BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

7 tendências tecnológicas para revendas de TI acompanharem em 2021

Após um ano de incertezas e desafios, algumas tecnologias se destacam como fundamentais para auxiliar as empresas a continuarem o processo de digitalização.  

É unanime que 2020 foi um ano atípico na vida das pessoas e também para o mercado de forma geral. A pandemia do coronavírus, além das questões de saúde, gerou uma grande crise para todos os setores e exigiu que as empresas se adaptassem ao “Novo Normal” para continuarem operando. 

Não há dúvida ainda que a tecnologia teve papel vital para que as empresas pudessem contornar os desafios e garantir a continuidade de seus negócios. Recursos de Cloud Computing, análises de dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, entre outras, foram indispensáveis para que colaboradores pudessem trabalhar mesmo a distância. 

Com isso, muitas organizações precisaram acelerar a Transformação Digital para acompanhar toda essa modernização e tornar seus negócios digitais. Portanto, em 2021, as tecnologias que estarão em alta são justamente aquelas que podem ajudar as organizações a serem mais flexíveis e ágeis diante das novas situações do mercado. 

O momento é de resiliência operacional em todas as funções de negócios e as tendências de TI irão continuar sendo indispensáveis para aquelas empresas que querem continuar evoluindo.  

Para ajudar sua revenda de TI a oferecer as soluções tecnológicas corretas aos clientes, preparamos este conteúdo com as principais tendências tecnológicas para ficar de olho em 2021. Confira a seguir: 

7 tendências tecnológicas para 2021 

1 – Infraestrutura 5G 

A tecnologia 5G já foi iniciada em vários países no ano passado e sua popularização irá continuar em 2021. Ela terá atualizações de infraestrutura, novos utilitários e aplicativos. 

Essa tecnologia irá impactar diretamente a vida das pessoas e também a mobilidade autônoma e cidades inteligentes. 

2 – Internet de comportamento 

Internet of Behaviors (IoB) ou, em português, Internet de comportamentoé um conceito que tem se popularizado à medida que as tecnologias conseguem captar e interpretar cada vez mais os dados coletados dos usuários.  

 

 

A partir de soluções eficientes de big Data, as empresas estão conseguindo utilizar os insights gerados para influenciar o comportamento humano.   

De acordo com o Gartner, até o final de 2025, mais da metade da população estará sujeita a pelo menos um programa da internet do comportamento, seja comercial ou governamental. 

3 - Experiência total do usuário  

Essa tendência reflete o foco das empresas em garantir uma experiência cada vez mais satisfatória para os usuários, sejam eles funcionários, clientes, parceiros. Segundo o Gartner haverá uma evolução do conceito de “Multi-experiência” para “Experiência total”.  

 Os analistas da consultoria acreditam que as organizações precisam de uma estratégia de experiência total à medida que as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas.  

4 - Nuvem distribuída  

Nuvem distribuída é um modelo que envolve o fornecimento de serviços de nuvem pública para diferentes locais físicos, enquanto a operação, governança e suporte desses serviços permanecem sendo responsabilidade do provedor do modelo público.  

As empresas fornecedoras de serviços em nuvem passarão a oferecer pelo menos algum serviço distribuído nos próximos cinco anos. Segundo o vice-presidente, Burke, a "cloud distribuída pode substituir ambientes privados e fornece nuvem nas bordas. Ela representa o futuro da computação em nuvem. "  

5 - Malha de segurança cibernética  

A pandemia do coronavírus acelerou a Transformação Digital das empresas para que fosse possível garantir a continuidade dos negócios. Devido a isso, o processo foi realizado às pressas e, agora, a maioria dos ativos cibernéticos das organizações estão fora dos perímetros tradicionais de segurança.  

Por isso a malha de segurança cibernética se tornará uma abordagem prática e bem sucedida para garantir o acesso seguro dos recursos em Nuvem e dados corporativos distribuídos dos dispositivos dos usuários.  

A malha de segurança cibernética refere-se a tecnologia que permite qualquer pessoa acessar qualquer ativo digital em segurança, independentemente de onde estiver e qual dispositivo esteja utilizando.  

6 - Hiperautomação  

hiperautomação é a automação de ponta a ponta realizada pelo aproveitamento do poder de várias tecnologias, como RPA, Machine Learning e Inteligência Artificial.  

Essa é considerada uma das principais tendências tecnológicas para 2021. Para o Gartner: “A hiperutomação agora é inevitável e irreversível. Tudo o que pode e deve ser automatizado será automatizado”.   

7 - Inteligência por todos os lugares 

A pandemia impulsionou o comércio online e, para acompanhar o aumento das demandas, muitas empresas passaram a utilizar bots inteligentes. Eles são capazes de sugerir compras, solucionar problemas e realizar o atendimento de muitos clientes de forma simples e rápida. 

Além disso, com o aumento do trabalho remoto, bots que conseguem automatizar tarefas repetitivas também passaram a ser cruciais. 

Desse modo, o IDC aponta que projetos de inteligência artificial estarão ainda mais em alta e em todos os lugares. Em seu relatório, prevê que “em 2023, impulsionado pela meta de incorporar inteligência em produtos e serviços, um quarto das empresas do G2000 adquirirá pelo menos uma inicialização de software de IA para garantir a propriedade de habilidades e IP diferenciados.” 

Essas são algumas das principais tendências tecnológica que marcarão 2021, portanto sua revenda de TI deve acompanhar as atualizações do mercado constantemente para estar preparada para oferecer as soluções corretas para seus clientes. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!