BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como acompanhar as transformações no Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM)?

Atenção às tecnologias emergentes e às necessidades das empresas, tanto as atuais como as futuras, são alguns dos passos necessários para definir um bom sistema IAM. 

 

Como acompanhar as transformações no Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM)?

 

 

 

É inegável os benefícios trazidos pela nuvem e pela mobilidade dos usuários. Eles estão cada dia mais conectados, aproveitando as benesses da comunicação integrada e, assim, as empresas também colhem seus frutos, como o aumento da produtividade e a sinergia mais íntima entre elas e as pessoas. Mas, essa mudança de comportamento traz também vários riscos. É por isso que o número de ataques à identidade tem crescido tanto. E é por conta disso também, que é importante ter a garantia de que usuários sejam realmente quem afirmam ser, possibilitando o acesso apropriado.

Os responsáveis pela tecnologia da informação das empresas (CIOs) e os líderes responsáveis pelo IAM, sigla para Identity and Access Management, ou Gerenciamento de Identidade e Acesso, precisam buscar respostas ágeis e que preencham as adaptáveis necessidades do mercado de tecnologia. Mas, como acompanhar essas transformações no gerenciamento de identidade e acesso?


TECNOLOGIAS EMERGENTES

É necessário que as pessoas envolvidas com projetos IAM preparem-se para testar tecnologias emergentes. Para tanto, a implementação de tal projeto em processos de TI Bimodal pode contribuir para essa experimentação.

Além disso, não adianta investigar novas soluções IAM se não há investimento previsto. Ou seja, é necessário ainda que haja recurso alocado para tais soluções, e mais, que este entendimento seja bem alinhado entre CIOs, líderes IAM e profissionais envolvidos com tal esforço.


ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES

O preenchimento das necessidades atuais das empresas não deve ser o único requisito de escolha para soluções IAM. É preciso que se consiga, ainda, projetar novas necessidades e tendências, tanto do mercado de tecnologia quanto das operações internas. Estudar e estar por dentro do assunto é imprescindível, assim como manter-se informado de quais são as pretensões de cada departamento, alinhamento este que pode ser feito junto aos líderes responsáveis de cada área.

Por exemplo, a necessidade de login pode se apresentar apenas a funcionários e colaboradores, mas essa é uma necessidade futura? Será necessário a conexão de clientes e fornecedores? É preciso definir os objetivos a curto e longo prazo para que soluções IAM sejam melhor aproveitadas.

 

Baixar agora

 


SIMPLICIDADE, MONITORAMENTO E FLEXIBILIDADE

Ao mesmo tempo em que é importante atender ao máximo dos requisitos apresentados, também é imperativo que se mantenha a simplicidade nos processos de provisionamento de usuários e de procedimentos de configurações de conta. Para ter um bom desempenho, não é interessante colocar o profissional de TI em um emaranhado de burocracias sistêmicas. Quanto mais fácil e rápido, melhor, mas sem abrir mão da confiabilidade do sistema.

Mudanças também são necessárias no gerenciamento de identidade. Por isso, recursos que dão flexibilidade nas configurações são essenciais, o que só é possível ainda com o monitoramento adequado dos acessos.

Tendo em vista todos esses parâmetros, pode se concluir que nenhuma solução externa para gerenciamento IAM seja aplicável adequadamente, de acordo com o orçamento disponível. Portanto, não descarte a possibilidade de desenvolver internamente tais soluções, dependendo também de outros fatores, como mão de obra qualificada dentro do setor de TI e do nível de segurança que se espera do sistema.


TREINAMENTO, TREINAMENTO E TREINAMENTO

De acordo com um estudo da Ponemon Institute, 70% dos profissionais de tecnologia entrevistados disseram que não acreditam que as soluções existentes atualmente sejam suficientes para prevenir e impedir ataques de Credential Stuffing (preenchimento de credenciais). Este método utiliza um script para testar nomes de usuário e senhas específicos, dados roubados anteriormente de um site qualquer. Acontece que, para obter sucesso, é necessário apenas que o usuário tenha repetido a mesma senha em diversos portais ou redes, comportamento comum e altamente provável, inclusive.

Com esse tipo de informação em mente, é possível perceber como é necessário disseminar a importância do Gerenciamento de Identidade e Acesso. Incluir procedimentos na Política de Segurança, assim como reforçar o treinamento contínuo, são passos que vão ajudar a manter a segurança do seu sistema.

Adotar sistemas IAM adequados vai além da prevenção de danos com ativos digitais, evitando também que a empresa seja exposta perante seus clientes, perdendo toda a confiança deles, por exemplo. Portanto, invista na atualização eficiente dos sistemas e obtenha um melhor posicionamento de mercado.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Ciberataques: quais as diferenças entre Phishing e Spear Phishing?

Descubra as principais diferenças entre essas duas ciberameaças. 

Segurança de dados: como manter os dados protegidos em 2024?

Em 2024, a segurança de dados torna-se mais crucial do que nunca! Veja como manter as informações protegidas contra ameaças cibernéticas. 

6 previsões de cibersegurança para 2024

Acompanhe as previsões de cibersegurança para saber quais soluções de proteção ofertar!