BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 tendências de Hybrid Cloud para ficar de olho em 2021

As empresas estão, cada vez mais, adotando abordagens híbridas de Cloud Computing, por isso, os canais de TI devem acompanhar todas as tendências sobre o assunto para conseguirem oferecer os melhores serviços para seus clientes.

 

O ano de 2020 foi marcado por muitas transformações no modelo de negócio das empresas. Foi necessário se adaptar e investir na Transformação Digital para não ficar para trás no mercado. Essa mudança aconteceu porque elas foram obrigadas a adotar o sistema de trabalho remoto para que seus funcionários continuassem executando suas funções. Com isso, veio a necessidade de investir ainda mais em tecnologia.

Nesse novo contexto, a Nuvem híbrida se destacou entre as empresas por oferecer um ambiente de computação que compartilha dados e aplicações entre cloud pública e privada, ou até mesmo em várias delas. Como a hybrid cloud não concentra todos os recursos em uma única infraestrutura ou único fornecedor, é capaz de oferecer o máximo de disponibilidade, confiabilidade e segurança que as empresas precisam.   

Exatamente por compartilhar dados e aplicações entre cloud pública e privada é o que torna a hybrid cloud mais segura. Esse sistema simultâneo desobriga o usuário a manter em clouds públicas dados sensíveis que não são necessários a aplicação em execução, por exemplo. 

As empresas que já deram o primeiro passo para migração e adoção da computação em nuvem, agora estão pensando e observando quais serão as próximas tendências da hybrid cloud.  Confira as principais a seguir! 

6 tendências de hybrid cloud para ficar de olho este ano!   

A computação em nuvem é tendência e não é observado no mercado um movimento contrário a isso. À medida que as migrações crescem, a propensão natural é de que haja melhorias nessa ferramenta.   

Veja aqui o que esperar para este ano sobre Hybrid Cloud:

1. Maior adoção da hybrid cloud por empresas  

Já mencionamos que as organizações estão focadas na transformação digital para que seus negócios não fiquem eventualmente parados por causa da pandemia e nem para trás, e a tendência é que o número de empresas em hybrid cloud cresça muito mais ainda este ano. Esse aumento é esperado independente se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte ou qual seja seu segmento de atuação.   

2. Desenvolvimento de estratégias inteligentes  

Ainda para este ano é esperado um foco crescente no desenvolvimento de estratégias inteligentes de hybrid cloud que maximizem os benefícios desse tipo de tecnologia.   

Nessas estratégias devem estar inclusos utilização de recursos e otimização de custos, roteiros de modernização de aplicativos baseado no que é melhor para a organização, governança de dados mais rigorosa, mais segurança, e muito mais.    

3. Aumento de automação e uso de Inteligência Artificial   

A automação orientada por inteligência artificial vem ganhando espaço a cada ano. A Covid-19 também acelerou ainda mais sua adoção na automação por ser um ajuste natural. Essa automação orientada por AI na hybrid cloud pode ajudar a analisar e simplificar o código repetitivo para a implantação de infraestrutura.   

Em 2021 é previsto que a mesma inteligência artificial será aplicada ao código das máquinas, o que por sua vez, acelerará significativamente a movimentação de aplicações para a hybrid cloud e ajudará a sua gestão.   

A AI ensinará máquinas a “raciocinar”, oferecendo explicações para o comportamento de um aplicativo e sua estrutura para recomendar e automatizar a geração de candidatos a microsserviços identificados.   

Saiba mais

4. Aumento da agilidade com Computação quântica 

O aumento da progressão de tecnologias, como a computação quântica também é uma tendência para a hybrid cloud e a tornará muito mais rápida e possivelmente mais barata.   

No entanto, é preciso redobrar a atenção, porque essas técnicas podem ser usadas indevidamente, como por exemplo a quebra da criptografia. Mas também vemos que o mundo da segurança e criptografia também terão grandes avanços na liberação de algoritmos com segurança quântica.    

5. Estratégias de cibersegurança modernas

Mencionamos no item anterior uma provável mudança em relação a segurança e criptografia da hybrid cloud. Além disso, os especialistas esperam que ainda em 2021 as estratégias de segurança comecem a se adaptar mais tangivelmente à realidade da hybrid cloud e ao ecossistema nativo da cloud que a cerca.  

6. Unificação de Nuvens por meio de código aberto  

Ao longo de 2021, ferramentas de código aberto ajudarão a integrar muitas clouds e sistemas on-premise em uma plataforma híbrida única e perfeita, encurtando a curva de aprendizado para programadores e não-programadores para esse assunto. Este modelo de implantação de aplicativos será mais fácil para aqueles sem muita experiência em hybrid cloud para programá-la e usá-la.    

Embora não seja possível prever como será 2021, sabemos que a tecnologia não para de evoluir e que os serviços em cloud tornaram-se aliados do universo corporativo. Para acompanhar essa evolução, nesse momento é preciso ficar por dentro do que será tendência em hybrid cloud neste e nos próximos anos.  

E sua revenda de TI está preparada para disponibilizar a hybrid cloud quando essas novas tendências chegarem? Pense nisso e não perca mais essa oportunidade de negócio.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!