BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

7 dicas para as empresas se tornarem líderes digitais

A liderança digital é um dos conjuntos de habilidades mais procurados atualmente.

 

Transformação digital bem-sucedida exige que as empresas façam investimentos nas áreas certas. O digital hoje está em todos os lugares e já está incorporado na forma de existir de empresas de todos os portes.

O que faz a diferença em empresas líderes digitais é o que os CIOS fazem com a tecnologia digital para atingir as metas finais do negócio. A ideia é que o digital deva ser algo que é incorporado ao DNA de uma organização, e não apenas um departamento, canal ou papel.

Líderes digitais fazem investimentos maiores em tecnologia e TI do que os outros (22% contra 16% de seu orçamento). Cerca de metade dos campeões digitais dedicam mais de 10% de sua força de trabalho digital à inteligência artificial (IA).

Para se tornar um líder digital, é preciso impulsionar algumas áreas da sua revenda de TI. A seguir, seguem 7 dicas para ter sucesso:

1. Ter uma visão de longo alcance

Algumas vezes, as novas tecnologias falham nos negócios. Isso não é porque a tecnologia é ruim, mas porque os funcionários não sabem por que estão usando essas ferramentas.

Portanto, a empresa líder digital precisa usar ferramentas e recursos disponíveis de maneira adequada. Assim, é possível pensar longe e ter visão do que pode acontecer no futuro.

2. Fortes habilidades interpessoais

Para obter o melhor das ferramentas digitais disponíveis, os funcionários precisam mostrar como executar as ações corretas com eles. Definir metas que inspirem os funcionários a trabalhar para alcançá-las é uma boa dica.

Com boas habilidades interpessoais, os funcionários desenvolvem confiança em você e poderão compartilhar suas ideias e problemas com as inovações que está tentando implementar.

3. Identificar e entender problemas

Este é um conceito tão trivial, mas muito importante e frequentemente ignorado. Empresas, governos e outras organizações tentam resolver problemas sem, de fato, compreendê-los. O primeiro passo para resolver qualquer desafio, com ou sem tecnologia, é identificar e realmente entender o problema em questão.

Para ajudar nessa tarefa, há uma infinidade de ótimas ferramentas para identificar problemas, incluindo os cinco porquês, o mapeamento da jornada do cliente, a pesquisa do cliente e muito mais.

4. Queira mudar e pensar fora da caixa

A verdade é que a maioria das pessoas está confortável com o que tem e o que sabe. Mudança e o desconhecido são muitas vezes assustadores. Mas, para sobreviver no atual mundo competitivo e acelerado, precisamos nos desafiar a considerar outros pontos de vista.

Também a pensar de maneira diferente e mudar os fundamentos. Estas são algumas maneiras que você pode desafiar a si mesmo:

  • conheça e contrate parceiros que o desafiarão;
  • fale com os clientes da concorrência.

5. Fazer testes com usuários

Outro erro básico que muitas organizações cometem é solucionar problemas sem envolver as pessoas que pretendem usar a solução. Por exemplo, quando uma organização lança um site sem testar o conceito, o conteúdo e o design final no público-alvo pretendido. Ou quando uma organização implanta uma ferramenta de gerenciamento de despesas sem incluir seus funcionários no processo de avaliação e implementação.

A chave para ter sucesso nisso é sempre envolver os usuários finais em cada passo do caminho. É crucial observar que os colegas e/ou o chefe geralmente não são representativos do usuário final diário.

6. Definir fatores de sucesso

Como sabemos se alcançamos sucesso se não o definimos em primeiro lugar? Muitas organizações têm métricas voltadas para metas finais ou genéricas demais. As medidas mais comuns de sucesso são o crescimento da receita e a redução de custos. O desafio é que, normalmente, não é possível medir o sucesso até cerca de 3 a 6 meses após o término do projeto.

A alternativa mais eficaz é incluir os fatores de sucesso que podem ser medidos ao longo do projeto. Por exemplo, observe a taxa de conclusão de tarefas do usuário e as classificações de satisfação.

7. Questione a fundação

O princípio inicial do movimento digital é a percepção de que grande parte da TI se tornou uma mercadoria. Construir e possuir grandes centros de dados, comprar grandes aparelhos de TI e atender contratos de manutenção de alto custo pode ter sido impressionante há 10 anos.

Hoje, essas despesas são quase uniformemente desnecessárias, o que traz pouco valor. Existem muitos fornecedores externos e parceiros que podem fornecer o mesmo serviço, mas sem nenhum custo ou propriedade de fazê-lo. Não aproveitar esses parceiros externos neste momento é irresponsável.

Para ser um líder de digital, o ideal é adotar a infraestrutura de nuvem e sair do gerenciamento de instalações o mais rápido possível. Use estas 7 dicas em tudo o que você fizer e passe a notar a mudança que acontecerá na revenda de TI.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!