BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 recursos essenciais de SD-WAN que toda empresa deveria utilizar

SD-WAN é mais do que uma alternativa ao MPLS. Não conhecer seus recursos a fundo pode atrasar o desenvolvimento do seu cliente.

 

Quem atua com TI sabe que a WAN tradicional já não dá conta da demanda atual. Em uma realidade em que soluções em nuvem são dominantes e preferenciais, a tecnologia criada para conectar filiais e aplicações hospedadas em servidores de data center, com suporte de  MPLS, está ultrapassada. 

Os tempos mudaram, a WAN não suporta o aumento no tráfego de rede e a medida que as organizações empregam soluções em nuvem como SaaS e IaaS (infraestrutura como serviço), essa limitação se torna ainda mais evidente.

Afinal, esse aumento no tráfego pode trazer complexidades ao gerenciamento, imprevisibilidade ao desempenho das aplicações e vulnerabilidade aos dados. Para assegurar que o TI consiga atender a esse novo cenário tecnológico, uma nova modalidade de conectividade de rede foi criada, a SD-WAN.

Acompanhe o post e conheça 6 recursos essenciais de SD-WAN que toda empresa deveria utilizar.

O que é SD-WAN?

SD-WAN ou Software-Defined Wide é uma tecnologia alternativa para o problema de conectividade e gerenciamento de rede da WAN tradicional. 

Além de sustentar a demanda de tráfego gerada pela cloud computing, a SD-WAN ainda reduz os custos operacionais do processo, melhora a utilização dos recursos em implantações multi-site, simplifica o gerenciamento e otimiza o desempenho das redes para aplicações essenciais, sem sacrificar a segurança e a privacidade dos dados.

Grande parte da tecnologia que compõe a SD-WAN não é nova. O que é novo é seu empacotamento. Veja a seguir 6 recursos essenciais de SD-WAN, que justificam essa condição superior.

Conheça o K•NOW!

Quais são os 6 recursos essenciais de SD-WAN?

Assim como dissemos, ela pode ser a solução para os principais desafios de conectividade que a TI enfrenta atualmente. Confira agora 6 recursos essenciais de SD-WAN que toda empresa deveria utilizar.

1) Aprovisionamento com toque zero

O primeiro dos 6 recursos essenciais de SD-WAN que toda empresa deveria utilizar é o provisionamento de zero toque. 

O recurso, que é padrão para a maioria dos dispositivos SD-WAN, configura automaticamente um dispositivo de dados, que só depende de uma conexão à internet para operar. Tudo é estruturado de forma rápida, eficiente e padronizada, com base em modelos predefinidos.

2)  Conectividade com alto desempenho

A capacidade de conectar o tráfego de rede com qualidade e inteligência é outros dos 6 recursos essenciais de SD-WAN.

Considerando aplicações populares como IaaS e SaaS, a tecnologia é capaz de se conectar a softwares mais próximos, agilizando a tomada de decisões e otimizando a escolha pelas alternativas operacionais mais eficientes. 

Além disso, ele conta com uma instância virtual, dentro do domínio do provedor de serviços de nuvem, que mede continuamente o seu desempenho.

3) Análise de Dados com mais riqueza

Outro recurso essencial do SD-WAN é a alta capacidade analítica de dados. Seu sistema facilita a resolução de problemas de desempenho da rede e permite estruturar um planejamento de capacidade de rede de longo alcance.

Além disso, essa análise ainda elimina problemas comuns que podem ocorrer com clientes, provedores de serviços em nuvem, IPS, dentre outros.

4) Chave de criptografia com rotação automática

As chaves de criptografia precisam ser giradas regularmente (normalmente a cada 90 dias) em empresas que fazem negócios com o governo federal ou que tenham responsabilidade de conformidade com PCI.

Um dos recursos da SD-WAN permite substituir essa operação manual, baseada em VPN, por um sistema automatizado. Seguindo uma programação pré-estabelecida, as chaves de criptografia são girados com mais segurança e sem necessidade de inativar ou interromper operações.

5) APIs com programação ajustável

Outro dos 6 recursos essenciais de SD-WAN que toda empresa deveria utilizar é o APIs com programação ajustável. Esse recurso permite que empresas personalizem e automatizem a configuração inicial da tecnologia.

Ou seja, altere suas configurações em escala a qualquer momento, automatize o processo de registro de problemas e colha dados sobre o desempenho da WAN para melhorar o tráfego em tempo real.

6) Roteamento com reconhecimento de aplicativo

Por fim, o últimos dos 6 recursos essenciais de SD-WAN que vamos explorar neste post é o 

roteamento com reconhecimento de aplicativo. SD-WAN é capaz de inspecionar o tráfego na Camada 7, reforçando o seu desempenho. 

Esse recurso ajuda organizações a otimizar os custos de telecomunicações, monitorar a latência, controlar a instabilidade, diminuir custos, dentre outros.

Esses seis recursos de SD-WAN explicam a sua evolução tecnológica. Ao empregar a tecnologia, certamente, o TI será capaz de melhorar o gerenciamento da rede, assegurar o desempenho das suas aplicações e proteger a segurança dos dados.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.