BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Certificação em TI: 5 motivos para capacitar funcionários

Saiba quais são as vantagens de oferecer cursos especializados para a equipe de TI e como eles podem trazer vantagem competitiva para seus clientes.

O mercado de tecnologia está em constante mudança e, por isso, exige que os profissionais busquem sempre por certificações para conseguirem se manter atualizados com as novas tecnologias e aprimorarem suas carreiras. Por meio delas, torna-se mais fácil conseguir uma melhor colocação no trabalho, pois, a maioria das empresas têm percebido a grande importância das certificações para sua equipe.

As certificações são indispensáveis para os profissionais se destacarem de seus concorrentes e serem capazes de demonstrar sua capacidade para atender às novas demandas do mercado. Elas ainda complementam seus conhecimentos, tornando-os especialistas em áreas específicas.

Pensando nisso, muitas empresas estão em busca de capacitar suas equipes. Dessa forma, podem contar com funcionários preparados, o que permite melhores resultados e reputação no mercado, resultando no crescimento geral da corporação.

Confira outras vantagens que investir na certificação de colaboradores pode trazer para seus clientes:

1. Vantagem competitiva

O mercado de TI tem crescido de forma acelerada nos últimos anos e promete evoluir ainda mais devido ao surgimento frequente de novas tecnologias modernas e que passam a ser indispensáveis para a rotina de trabalho das empresas. Por isso, preparar a equipe para lidar com as novas soluções tecnológicas torna-se necessário para continuar no mercado.

Aquelas empresas que conseguem se adaptar primeiro às novidades passam a ter mais potencial para entregar seus produtos/serviços de forma eficiente e com maior qualidade, possuindo assim vantagem competitiva.

2. Colaboradores mais produtivos

Ao contar com um conhecimento técnico e especializado em determinadas áreas, os funcionários conseguem aprimorar sua produção, reduzindo o gasto de tempo com contratempos e falhas que poderiam ocorrer quando a equipe não está preparada para lidar com determinadas tecnologias.

Assim, aquelas empresas que investem em qualificar seus colaboradores, podem esperar por uma equipe mais alinhada e produtiva.

3. Redução de falhas

As certificações em TI oferecem conhecimento aprofundado para que os profissionais adquiram domínio em determinadas áreas. Eles passam a estar mais treinados e preparados para garantir o melhor trabalho para cada atividade que realizam.

Por isso, empresas que lidam com muitos problemas de indisponibilidade de seus sistemas, por exemplo, e que acabam tendo diversos prejuízos com a inoperabilidade dos funcionários e processos, podem focar em certificações que preparem os profissionais para evitar o problema. Assim, as interrupções serão minimizadas, reduzindo as falhas e prejuízos para os negócios.

Me interessei

4. Maior comprometimento dos colaboradores

Muitas vezes, por não ter o preparo necessário para determinadas tarefas, os funcionários podem se sentir desmotivados, diminuindo o engajamento com seu trabalho. A certificação é um excelente método para motivar a equipe, pois é capaz de proporcionar maior conhecimento para que os profissionais evoluam em suas carreiras e consigam cargos mais altos e melhores condições de trabalho.

Portanto, promover as certificações e a dar oportunidade para os funcionários, ao invés de contratar novos colaboradores especializados é uma forma das corporações motivarem sua equipe a darem o melhor de si em seu trabalho.

5. Inúmeros cursos e preços

Muitas empresas podem considerar cursos prejudiciais a rotina de seus colaboradores, além de altos custos para o orçamento com o setor. Entretanto há uma variedade de instituições que fornecem treinamentos para as corporações com ofertas flexíveis que atendam às necessidades específicas de cada uma.

Assim, é possível incluí-los no cronograma dos funcionários sem atrapalhar suas rotinas de trabalho ou o orçamento da empresa, o que exige mudar a cultura corporativa em relação às certificações, passando a considerá-las um investimento e não gastos desnecessários.

As certificações, assim como as demais atividades realizadas dentro das empresas, devem ser encaradas como um processo. Elas devem se tornar parte da cultura corporativa para passarem a ser contínuas e consideradas essenciais. Apenas assim será possível perceber a evolução dos funcionários a longo prazo.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.