BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a governança de TI pode ajudar nos negócios?

Após a popularização da tecnologia no ambiente de trabalho, tornou-se necessário integrar as equipes internas para melhores resultados. Por meio da governança,é possível efetivar essa missão e agregar valor aos negócios.

 

Como a governança de TI pode ajudar nos negócios?

 

 

A tecnologia tem se consolidado no ambiente de trabalho das empresas, deixando de ser apenas uma área de suporte técnico para se tornar parte fundamental nas estratégias dos negócios. Ela é capaz de contribuir ativamente como um grande diferencial na geração de valor para as empresas.

A governança de TI entra nesse cenário justamente para fornecer uma estrutura capaz de alinhar as estratégias de TI com as estratégias de negócio. Ela é um conjunto de práticas, padrões e processos que são estruturados nas empresas com o objetivo de interligar o setor da tecnologia da informação aos planos de negócios.

Ao assegurar a participação da TI e de suas inovações nas estratégias da empresa torna-se possível minimizar riscos e gastos, além de otimizar o desempenho de operações e análises.

Todas as empresas que buscam lidar com seu grande volume de dados de forma aprimorada e com segurança devem apostar na aplicação da governança. Dessa forma, será possível contar com informações íntegras e eficientes para ajudar nas tomadas de decisões importantes para os negócios.

Diversas tecnologias já fazem parte do cotidiano das corporações, como o uso de softwares ERPs e CRMs, além de ferramentas como o Business Intelligence e o Big Data. Todas essas tendências são capazes de gerar vantagens competitivas e agilizar processos.

No entanto, apenas será possível garantir o bom funcionamento de toda a infraestrutura tecnológica com a ajuda do suporte da TI. Para que isso aconteça, a governança de TI realiza a ligação entre os departamentos, permitindo que a equipe de TI compreenda a estratégia do negócio, ao mesmo tempo em que a administração entenda o potencial do setor de tecnologia da empresa.

Assim, a governança garante que o trabalho das duas áreas estejam na mesma direção, seguindo o mesmo propósito. É estabelecido assim, a estruturação e transparência de processos e a adoção de boas práticas de trabalho.

 

 

 

O impacto da governança de TI no resultado dos negócios


Ao contar com uma boa governança, as empresas podem perceber facilmente os impactos em seu desempenho, o que pode significar uma importante vantagem competitiva no mercado.

A aplicação das práticas de governança, como o COBIT e o ITIL, são capazes de agregar valor a curto, médio e longo prazo. O maior entrosamento interno entre as equipes da empresa também é sentido por todos rapidamente, o que melhora o desenvolvimento da maioria dos processos.

Para saber mais como as boas práticas podem auxiliar nos resultados das empresas. É necessário conhecer todos os frameworks de governança. Confira:

- COBIT: Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia Relacionada. Trata-se da base de conhecimento com maior reconhecimento e uso no mercado. Tem como finalidade apoiar as empresas na governança e gestão da TI.

Os principais objetivos do COBIT é criar uma linguagem comum entre TI e negócios, além de permitir que a TI seja governada de forma holística para toda organização.

- ITIL: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. É o acervo que reúne as melhores práticas de gestão de serviços de TI. Nesses documentos constam as melhores práticas e aprendizados sobre gestão de TI.

Por meio da ITIL, as empresas podem acumular todo o conhecimento que já foi praticado e estudado nos últimos anos para criar estratégias, planejar, desenvolver novos serviços, oferecer suporte e melhorá-los continuamente.

- PMBOK: Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos. Consiste em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas.

As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independente do tamanho e setor da empresa.


Na prática, esses frameworks vão mostrar as métricas necessárias e o que deve ser feito pela empresa para que seus objetivos sejam alcançados.

A governança de TI irá permitir que até mesmo a alta administração da empresa consiga utilizar o pleno potencial de todas as tecnologias adotadas pela organização para potencializar a geração de valor.

A integração das áreas agiliza os processos e possibilita que a empresa acelere sua inovação, adaptando-se às tendências tecnológicas do mercado com maior facilidade e, assim, conquistando cada vez mais vantagem competitiva.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil! 

Ciberataques: quais as diferenças entre Phishing e Spear Phishing?

Descubra as principais diferenças entre essas duas ciberameaças. 

Segurança de dados: como manter os dados protegidos em 2024?

Em 2024, a segurança de dados torna-se mais crucial do que nunca! Veja como manter as informações protegidas contra ameaças cibernéticas.