de dados, ao invés de foco nos desafios de armazenamento;
  • Redução nos custos de backup de dados;
  • Recuperação de desastre e continuidade dos negócios.

Em resumo, a Cloud Computing pode otimizar as análises de Big Data das empresas, se tornando uma grande aliada estratégia. Essa combinação é ideal para resolver muitos das limitações das PMEs. Juntos, eles fornecem uma solução escalável e adaptável para grandes conjuntos de dados e análise de negócios. Assim, as pequenas e médias empresas também podem aproveitar os benefícios das análises de dados em seus negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados