BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

A transformação digital e o DaaS como diferencial competitivo

Entenda como o Desktop as a Service e suas ferramentas ajudam no crescimento dos negócios.

O processo de transformação digital apresenta cada vez mais desafios aos CIOs de empresas, que devem buscar formas de tornar os processos de trabalho mais eficientes, considerando a dinâmica entre pessoas, organização e dispositivos. Os desafios se intensificam ainda mais com a atual instabilidade econômica, que exige uma redução de custos que não causa a queda da capacidade competitiva do negócio.

Uma das formas de conquistar esta dinâmica, atualmente, é por meio de maior inteligência nas estratégias do negócio, o que, muitas vezes, acaba resultando em sua completa reestruturação. Assim, a transformação digital promove uma mudança de estratégia por meio do emprego em novas áreas e otimização dos recursos já utilizados.

Entre as possibilidades da atualidade está o DaaS, sigla para Desktop as a Service, solução que permite ao desktop tradicional (hardware) e os softwares que o complementam (sistema operacional, de segurança, de produtividade, entre outros) serem substituídos por um provedor de serviços que oferece essa infraestrutura por meio de modelos como a computação em nuvem e a virtualização.

Com o DaaS é possível garantir que as empresas tenham acesso remoto aos dados pessoais que costumam ficar salvos na área de trabalho de seus equipamentos. Assim, ele funciona da mesma forma como a rede interna que conecta computadores, mas sem a necessidade de que a máquina de origem dos dados esteja ligada, uma vez que os arquivos são automaticamente virtualizados.

Além destes, o Desktop as a Service oferece diversos benefícios. Confira os principais entre eles:

Maior performance: a virtualização de desktops amplia as possibilidades, colocando à disposição muitas aplicações que, com desktops físicos, não seriam possíveis, com melhores conexões, alta performance para discos de SSD e execução por meio de placas GPU e memórias com maior capacidade, dependendo apenas da qualidade do servidor.

Ao contrário de uma infraestrutura local, que depende de um conjunto de computadores de última geração em todas as pontas, a virtualização direciona o investimento para os servidores, permitindo um aumento na produtividade e a redução dos gastos com compra e manutenção de máquinas.

Facilidade de gerenciamento: como os sistemas de Desktop as a Service são desenvolvidos com base em configurações já existentes, eles chegam aos clientes já com os os softwares da empresa pré-instalados, os sistemas operacionais atualizados, com antivírus e configurações de rede. Desta maneira, o desktop virtual chega pronto para ser utilizado por novos usuários.

Além disso, é possível ainda que as equipes de TI acessem desktops remotamente, caso seja necessário oferecer algum suporte ou executar alguma reciclagem e integração no desktop virtual.

Alta disponibilidade: o fato de a virtualização permitir acesso remoto e em decorrência das definições de backup que fazem parte dos DaaS, a disponibilidade de informações, dados e configurações é maior, uma vez que o terminal é irrelevante, o equipamento pode ser rapidamente substituído e não afetar a produtividade.

Outro diferencial vantajoso em relação à disponibilidade sobre os desktops tradicionais é a possibilidade de fazer backup e replicar Desktops, agilizando os processos de recuperação em caso de falhas no sistema operacional.

É importante destacar que cabe ao fornecedor ou revenda o gerenciamento das responsabilidades de back-end do armazenamento de dados, backup, segurança e atualizações. Dependendo do contrato de prestação de serviços, mesmo o gerenciamento de imagens de mesa, aplicativos e segurança podem ser transferidos do contratante para quem está oferecendo o pacote de DaaS.

Assim, o que percebemos é que a capacidade das empresas em competir no mercado de trabalho cresce por ser possível dinamizar os processos internos, reduzir o tempo de inatividade em caso de falhas, aumentar a produtividade e reduzir gastos de recursos.

As infraestruturas virtualizadas de desktop são ainda mais eficientes quando é possível adquirir todos os softwares e aplicações necessários por meio de uma única plataforma, garantindo a conformidade entre os sistemas de segurança, servidores e demais elementos, garantindo compatibilidade e tirando o máximo da solução.

É assim que a Microsoft trabalha, oferecendo todos os elementos necessários para que o DaaS adotado pelas empresas seja eficiente, com o maior custo-benefício e vantagem competitiva, tudo isso por meio da Nuvem do Azure.

Apenas uma plataforma completa pode extrair o máximo do que a transformação digital pode oferecer para sistemas de Desktop as a Service e colocar as empresas um passo à frente no processo de transformação virtual e de aumento da produtividade e lucratividade que dela resulta.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!