BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a integração de Business Intelligence e ERP pode ajudar nos negócios?

Saiba como a união dessas duas inovações tecnológicas podem aprimorar os processos internos de seus clientes e melhorar a tomada de decisões nos negócios.

 

Como a integração de Business Intelligence e ERP pode ajudar nos negócios?

 

 

A tecnologia transformou a forma como as empresas trabalham e fazem negócio. Agilidade é palavra-chave para o desenvolvimento de processos e para a entrega de produtos e serviços aos clientes. No entanto, cada serviço prestado ou atividade desenvolvida, muitas informações são geradas e precisam ser registradas e gerenciadas.

A complexidade que todas as inovações trouxeram para o ambiente de trabalho gerou a necessidade das empresas adotarem softwares potentes de gerenciamento para serem capazes de organizar e analisar os grandes fluxos de dados gerados.

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são ótimas ferramentas para essa função. Um software ERP serve justamente para padronizar informações e centralizá-las em um único banco de dados para que todos na empresa tenham acesso de forma rápida e prática.

Graças ao ERP, os colaboradores de uma empresa não precisam mais perder tempo atualizando planilhas no excel, basta registrar as informações no sistema para realizar seu controle. Assim, tarefas complexas e manuais podem ser realizadas em questão de minutos.

 

 

New call-to-action

 


Ao utilizar esse tipo de software, a empresa consegue gerar relatórios operacionais, que dão informações sobre volume de vendas, margens de lucro, desperdícios de recursos, entre outras questões importantes. Os dados coletados ajudam a corporação a entender melhor a situação atual de seu negócio e, assim, adaptar suas estratégias para melhorar os resultados.

Ainda que um sistema ERP represente um grande avanço no gerenciamento de dados corporativos, ainda é possível aprimorar os resultados conquistados por meio outras ferramentas, como o Business Intelligence.

Business Intelligence (BI) é o conjunto de ferramentas e práticas utilizadas para transformar todas as informações de uma organização em conhecimento. Seu objetivo é justamente reunir todos os dados, estruturados ou não, e retirar deles insights poderosos para os negócios.

Por meio do BI, é possível realizar a coleta, armazenamento, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados corporativos. Ele economiza tempo da equipe de TI na realização automática de todos esses processo.

Graças a ele, a empresa consegue encontrar soluções inteligentes para seus problemas e para criar novas estratégias, capazes de ajudar na expansão dos negócios no mercado, no acompanhamento dos concorrentes e na otimização das campanhas de marketing.


Quais as vantagens em integrar o ERP e BI?


Essas duas ferramentas podem se complementar para aprimorar os resultados obtidos. Dessa forma, enquanto a empresa utiliza o ERP para captar e organizar suas informações em um mesmo lugar, dispensando o uso de softwares diferentes para cada tipo de dado processado, o BI pode ser utilizado para extrair desse conjunto de dados, o conhecimento buscado com maior rapidez.

A união dessas duas inovações tecnológicas garantem que a empresa tenha total controle sobre seus registros, coleta, apuração e análises de informações. Elas permitem que os gestores passem a basear suas tomadas de decisões em dados e relatórios.

A utilização do Business Intelligence incentiva a empresa a adotar uma espécie de cultura analítica em todos os seus setores. Dessa forma, toda a equipe passa a fazer parte dos processos como um todo, focando no produto final e nas vendas para os clientes.

Há diversas outras vantagens dessa ligação, como a atualização constante das informações, permitindo que cada setor tenha uma visão geral sobre o que está acontecendo na empresa, além de ajudar no aumento da produtividade e eficiência nos processos.

Confira a seguir outras benefícios na união do ERP e o BI nas empresas e incentive seus clientes a apostarem nessa integração:


1. Respostas mais rápidas

Os tomadores de decisões nas empresas devem ser capazes de dar respostas cada vez mais ágeis a diversas situações no seu dia a dia. Assim, ao unir BI e ERP, eles conseguem buscar por informações úteis para os negócios em tempo real, para prevenir situações e resolver problemas.


2. Funcionários mais eficientes

Quando há a integração do ERP e BI, as informações importantes da empresa circulam de forma efetiva entre toda a equipe interna. Assim, todos conseguem acompanhar de forma integral os processos e não apenas as partes desenvolvidas em seu setor.


3. Melhores processos internos

Ao acompanhar com precisão todos os processos desenvolvidos internamente, é possível identificar possíveis falhas durante o desenvolvimento e corrigi-las antes que causem algum tipo de prejuízo ou gasto desnecessário.

Dessa forma, as mudanças necessárias podem ser feitas facilmente, tornando todo o processo mais ágil e aprimorado.


4. Maior qualidade em investimentos

Por meio dos insights obtidos com o ERP e BI, é possível avaliar todas as áreas da empresa e detectar quais necessitam de melhorias ou de mais investimentos e aquelas que estão trazendo bons resultados para os negócios.

Como você pode perceber, o ERP e o BI são ferramentas que, quando trabalham juntas, podem potencializar seus recursos, trazendo maiores benefícios para a gestão da empresa. Portanto, incentive seus clientes a adotá-las em seu dia a dia para garantir maior agilidade e precisão nos negócios

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.