BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

A TI nas empresas: as dificuldades em observar resultados no ambiente corporativo

Confira algumas soluções para melhorar a percepção da influência da TI nos resultados da empresa.

 

A TI nas empresas: as dificuldades em observar resultados no ambiente corporativo

 

Apesar do crescente desenvolvimento tecnológico, as aplicações práticas e impactos do uso de novas ferramentas só são percebidos quando ocorre alguma falha, colocando grande parte dos resultados e benefícios em segundo plano e prejudicando a percepção da necessidade de sua utilização.

A Tecnologia da Informação enfrenta grandes dificuldades no mundo dos negócios em decorrência dessa falta de percepção de sua importância para a geração de valores no ambiente corporativo, sendo um reflexo de um conjunto de fatores e da postura que é adotada, em grande parte das vezes, pela própria administração empresarial sobre o departamento de TI.

Grande parte dos problemas enfrentados pela TI podem ser solucionados, ainda que o processo de resolução dos problemas não possa ser considerado fácil em todos os seus aspectos no momento de serem implementados pelos gestores. Muitas das soluções a serem aplicadas para um melhor desenvolvimento e percepção dos resultados oferecidos pela TI exigem grande esforço dos variados níveis gerenciais de uma organização.

Um dos primeiros pontos a serem analisados é o excesso de foco dos gestores de TI nas tecnologias. Ainda que os serviços desempenhados pela TI exijam ferramentas, é necessário manter como foco principal o Negócio. Toda e qualquer tecnologia aplicada em uma corporação está lá como suporte para o aumento da eficiência dos negócios praticados, de maneira que a TI deve ser entendida como um conjunto de elementos: tecnologia, processos e pessoas, que devem trabalhar em harmonia entre si e alinhados às metas da corporação da qual fazem parte.

Outro ponto a ser destacado é a falta de links que relacionem o serviço do negócio e o serviço de TI que oferecem suporte a eles, essencial para que seja possível determinar os impactos positivos e negativos que a existência ou inexistência de um serviço de TI pode causar ao negócio, principalmente do ponto de vista financeiro e administrativo, oferecendo um panorama da aplicação de recursos e eficiência dos processos internos da organização.

Estabelecer esse relacionamento entre serviços de TI e serviços do negócio depende, principalmente, do desenvolvimento de um portfólio de serviços que respeite e esteja adequado à estratégia da corporação, contando com todos os serviços oferecidos aos clientes. É por meio deste catálogo de serviços que pode-se observar qual serviço é responsável por cada parcela de custos e lucros registrados no financeiro.

A indisponibilidade de um serviço que consta no catálogo, independentemente do motivo de sua indisponibilidade (falha humana, falha no equipamento, escassez de funcionários, quedas de energia) resulta em um impacto financeiro e deve ser compreendida pela administração. O detalhamento da indisponibilidade, os motivos de sua ocorrência e os clientes que ela afetou, são essenciais para que a administração possa evitar sua recorrência e, consequentemente, os impactos negativos no funcionamento, posicionamento de mercado e no financeiro da empresa.

No entanto, o detalhamento dos serviços de TI não deve ser utilizado apenas em casos de falhas. A compreensão de cada um dos serviços oferecidos para clientes e aplicados dentro da própria empresa é essencial para que os gestores possam observar a importância de cada um deles para o negócio.

É compreendendo o funcionamento, processos e direcionamentos dos serviços de TI que a corporação conseguirá visualizar os resultados que ela produz. Estabelecendo dashboards gerenciais detalhados e que demonstram em granularidade os serviços do negócio e os serviços de TI que os integram, será possível entender melhor a função da TI em uma corporação, principalmente do ponto de vista financeiro e administrativo.

Organizar os negócios de TI em um painel gerencial unificado permite não só a visualização dos valores entregues, mas também a percepção dos possíveis desalinhamentos estratégicos com o negócio. Entretanto, é essencial que o dashboard gerencial seja composto por dados confiáveis.

Ações baseadas em dados confiáveis garantem a obtenção de bons resultados e manutenção da credibilidade das soluções de TI, assegurando respostas mais objetivas e eficientes aos processos dos negócios. Com isso, oferecem maior rapidez e flexibilidade frente às mudanças que podem se apresentar.

Esses são apenas alguns dos elementos que auxiliam no estabelecimento de uma perspectiva real dos resultados apresentados pelos serviços de TI para os serviços de negócios, que podem ser complementados por diversas ferramentas e consultorias desenvolvidas para facilitar essas implementações.

Com todo o auxílio que as próprias tecnologias oferecem para o alinhamento estratégico e para uma melhor visualização dos resultados passa a ser possível tomar consciência do alinhamento entre negócios e TI, permitindo o crescimento da corporação por meio do reconhecimento e valorização dos benefícios que a Tecnologia da Informação oferece.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: