BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

A inserção das tecnologias na sala de aula

Como a sala de aula virtual e ferramentas de ensino digital podem auxiliar no ensino de crianças, jovens, adultos e funcionários de empresas.

A sala de aula virtual é, geralmente, disponibilizada para plataformas de educação a distância (EAD). Para isso, é utilizado um sistema de e-learning. Esses ambientes virtuais de aprendizado trazem a promessa de maior acessibilidade e facilidade no compartilhamento de informações, tornando a educação mais proativa.

As transmissões, por meio da internet, dos conteúdos discutidos em cada aula, e a possibilidade que a rede oferece de buscar informações complementares, de qualquer região e cultura do mundo, permite que os temas sejam abordados de maneira mais profunda. Assim, os meios eletrônicos que constituem uma sala de aula virtual se colocam como pontos de partida para uma maior difusão e democratização dos conhecimentos.

Em aulas virtuais, o conteúdo programático do curso é dividido em módulos, estabelecendo, antes de seu início as etapas a serem cumpridas pelos estudantes, de forma que o curso se construa de maneira flexível e adaptativa às necessidades de aprendizagem de cada aluno. É esta metodologia pedagógica que serve de base na escolha das tecnologias a serem aplicadas.

É possível utilizar em salas virtuais e-mails, textos e imagens digitalizadas, fóruns, chats e áreas de compartilhamento de documentos e links externos, além de vídeo e teleconferências, entre tantas outras tecnologias que permitem maior contato entre alunos, professores e conteúdos mesmo no EAD.

Esse novo método de ensino, o virtual, ainda que mais comumente aplicado ao ensino superior, pode ser utilizado em escolar, cursos livres e treinamentos, podendo ser oferecido por instituições educacionais, empresas, fornecedores ou especialistas. Na área de TI, geralmente são relacionados às especializações profissionais ou para o uso de uma solução já existente no mercado.

Mais do que o compartilhamento de informações rápido e maior acessibilidade, recorrer ao ensino em salas de aula virtuais pode promover o engajamento e um experiência mais ativa de aprendizado, principalmente por meio de áudios, vídeo e ferramentas de interatividade.

Pensando, mais objetivamente, nos benefícios que a sala de aula virtual pode oferecer, é possível apontar como os principais os seguintes:


Flexibilidade de horários e espaço

Com o ensino remoto e com a disponibilização dos conteúdos em plataformas digitais, o aluno passa a ser capaz de acessar as aulas em qualquer horário que tenha livre e de qualquer lugar do país, não sendo necessário ir até uma instituição de ensino, mas podendo acessar as matérias de casa.

Por meio destas flexibilidades é oferecida, também, maior autonomia. Isso porque o aluno pode seguir seu próprio ritmo de aprendizado e porque algumas ferramentas permitem identificar os pontos de maior dificuldade, personalizando a apresentação de informações para auxiliar o estudante na escolha das prioridades.


Conteúdos sempre atualizados

Por não apresentar conteúdos impressos, mas sim textos digitalizados, vídeos e áudios, caso seja necessário corrigir ou atualizar uma informação só é necessário ao professor editar a informação.


Maior alcance

Sem as limitações do espaço físico de uma sala de aula, o ambiente virtual permite que as aulas alcancem um maior número de pessoas, além de permitir uma expansão ilimitada do número de pessoas alcançadas.


Acompanhamento de rendimento

As plataformas de sala de aula virtual permitem um maior controle da participação das atividades, entrega de trabalhos, frequência e notas, garantindo um cálculo mais preciso do rendimento dos alunos e tornando mais visível seu progresso e suas dificuldades. Além de garantir que o aluno tenha acesso ao mesmo controle e a um feedback mais preciso sobre sua evolução.

Esses e outros benefícios são oferecidos pela Microsoft, que se preocupa em criar maior imersão e inclusão nos processos de aprendizado por meio da oferta de soluções de sala de aula virtual, de comunicação entre professores e estudantes e de gestão de instituições de ensino.

Por meio das funções do Windows 10 e do pacote Office 365, a empresa desenvolve uma central de soluções voltadas unicamente para a área da educação, oferecendo ao processo de ensino e aprendizado todas as facilidades necessárias, pensando não apenas no ensino à distância, mas também nos benefícios que as tecnologias oferecem para as salas de aulas físicas e para o ensino, treinamento e aperfeiçoamento no ambiente empresarial.

Ainda que possa parecer que a sala de aula virtual oferece benefícios unicamente para o ensino a distância, a aplicação das ferramentas disponíveis podem ser um complemento de grande impacto no ensino presencial, oferecendo ferramentas para inserir o ensino no contexto digital vivenciado pelos alunos. São ferramentas que permitem trabalhar sua criatividade e novas habilidades, favorecendo o aprendizado em todas as fases da vida.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 benefícios da virtualização para empresas

Confira cinco benefícios da virtualização e veja se ainda vale a pena investir nesta ferramenta tecnológica. 

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G!