BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

7 recursos fundamentais para uma solução avançada de prevenção de perda de dados

Para garantir o acesso dos usuários e, o mesmo tempo, proteger com eficiência todos os dados corporativos é necessário encontrar uma solução DLP robusta e avançada. 

 

7 recursos fundamentais para uma solução avançada de prevenção de perda de dados

 

 

Atualmente, realizar a proteção de todos os ativos de uma empresa tornou-se um grande desafio para a TI devido aos inúmeros serviços na Nuvem e dispositivos móveis utilizados. Além disso, cibercriminosos têm desenvolvido novos métodos de ataques, muito mais modernos e eficientes, o que tem contribuído para que o número de violações de dados aumentem.

Portanto, para realizar uma efetiva proteção de todos os dados corporativos, evitando que informações confidenciais sejam visualizadas ou roubadas por pessoas mal-intencionadas, é necessário investir em soluções de segurança reforçadas.

Uma alternativa para promover a proteção total dos dados confidenciais de uma empresa é a utilização da tecnologia DLP (Data Loss Prevention), que conta com detecção e políticas unificadas contra a perda de dados.

A solução DLP garante que as informações sigilosas de uma organização não sejam perdidas, roubadas, vazadas, nem utilizadas por criminosos. Ela é configurada para identificar quais são os dados confidenciais e utiliza uma variedade de técnicas avançadas de detecção e proteção.

É fundamental, então, implementar uma solução de prevenção de perda de dados avançada para maximizar essa proteção contra roubos e perda de dados corporativos.

Na hora de escolher a melhor opção, há alguns pontos de atenção a serem considerados. Pensando nisso, listamos os principais recursos que uma solução DLP avançada deve ter para ajudar sua empresa a proteger de forma eficaz todos os seus ativos. Confira:


1. Recursos de detecção baseado em conteúdo

Um sistema DLP eficiente deve ser capaz de identificar informações confidenciais, independentemente se estiverem estruturadas ou não. Por isso, devem marcar com impressões digitais todas as fontes de dados, detectando conteúdos por meio da busca de correspondências entre palavras-chave, expressões, padrões e propriedades do arquivo.

Além disso, uma solução DLP avançada utilizam aprendizado de máquina para proteger propriedades intelectuais por meio do uso da análise estatística de dados não estruturados para compará-los a conteúdos similares.

Com esse tipo de detecção, as organizações conseguem encontrar informações confidenciais de qualquer formato de forma mais fácil e ágil.

 

Free Trial SEP Cloud - Alta proteção de endpoints com uma solução intuitiva. Ofereça já para seus clientes.


2. Definição e aplicação de políticas em todo o ambiente

Um dos principais desafios enfrentado pelas empresas, é monitorar todos os dispositivos utilizados pelos funcionários para acessar os dados corporativos. Ao utilizar um DLP avançado, é possível lidar com esse contratempo, definindo e reforçando as políticas de segurança.

Portanto, ao adquirir essa solução, é necessário buscar por aquela que possua recursos capazes de garantir as políticas de segurança de forma consistente, além da capacidade de agir, quando necessário, para proteger os dados confidenciais.

Esses recursos possibilitam que a empresa revise e repare qualquer tipo de incidente e, ainda, realize a administração básica do sistema em todos os endpoints utilizados, como os dispositivos dos funcionários, serviços na Nuvem e sistemas locais.

Além disso, o DLP avançado consegue fornecer ferramentas de análises robustas, permitindo que os usuários extraiam relatórios e resumos de dados do sistema.


3 - Recursos de monitoramento para armazenamento e e-mails na Nuvem

Os serviços de Cloud Computing já são amplamente usados pelas empresas, por isso a solução DLP escolhida deve ser capaz de permitir a visibilidade e gerenciamento dos dados confidenciais nesse ambiente.

A solução deve, então, possuir ferramentas de identificação de conteúdo para que os usuários consigam realizar varreduras rápidas em suas contas na Nuvem para verificar o que está sendo compartilhado e armazenado. Assim, é possível corrigir as violações de políticas de segurança.

Além disso, deve ter a capacidade de monitorar e proteger as informações transmitidas por e-mails na Nuvem, garantindo a detecção rápida de violações e de seus responsáveis. Quando há a identificação de e-mails suspeitos, eles são redirecionados para um gateway de criptografia seguro ou bloqueados rapidamente para evitar o vazamento de dados.


4 - Proteção de endpoints tradicionais

Ainda que a maioria de usuários utilizem dispositivos móveis e a Nuvem para trabalhar, continua sendo necessário realizar a proteção dos endpoints tradicionais.

Portanto, a solução de prevenção de dados deve incluir a funcionalidade de monitoramento, identificação e proteção de dados em desktops tradicionais, dentro ou fora da rede corporativa.

Uma solução avançada inclui recursos de varredura e detecção local, monitoramento de diversos sistemas operacionais em tempo real, além de permitir o controle de todos os dados confidenciais que estão sendo copiados ou transferidos entre desktops, seja por e-mail, dispositivos removíveis ou armazenamento na Nuvem.


5 - Controle total de dispositivos móveis

É necessário oferecer um acesso seguro aos dados corporativos confidenciais também nos dispositivos móveis pessoais utilizados pelos funcionários.

Para isso, a solução DLP deve oferecer funcionalidades de monitoramento e proteção completa para todos os dispositivos IOS e Android.


6 - Resposta a problemas de dados não estruturados

O número de dados não estruturados utilizados pelas empresas estão crescendo e, muitas empresas possuem dificuldade de gerenciar e proteger esse tipo de informação de forma eficaz.

Portanto, o uso de uma solução DLP avançada é fundamental. Ela deve ajudar as empresas com esse problema, permitindo o total controle de dados não estruturados, tornando-os menos vulneráveis aos criminosos.

A solução deve realizar varreduras rigorosas dos bancos de dados, compartilhamentos de arquivos da rede e outros repositórios. Ela deve proteger automaticamente os arquivos detectados que foram expostos, colocando-os em quarentena ou aplicando criptografia baseada nas políticas de segurança.

Um DLP robusto ainda oferece opções customizadas de reparação de arquivos que são facilmente integrados a soluções de segurança de terceiros.


7. Segurança de dados em movimento

A maioria dos dados corporativos perdidos vem de contas pessoais de e-mail utilizadas por funcionários. Portanto, ao investir em uma solução DLP avançada, é possível reduzir essas ocorrências.

O DLP permite que a empresa monitore uma ampla gama de protocolos de rede e os usuários tratem os dados de forma incorreta. Ele é capaz de detectar informações confidenciais em diversos protocolos, ao mesmo tempo que realiza inspeções detalhadas no tráfego de e-mails.


Uma solução de prevenção de perda de dados eficiente irá trazer diversos benefícios para as empresas e seus usuários, portanto, é necessário buscar por aquela capaz de oferecer os 7 recursos listados acima. Apenas assim, será possível garantir a total segurança dos dados corporativos confidenciais.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!