BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

As 6 principais aplicações de Inteligência Artificial nas empresas

Essa tendência pode ser um grande diferencial nos negócios. Saiba como utilizá-la para conseguir melhores resultados.  

 

 

A quantidade de dados gerados em meios digitais não para de crescer. Isso tem feito com que as empresas recebam e precisem lidar com informações a todo o momento, seja de clientes, fornecedores e até mesmo de seu pessoal interno.

Para serem capazes de extrair o que é importante desse grande fluxo de dados e se diferenciar no mercado, elas precisam adotar softwares e máquinas com comportamento inteligentes.

Devido a isso, a Inteligência Artificial tem feito cada vez mais parte da rotina das empresas que querem analisar de forma efetiva essas informações para sair na frente da concorrência e extrair insights realmente significativos para os negócios.

Por isso, elas estão apostando em ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, que conseguem aprender e se adaptar rapidamente para potencializar os resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo.

As tecnologias baseadas em AI trouxeram diversos benefícios para o dia a dia corporativo, elas permitem que as empresas integrem suas soluções para automatizar processos e conseguir executar tarefas com mais simplicidade.

Nesse contexto, a AI consegue agilizar as atividades corporativas, minimizar erros e garantir maior eficácia às organizações. Além disso, é possível utilizá-la para solucionar problemas, evitar repetições e retrabalhos, conseguir maior precisão e acertos, entre outros benefícios.

Agora que você conhece alguns dos benefícios proporcionados por essa tecnologia, é necessário conhecer quais são as melhores formas de utilizar a AI nas organizações. Pensando nisso, preparamos esse artigo com as 6 principais aplicações da Inteligência Artificial nas empresas. Confira!

6 principais aplicações da AI nas empresas

1. Gestão

A Inteligência Artificial é capaz de conectar todas as informações da empresa e, assim, melhorar a comunicação como um todo. A partir disso, os gestores conseguem tomar melhores decisões baseadas em pontos críticos e na solução de problemas.

2. Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Os algoritmos de PLN podem tornar o dia a dia das empresas mais prática. Por meio deles, é possível encontrar documentos de forma mais rápida, mesmo que eles estejam em ambientes físicos.

Dessa forma, as chances de alguma informação passar despercebida pela empresa diminuem.

3. Chatbots

Os sistemas conversacionais como o chatbot podem conversar com os usuários de forma natural por meio de uma linguagem pré-programada. Eles são capazes de reconhecer informações e reproduzirem o comportamento humano.

As empresas podem utilizá-los integrados a outras ferramentas e a seus bancos de dados. Assim, conseguem liberar a equipe para realizar tarefas mais estratégicas para os negócios, automatizando rotinas simples.

Por meio do chatbot é possível melhorar a experiência dos clientes e deixar diversos serviços mais rápidos.

4. Predições

Ao utilizar a AI em seus processos, as empresas conseguem otimizar suas análises de dados, gerando previsões para o comportamento dos clientes em determinadas situações.

Por meio dessas predições, a empresa terá informações mais precisas para prever cenários e resultados, os quais podem ser usados para determinar quais caminhos a empresa deve seguir e aprimorar as estratégias corporativas.

5. Vendas e marketing

Ligada ao item anterior, a partir dos dados captados pelas análises baseadas em AI, é possível ter à disposição informações mais precisas.

Desse modo, a empresa pode utilizar o resultado dessas análises para melhorar a qualidade do atendimento aos clientes e criar estratégias de vendas e campanhas de marketing mais personalizadas de acordo com cada tipo de consumidor.

6. Segurança

A Inteligência Artificial pode ser aliada da cibersegurança das organizações para evitar fraudes e ataques digitais. Por meio da AI, a empresa pode desenvolver algoritmos antifraude e que sigam suas políticas de segurança para serem incorporados a sua infraestrutura.

Dessa forma, é possível avaliar o comportamento dos usuários e cruzar múltiplos dados para identificar possíveis ameaças ou fraudes que ainda não tenham sido documentadas.

De modo geral, a tecnologia tem ajudado as empresas a melhorarem seus processos para se tornarem mais competitivas no mercado. A Inteligência Artificial é uma tendência que está conseguindo cada vez mais destaque nessa missão. Aquelas empresas que já a implantaram, são capazes de otimizar com mais eficácia o ambiente corporativo e causar grande impacto nos negócios. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui! 

4 dúvidas de AI que seus clientes podem ter

Seus clientes querem levar a AI para seus negócios, mas não sabem como fazer isso. Sua revenda pode ajudar!