BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

7 técnicas infalíveis de antispam para empresas

O spam é uma técnica maliciosa que voltou a crescer e fazer inúmeras vítimas. Saiba quais os cuidados que as empresas precisam tomar para não ter prejuízos.

 

O spam é um problema antigo mas que ainda é bastante comum entre as empresas em todo o mundo. Essa ameaça tem crescido de forma espantosa no Brasil, seu tráfego triplicou em um período de dois anos.

De acordo com o Internet Security Threat Report (ISTR) da Symantec, o país ocupa a 3º colocação em termos de spam. Esse fenômeno é muito preocupante para as empresas, pois aumenta os riscos de criminosos terem acesso aos dados corporativos.

O aumento expressivo do spam é ocasionado por uma série de fatores, como o aumento de dispositivos conectados à rede corporativa, que permitem o envio e abertura de emails infectados sem limitação.

Devido a isso, os cuidados das empresas contra essa ameaça precisam se intensificar. É necessário investir em soluções que utilizam tecnologias modernas, capazes de detectar com precisão se uma mensagem é spam ou não.

Essas mensagens maliciosas podem atrapalhar o fluxo da rede de seus clientes e gerar diversos contratempos para as operações, acarretando em prejuízos financeiros.

Por isso, é importante tomar algumas medidas para evitar ao máximo a propagação desse tipo de mensagem indesejada. Quer saber como? Aprenda algumas técnicas infalíveis a seguir.

O que é Spam e como ele funciona?

Spam são mensagens eletrônicas indesejadas, que podem conter desde publicidades até códigos maliciosos. Normalmente, eles contêm URLs e arquivos infectados que são utilizados para ataques phishing.

A forma de agir dessa ameaça é por meio de filtros baseados em algoritmos capazes de driblar os métodos de antispam utilizados nos emails corporativos.

Há vários tipos de spam que podem afetar as empresas. Eles são classificados em dois grupos:

  • os menos nocivos: esses, normalmente, são enviados por empresas de propaganda e publicidade de forma não autorizada. Eles são enviados em alta frequência e atrapalham a produtividade dos usuários;
  • os mais nocivos: eles são enviados por entidades maliciosas que se aproveitam da facilidade de se enviar e-mails massivos para pulverizar mensagens com iscas para fisgar usuários despreparados.

Quando o spam é nocivo, ele pode conter mensagens atrativas que despertam a curiosidade dos usuários para clicarem ou baixarem algum arquivo, que na verdade trata-se de um programa malicioso que visa invadir ou danificar a rede das empresas.

Como se defender contra essa ameaça? Conheça 7 técnicas antispam!

Existem diversas técnicas para evitar o recebimento desse tipo de mensagem maliciosa. Atualmente, ainda não é possível acabar com o Spam, mas algumas técnicas são infalíveis para reduzir e controlar o problema. Confira:

1. Filtro de verificação

Uma das principais armas contra o spam, ele permite que a empresa detecte e crie um banco de dados com dados que permitam a identificação de pontos em comum entre as mensagens de spam.

Desse modo, é possível gerenciar os emails, marcando determinadas mensagens como spam e o filtro poderá registrar os servidores que enviaram o email maliciosos, bloqueando-os para envios futuros.

2. Autenticação

Realizar a autenticação de servidores confiáveis é outra tática importante para evitar o recebimento de spam. Por meio dela, a empresa pode gerenciar quais emails serão aceitos, recebendo mensagens apenas de remetentes autenticados por meio de verificações de reputação do DNS.

3. Filtro por DNS

Há um recurso chamado blacklist (lista negra) que registra os servidores que já sofreram punição por terem enviado spam. Assim, ao contar com esse filtro, é possível consultar a lista para verificar se a mensagem recebida é confiável ou não.

Além disso, a empresa pode realizar bloqueios manuais em seu servidor para impedir o recebimento de determinados remetentes que enviam muito spam.

4. Filtro baseado em regras

Este filtro é outra técnica infalível para evitar esse tipo de recebimento. As empresas podem criar listas com palavras-chave que, normalmente, são encontradas em mensagens indesejadas.

Assim, são realizadas varreduras no corpo das mensagens recebidas para detectar palavras da lista. Quando isso acontece, é realizado o bloqueio automático do email.

No entanto, é necessário se ter cuidado com essa técnica, pois emails legítimos podem ser bloqueados por engano caso tenham alguma palavra da lista.

5. Filtro híbrido

O filtro híbrido de spam é capaz de julgar se uma mensagem é maliciosa ou não por meio de uma pontuação que pode ser atribuída a partir de vários aspectos da mensagem.

O email é analisado e julgado, assim caso sua pontuação ultrapasse um limite estipulado, ele é considerado spam. Essa tática é considerada uma das mais eficazes.

6. Filtro baseado em relatos

Esse tipo de filtro é realizado por meio da interação dos usuários da empresa com as mensagens recebidas.

É necessário que os próprios usuários identifiquem e marquem como spam quando receberem mensagens indesejadas. Assim, todos os recebidos do mesmo remetente bloqueado serão automaticamente marcadas como spam.

7. Políticas de segurança

A maioria dos spams nocivos são disseminados a partir de listas públicas de emails. Portanto, é necessário conscientizar todos os funcionários da empresa sobre fornecimento de seus emails.

Ao realizar cadastros em sites duvidosos na internet, o email do usuário pode ser divulgado por pessoas mal intencionadas. Por isso, é preciso estipular regras e políticas de segurança da informação sobre seu uso no trabalho.

Como você pôde ver, há diversos tipos de spams, podendo ser maliciosos ou não. Por isso, é importante evitá-los ao máximo. As empresas devem utilizar ferramentas robustas de proteção para combater esse perigo, mas também aplicar algumas medidas cruciais que podem ajudar a eliminar as ameaças.

Portanto, ao aplicar essas 7 técnicas infalíveis de antispam, seus clientes podem abrir seus emails de forma mais segura e confiável. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!