BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a governança de TI pode ajudar em momentos de crise?

Ter o total controle sobre as tecnologias utilizadas pela empresa e alinhá-las aos objetivos de negócios são passos importantes para superar os desafios atuais do mercado.

Diante uma economia instável e um futuro ainda incerto, muitas empresas estão enfrentando dificuldades para lidar com o cenário atual do mercado afetado pela pandemia do coronavírus. Devido a isso, tem sido necessário, cada vez mais, aperfeiçoar os processos internos e a gestão dos colaboradores e rotinas para que seja possível atingir melhores resultados. 

É nesse contexto que a governança de TI torna-se essencial. Ela foca na área tecnológica da empresa e pode fornecer o suporte necessário para os demais setores conseguirem agregar maior valor aos negócios.

Por meio de uma governança baseada em alta performance, as empresas podem enfrentar momentos de crise de forma mais focada e eficiente. Quer saber como ela pode fazer a diferença para os negócios de seus clientes? Continue a leitura deste artigo.

O que é governança de TI?

Governança de TI é um conjunto de práticas, normas, políticas e processos seguidos em uma empresa para garantir a correta gestão das ferramentas, soluções e recursos tecnológicos utilizados.

Por meio dela é possível garantir a segurança da informação nos processos executados dentro da empresa, além de permitir o funcionamento total das tecnologias, sem que nenhum contratempo atrapalhe a disponibilidade dos sistemas.

A governança de TI atua como um mecanismo de controle, estabelecendo as regras que devem ser seguidas por todos os colaboradores para que todos os recursos de TI sejam utilizados corretamente. 

Ela ainda monitora se todas as normas estão sendo cumpridas e se a TI está agindo com alta performance para alcançar os objetivos estratégicos da organização e diminuindo os riscos do negócio.

Como a governança de TI pode ajudar em momentos de crise?

Quando uma empresa adota esse processo, é possível alinhar suas políticas de segurança digital, privacidade e manutenção de ativos digitais de acordo com os objetivos e abordagem dos negócios no mercado. 

Esse alinhamento da governança aos negócios impacta diretamente as empresas de diversas formas. Ela agrega valor aos negócios, aumenta a produtividade, ajuda na redução de custos e auxilia a TI a ter um maior controle e sincronia para operar seus processos, entre outras vantagens.

Isso é fundamental em momentos de crise. Portanto, se a TI da sua empresa ainda não está acompanhando as mudanças de mercado, é vital iniciar esse processo. A governança de TI vai garantir que a área de TI esteja dedicando todo o seu potencial nas iniciativas certas, trazendo os resultados esperados.

New call-to-action

Quem já utiliza TI na gestão de seus dados conseguirá traçar melhores diagnósticos situacionais e tomar decisões mais acertadas diante da atual situação. A pandemia mostra também a importância do preparo para lidar com planos de contingência e comitês de crise para enfrentar essas condições.

Há inúmeros modos com que a governança de TI pode contribuir com momentos de crise, confira alguns a seguir:

Reduzir riscos

Com a governança, é possível ter um maior controle sobre as vulnerabilidades do sistema e prever os possíveis riscos que podem atrapalhar a continuidade dos negócios, o que é essencial diante da pandemia do coronavírus, em o número de cibercrimes está aumentando. 

Assim, é possível avaliar constantemente a segurança dos dados e, em casos de problemas detectados, a empresa pode criar um plano de contingência para lidar com serviços críticos e recuperá-los o mais rápido possível. 

Acompanhar métricas

Definir métricas para que seja possível alcançar todos os objetivos da empresa é mais importante do que nunca. A governança auxilia as organizações a obter um maior controle sobre diversos indicadores importantes para os negócios, como as métricas de produtividade, que podem ajudar na identificação de falhas e necessidades nos processos produtivos. 

Dessa forma, as empresas conseguem implementar melhorias e otimizar o desempenho de toda a equipe. 

Otimizar recursos

Independente do tamanho e setor, as empresas precisam ter um controle eficiente de seus recursos, principalmente diante do cenário do mercado atual, em que o poder de compra dos consumidores está instável e mudanças bruscas nas demandas estão acontecendo.

Ao contar com o auxílio da governança, a TI consegue realizar uma melhor avaliação dos recursos disponíveis, para utilizá-los de forma consciente, e planejar a aplicação de novos investimentos de acordo com as necessidades da empresa. Assim, é possível reduzir os desperdícios.

Aumentar a competitividade 

Ao realizar o alinhamento das estratégias corporativas com a governança de TI, as corporações passam a contar com um grande diferencial competitivo. A TI pode auxiliar nos negócios e cria diversas oportunidades, como a otimização de processos, redução de custos, aumento da segurança, entre outros benefícios que são capazes de impulsionar a empresa no mercado e deixá-la à frente de seus concorrentes.

Como você pôde perceber, implementar uma governança de TI é indispensável para que as empresas consigam superar momentos de crise. Ao investir nesse processo, você conseguirá utilizar o potencial total de todas as tecnologias adotadas pela organização para aumentar a geração de valor.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Ciberataques: quais as diferenças entre Phishing e Spear Phishing?

Descubra as principais diferenças entre essas duas ciberameaças. 

Segurança de dados: como manter os dados protegidos em 2024?

Em 2024, a segurança de dados torna-se mais crucial do que nunca! Veja como manter as informações protegidas contra ameaças cibernéticas. 

6 previsões de cibersegurança para 2024

Acompanhe as previsões de cibersegurança para saber quais soluções de proteção ofertar!