BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

As vantagens do Backup Cloud-to-Cloud para os dados de seus clientes

Além de diminuir gastos, realizar cópias de segurança na nuvem pode ajudar as empresas a automatizarem o processo de backup e garantir uma proteção reforçada de suas informações.

 

As vantagens do Backup Cloud-to-Cloud para os dados de seus clientes

 

O backup Cloud-to-Cloud permite que as empresas copiem dados armazenados de um serviço em nuvem para outro, mantendo assim as informações em diferentes locais. Esta abordagem é feita automaticamente e a segurança dos dados é redobrada, tornando-os mais fáceis de gerenciar e recuperar caso alguma falha aconteça.

A grande vantagem do backup na nuvem em relação aos antigos backups realizados em servidores é a redução e otimização de custos pelo fato de não precisar de investimento em hardware e nem de espaço físico próprio. Manter equipamentos locais gera despesas e mão de obra especializada. Na Cloud, os servidores estão online e fora das empresas contratantes, o que reduz os gastos sem diminuir o nível de qualidade na entrega da solução.

Companhias com menores investimentos e que utilizam a nuvem pública podem, também, utilizar outros modelos públicos para realizar suas cópias de segurança de dados. Já aquelas corporações que utilizam a nuvem privada podem optar ferramentas para fazer o backup e restaurar suas aplicações, assim também é possível economizar dinheiro e melhorar operações.

As aplicações de Software como um Serviço (SaaS) tornaram-se uma alternativa muito usada pelas empresas para diminuir a sobrecarga do sistema, esta que é causada pelos diversos serviços de TI utilizados (como e-mail, CRM e outros). Elas são ótimas opções para empresas que desejam arquiteturas altamente escalonáveis e redundantes para mitigar falhas naturais e mecânicas. Porém, estas aplicações também precisam de cópias de segurança, pois, ainda que provedores de serviços realizem a recuperação de dados, normalmente isso é feito para benefício próprio. Portanto, caso sua empresa precise recuperar dados críticos, ela poderá ter dificuldades em consegui-los de volta.

O Cloud Backup permite gerenciar a recuperação de dados de aplicativos baseados em nuvem de diversas formas:


- Efetua backup dos dados em nuvens SaaS e PaaS para centros de dados seguros autorizados ou para o seu próprio data center.

- Escolhe a frequência e a granularidade dos backups em uma fonte de dados para garantir que eles estejam protegidos e, caso seja necessário, utilizá-los para conformidade e continuidade de negócios.

- Define e alcança os objetivos de tempo de resgate e o ponto de recuperação de acordo com as necessidades da empresa.

- Armazena todos os dados de forma segura e criptografada para que usuários sem autorização não tenham acesso às informações de backup.

- Mantém o acesso aos dados mesmo que a assinatura SaaS ou PaaS seja cancelada.

- Cumpre todos os requisitos regulamentares e de conformidade.

O funcionamento é simples e automatizado, basta realizar o agendamento de rotina, assim os dados serão replicados para a Cloud e, em caso de perda, poderão ser recuperados. As ferramentas de backup na nuvem realizam um backup local e só depois de concluir a rotina de backup é que se inicia a cópia para a nuvem.

Os provedores oferecem diferentes planos e capacidades de armazenamento, por isso, a empresa pode escolher aquele que possui o tamanho que realmente precisa.Conheça o BlueSky

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.