BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a Cloud Computing pode ajudar o setor da educação em tempos de coronavírus?

Para as instituições de ensino que estão precisando utilizar a metodologia EAD, um dos principais benefícios da tecnologia em Nuvem é a economia de tempo e dinheiro.

 

Assim como muitas empresas precisaram adotar o home office para que seus colaboradores continuassem executando suas tarefas de casa, as instituições de ensino precisaram buscar por alternativas para que seus alunos pudessem continuar estudando.

Por isso muitas instituições estão adotando a metodologia EAD que, tradicionalmente, é uma alternativa de ensino para aquelas pessoas que buscam adquirir um diploma mas não podem frequentar instituições com modalidades padrão.

Esse modelo oferece horários e turnos flexíveis para que o aluno escolha quando e onde estudar e para o momento atual de isolamento social pode ser uma excelente alternativa para estudantes no geral.

Os alunos de hoje entendem mais de tecnologia e estão aptos a desenvolver qualquer atividade em dispositivos digitais. O avanço tecnológico aconteceu de forma muita rápida. 

Para que o ensino a distância em tempo de coronavírus seja bem-sucedido, no entanto, é fundamental contar com a ajuda de alguns recursos tecnológicos, como a Cloud Computing.

Em sua forma mais simples, a Computação em Nuvem trata da movimentação de dados e programas dos servidores locais para a Internet. Essa migração significa que os usuários podem acessar e compartilhar essas informações em qualquer lugar, a qualquer momento, a partir de múltiplos dispositivos.

Fortaleça o poder de colaboração

Ela também permite o acesso a serviços de tecnologia - como infraestrutura ou plataformas - pela Internet. Como resultado, a TI é muito mais ágil e econômica, abrindo espaço para inovação para empresas e instituições de todos os tamanhos.

Por meio do uso de processos e recursos tecnológicos para melhorar a educação, a Computação em Nuvem é capaz de oferecer a capacidade de atender não apenas educadores e administradores, mas também estudantes que utilizam seus próprios dispositivos.

Para as universidades, um dos principais benefícios da tecnologia em Nuvem é a economia - de tempo e dinheiro. O aproveitamento da Computação em Nuvem elimina a necessidade de compra de software especializado e, como resultado, permite níveis mais altos de flexibilidade no acesso e na escala. Enquanto que para os alunos, a Nuvem abre um mundo de acessibilidade, é possível assistir a aulas, fazer pesquisas, realizar tarefas, entre outras coisas por meio de qualquer dispositivo conectado.

Benefícios

Os maiores benefícios da Computação em Nuvem são acessibilidade e segurança. Com a ajuda da infraestrutura em Nuvem, os agentes educacionais têm uma rede segura que fornece acesso fácil às informações que os alunos precisam.

Mais do que isso, essas redes fornecem um sistema seguro para armazenar detalhes críticos dos alunos - como seus dados pessoais e muito mais. Ao alavancar o poder da Nuvem, os agentes educacionais podem garantir aos possíveis clientes e seus pais que todas as suas informações estão seguras, protegidas e facilmente acessíveis quando necessário.

Elimina o custo de hardware caro

Antes, seria necessário que as instituições de ensino investissem em salas chedas de servidores locais que executavam todos os sistemas e mantivessem todos os dados. Isso poderia ficar caro sempre que a capacidade fosse atingida e novos servidores precisassem ser comprados.

Mas com a maioria dos provedores de nuvem de terceiros, as escolas podem pagar apenas pela capacidade que usam, como um utilitário. Isso não é tudo; em um modelo baseado em Nuvem, as escolas não têm as despesas associadas ao resfriamento, eletricidade e manutenção da sala do servidor. 

Promove acessibilidade e mobilidade

Na Nuvem, os aplicativos podem ser executados em navegadores da Internet, para que escolas e alunos não precisem possuir computadores ou laptops caros; um smartphone ou tablet barato pode permitir o acesso a planos de aula, cursos e livros digitais. A Nuvem também oferece aos professores a capacidade de trabalhar em casa para concluir o trabalho. 

Estimula mais colaboração

A Nuvem oferece integração perfeita entre escolas e departamentos universitários através do compartilhamento de arquivos em qualquer dispositivo, para que os professores não precisem mais de um meio específico para colaborar ou se comunicar com outras pessoas. 

Para os alunos, o poder da colaboração também é fundamental quando se trata de aprender. Os alunos podem trabalhar em salas de aula virtuais, comunicando-se com alunos distantes, em tempo real.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.