BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a Internet das Coisas pode melhorar as operações das empresas?

Os benefícios dos dispositivos IoT (Internet das Coisas) são cada vez evidentes para os negócios. Saiba como eles podem otimizar o ambiente interno e gerar vantagem competitiva para as empresas. 

Última atualização: 30/01/2024.

A tecnologia não para de evoluir e, cada vez mais, novas ferramentas e soluções tecnológicas são implementadas pelas corporações para aprimorar suas rotinas de trabalho. O conceito de Internet das Coisas (IoT) é uma dessas tendências, capaz de aumentar a possibilidade de conexão entre dispositivos utilizados no dia a dia.

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos:

  • Como a IoT está impactando as empresas?
  • Os benefícios da IoT para melhorar as operações de TI

Por meio de sistemas modernos, a IoT permite que objetos conectados consigam se integrar e atuar em sincronia. Os softwares são capazes de coletar informações em tempo real, analisá-las e determinar ações para os dispositivos conforme as necessidades da empresa.

Assim, por meio de sensores e sistemas, ações que necessitavam de comandos manuais são executados automaticamente, sem a necessidade da atuação de um colaborador.

Desse modo, as empresas estão apostando, cada vez mais, nos dispositivos de IoT para melhorar a produtividade de suas equipes, eficiência e segurança das operações internas de TI.

Leia outros conteúdos relacionados ao assunto:

Seus clientes já estão inseridos nessa realidade? Confira a seguir como a Internet das Coisas pretende impactar o funcionamento das empresas no novo cenário do mundo dos negócios. Acompanhe!

Como a IoT está impactando as empresas?

A Internet das Coisas está se tornando um fator estratégico nas empresas. Ela é responsável por grandes mudanças na rotina de trabalho ao ampliar o nível de automação dos processos e o volume das análises de dados possíveis.

Ao tornar os processos internos mais automatizados, as corporações conseguem reduzir a frequência de erros operacionais e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

A ampliação das análises ainda ajudam os times de gestão, que se tornam capazes de criar uma base de dados mais ampla, fortalecendo as tomadas de decisões estratégicas.

Desse modo, as empresas podem avaliar seus fatores internos e como eles influenciam os resultados dos negócios, efetuando mudanças em suas rotinas quando necessário.

Como você pôde ver, a utilização de conceitos de IoT dentro da gestão das empresas pode gerar grandes impactos, entregando uma série de vantagens a elas.

Quero experimentar

Mas, afinal, quais são as vantagens da Internet das Coisas? 

Os benefícios da IoT para melhorar as operações de TI

A Internet das Coisas está longe de ser apenas uma tendência. A utilização de dispositivos IoT já tem sido aplicada em diversas empresas e espera-se que cada vez mais companhias optem por sua implementação, devido às diversas vantagens proporcionadas.

Confira a seguir quais são os principais benefícios IoT para as operações de TI nas empresas e auxilie seus clientes nessa implantação:

1. Maior compreensão dos processos

Muitas empresas não possuem total compreensão de seus processos devido a falta de informações que prejudica uma visualização geral de todas as atividades.

Graças ao uso de dispositivos IoT, é possível verificar em tempo real o andamento dos processos internos, detectar problemas rapidamente e entender quais as necessidades de cada processo.

2. Aumento da produtividade

A automatização elimina a necessidade de uma série de intervenções humanas. Por meio dos comandos do sistema, as máquinas podem produzir 24 horas por dia sem interrupções.

Dessa forma, os colaboradores ficam livres para realizar tarefas mais estratégicas para os negócios, contribuindo para o aumento da produtividade.

3. Reforçar a Segurança da Informação

Na era da IoT, as informações deixam de estar nas mãos das pessoas para ficarem nos sistemas corporativos.

Dessa forma, as empresas passam a contar com infraestruturas de TI mais robustas, além de profissionais e fornecedores capazes de monitorar os sistemas e garantir que as operações sejam executadas com maior segurança, seguindo as políticas de proteção estabelecidas.

4. Gestão mais eficiente

O volume de dados coletados passa a ser maior com o uso de dispositivos de Internet das Coisas, os quais podem ser analisados mais facilmente. Dessa forma, os gestores são capazes de realizar análises mais profundas dos negócios.

Com o uso de IoT, a gestão se torna mais eficiente, pois é possível identificar gargalos com mais precisão, modificar processos e aprimorar o que for necessário.

5. Manutenção preditiva

Há diversas condições ambientais que podem afetar as operações de TI caso não sejam detectadas. Por meio dos sensores inteligentes de IoT é possível monitorar todos os aplicativos internos. Assim, os dados gerados ajudam a equipe de TI a prever se alguma falha está prestes a acontecer, podendo repará-la antes de acontecer.

6. Melhor experiência para os clientes

A coleta e troca de informações não é apenas interna, os dispositivos de Internet das Coisas permitem que as empresas busquem dados relevantes também de seus clientes.

Dessa forma, é possível ter uma compreensão maior de quem são seus consumidores e quais são suas necessidades e desejos.

Por meio dessas informações, as empresas podem aprimorar suas equipes de marketing e criar ações personalizadas para proporcionarem uma melhor experiência a seus clientes.

Os dispositivos IoT vieram para ficar. Cada vez mais, eles têm permitido que as empresas tenham capacidade de coletar, organizar e interpretar grandes volumes de dados. Além de automatizar tarefas e facilitar o trabalho dos colaboradores que passam a utilizar aplicativos conectados que recebem informações em tempo real.

Portanto, quanto antes a empresa de seus clientes implementarem essa tecnologia, mais rápido passarão a ter acesso a todos esses benefícios, aumentando a vantagem competitiva no mercado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 oportunidades de Internet Das Coisas em 2024

Para se manter competitiva no mercado, sua revenda deve manter o catálogo de soluções de IoT atualizado em 2024. Acompanhe o cenário e veja quais oportunidades podem ser aproveitadas. 

Como garantir a segurança da Internet das Coisas? Confira 5 considerações!

Para que os clientes de sua revenda de TI possam aproveitar todo o potencial dessa tecnologia sem se tornar alvo de cibercriminosos, é necessário seguir algumas medidas de proteção de dados. 

Desafios enfrentados para viabilizar a IoT nos negócios

Para viabilizar a IoT nos negócios é preciso lidar com uma série de desafios. Veja quais são eles e entenda como as revendas de TI podem ajudar seus clientes nesse processo.