BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Chief Internet of Things Officer: seus clientes sabem a importância desse profissional?

Esse profissional é essencial para que empresas sejam capazes de adotar a IoT em suas estratégias de negócios.

 

Chief Internet of Things Officer: seus clientes sabem a importância desse profissional?

 

 

A transformação digital tem mudado o ambiente de trabalho de diversas corporações. Atualmente, para se manter no mercado, é necessário contar com diversas tecnologias, capazes de agilizar processos produtivos e modernizar rotinas de trabalho.

A mobilidade tornou possível o acesso facilitado de usuários por meio dos dispositivos móveis, a Nuvem aprimorou o armazenamento de dados corporativos e facilitou o investimento em inovações, como a Inteligência Artificial (AI) e a Internet das Coisas (IoT). Em resumo, a tecnologia está mais acessível e presente nas empresas.

Os objetos inteligentes conectados passaram a fazer parte de toda a rotina da sociedade, graças à IoT e, cada vez mais, terão grande influência nas atividades profissionais e pessoais.

No mundo dos negócios, a Internet das Coisas está impactando todos os segmentos do mercado, transformando a forma como as empresas interagem com seus clientes, fornecedores, parceiros e equipes internas.

Os objetos inteligentes são capazes de prover informações que até então não existiam ou demandavam muito esforço para se obter. Ter esse tipo de dado em mãos tem transformado as formas de se fazer negócio. Eles permitem que as empresas tomem decisões mais assertivas e criem estratégias de vendas mais direcionadas.

No entanto, para viabilizar esse tipo de inovação nos negócios é necessário investir na adoção de sensores inteligentes, plataformas de gerenciamento, entre outros recursos. Além disso, é preciso contar com profissionais capacitados para analisar e gerenciar as informações para que seja possível extrair insights valiosos e trazer os benefícios para os negócios.

Isso apenas será possível quando as empresas passarem a incluir em suas equipes um novo profissional, o Chief Internet of Things Officer.

Chief IoT Officer é um profissional relativamente novo nas empresas, ele é responsável pelos produtos que suportam a Internet das Coisas (IoT), assim como pelas questões que envolvem seus desenvolvimentos e implementações para que tenham um melhor desempenho e possam apoiar os objetivos e metas da empresa.

Sua revenda deve estar pronta para apoiar os clientes no momento de reavaliar suas estratégias de negócios após a inclusão dessas novas tecnologias no ambiente de trabalho. É necessário que eles percebam a importância desses novos papéis, entendendo que as equipes tradicionais de produtos estão se tornando obsoletas.

As novas equipes precisam ter à disposição tecnologias de ponta, experiência em eletrônica e conhecimento em ciência de dados. No entanto, a maioria das empresas ainda não contam com profissionais específicos para gerenciar toda a infraestrutura.

O Chief IoT Officer entra nesse cenário justamente para ajudar seus clientes a transformarem em realidade todas as promessas da IoT na transformação digital dos negócios.

As responsabilidades do Chief IoT Officer podem variar de acordo com o tamanho e segmento da organização e seus modelos de negócios, mas algumas de suas funções podem ser consideradas pelos seus clientes ao buscarem por esse profissional. São elas:

  • Alinhar a visão corporativa à realidade IoT. É papel do Chief IoT Officer educar executivos sobre as implicações comerciais da IoT nos negócios;
  • Escolher as tecnologias adequadas para a empresa. Identificar as tecnologias certas e integrá-las nas implementações;
  • Analisar as implicações comerciais relacionadas à IoT. Esse profissional é capaz de minimizar os investimentos iniciais, diminuir riscos potenciais, além de determinar de forma mais rápida como a implantação deve ser conduzida;
  • Determinar como os produtos IoT afetam a privacidade e a segurança dos dados internos e dos clientes;
  • Garantir que o uso da IoT não coloque em risco dados críticos dos negócios ou de clientes;
  • Determinar como os produtos da IoT podem impulsionar as vendas e os esforços de marketing da empresa por meio de dados analíticos;
  • Incorpora dados da IoT para melhorar o atendimento e suporte ao cliente, garantindo a satisfação do consumidor;
  • Trabalhar com pesquisa e desenvolvimento para projetar e implementar esforços de IoT que possam auxiliar a empresa a atingir suas metas e objetivos.


A percepção das empresas sobre a importância de contar com um Chief IoT Officer em sua equipe está aumentando à medida que a adoção da IoT nos negócios também se populariza.

No entanto, ainda há poucas organizações que investem em um profissional especializado para ocupar esse cargo. Por isso, sua revenda deve incentivar seus clientes a escalarem esse profissional para que possam, cada vez mais, utilizar as iniciativas da IoT nas estratégias dos negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.