BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

BYOD e Cloud computing: combinação perfeita para as empresas

Essa tendência ajuda as organizações a inovar o ambiente de trabalho e a desenvolver estratégias mais eficientes para alcançar ainda mais clientes.

BYOD e Cloud computing: combinação perfeita para as empresas

 

A tendência BYOD, responsável pela incorporação de dispositivos móveis pessoais ao ambiente de trabalho, traz diversos benefícios tanto para as empresas, como para seus funcionários. Essa crescente demanda por mobilidade tem trazido diversos desafios para os gestores de TI, principalmente em relação ao gerenciamento dos sistemas corporativos e dispositivos dos colaboradores.


Enquanto as empresas estão apostando cada vez mais nesse fenômeno, as equipes de TI estão preocupadas em buscar soluções na nuvem para tornar esse processo mais vantajoso e seguro. Incorporar esses dois elementos, BYOD e Cloud, e criar uma estratégia pode otimizar e proteger o ambiente corporativo.


Quando se trata de utilizar dispositivos móveis na empresa ou para trabalhar remotamente, a principal preocupação continua sendo a segurança, pois torna-se um ponto de acesso mais fácil para possíveis invasões e não há garantias de que cada dispositivo conectado à rede corporativa está livre de perigos. Por isso, utilizar a nuvem para realizar o processamento e armazenamento de dados torna-se uma ótima alternativa, visto que todos os processos seriam realizados fora do dispositivo móvel - garantindo a segurança e o controle de acesso. Além disso, não há necessidade de se preocupar com a capacidade limitada de memória do dispositivo, pois utilizar o armazenamento em nuvem, elimina a necessidade de mover dados para os dispositivos e sobrecarregá-los.

 

Além disso, a Cloud Computing oferece ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis que podem reforçar a segurança desses aparelhos. Por exemplo, caso o smartphone de um funcionário seja roubado, através de ferramentas disponíveis na nuvem, é possível bloquear o acesso, deletar arquivos e até tentar localizá-lo.


O MDM (Mobile Device Management), gerenciamento de dispositivos móveis é a ferramenta que permite estender as políticas de segurança na nuvem para os dispositivos móveis. Ele fica responsável por monitorar, integrar e gerenciar smartphones e tablets, além de possibilitar o uso de Hypervisors para separar os dados pessoais dos dados corporativos e permitir a limpeza remota no caso do dispositivo roubado.


Para acertar na escolha na hora de implementar o MDM, três características são indispensáveis: o provisionamento do dispositivo e instalação; limpeza remota e as políticas de segurança. O MDM ainda garante automação para os processos, ajudando a gestão de TI a centralizar a segurança e executar o gerenciamento de forma mais eficiente.


Diversas funções podem ser controladas a partir desse sistema, como a identificação de dispositivos não pertencentes à rede corporativa e a rápida inclusão deles no gerenciamento; a análise de conteúdos, integrando web e e-mails, para evitar ciberataques; prover dispositivos para acesso seguro e que possibilitem o monitoramento centralizado, entre outras.


Para garantir a proteção da informação, as técnicas de segurança devem incluir firewall, antimalware, senhas fortes e procedimentos de bloqueio e limpeza de dados de forma remota. Usar gateways entre dispositivos móveis e a rede da empresa também é essencial. É importante para a TI garantir que o provedor de nuvem ofereça segurança centralizada na nuvem quando os usuários finais usam dispositivos móveis para acessar dados corporativos.

 

Outra vantagem que a nuvem oferece para a prática BYOD está relacionada ao uso de energia do dispositivo. Cálculos intensivos necessários para novos serviços e para acessar aplicações pesadas de negócios pode descarregar a energia do aparelho rapidamente. A nuvem pode ser usada para abrigar a CPU (Central Processing Unit), a unidade de processamento central, para fazer os cálculos e, em seguida, enviar os resultados para o dispositivo móvel. Isso evita que ele necessite de carga constantemente.

 

A partir dos benefícios que o ambiente virtual pode trazer para o uso de BYOD, a produtividade dos funcionários aumenta ainda mais. Interrupções e perdas de trabalhos já realizados também deixam de ser um problema, pois caso ocorra algum problema com o aparelho, ou nos casos de perda e roubo do aparelho, nenhum trabalho é perdido - tudo estará salvo na nuvem, assim, basta que o colaborador utilize outro dispositivo.

 

Conheça a ForeScout

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.