BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 principais dúvidas sobre TI bimodal resolvidas

Essa metodologia pode proporcionar grandes vantagens para os negócios, no entanto muitas empresas não a implementa por não conhecer todas as suas questões.

 

6 principais dúvidas sobre TI bimodal resolvidas

 

 

O conceito de TI bimodal surgiu com a necessidade das empresas de conseguir novos processos capazes de gerar uma maior agilidade na realização de tarefas, sem que haja perda de qualidade.

A TI bimodal representa a união de duas metodologias de TI, o modelo tradicional e o flexível. Enquanto o primeiro é focado na estabilidade e estruturação, o segundo é mais ágil e moderno.

As empresas que apostam nesta opção, são capazes de alcançar novos negócios e maior vantagem competitiva sem que a produtividade e a qualidade dos trabalhos sejam prejudicadas.

Além disso, com a TI bimodal é possível contar com respostas mais rápidas e eficientes, o que torna a estrutura de TI mais ágil, flexível e focada em otimizar recursos para gerar mais receita e diminuir gastos.

No entanto, por ainda ser um tema recente, muitas questões ainda não são tão claras para as empresas, que acabam com receio de adotar essa metodologia em seus negócios.

Pensando nisso, separamos as principais dúvidas sobre TI bimodal para que sua revenda de TI seja capaz de auxiliar os clientes nessa implementação. Acompanhe:


6 dúvidas sobre TI bimodal desvendadas


1. Apenas grandes empresas podem adotar a metodologia?

Muitas empresas desistem de usar a TI bimodal, pois acreditam que ela é ideal apenas para grandes corporações. No entanto, não é bem assim, qualquer empreendimento pode utilizar a metodologia.

As grandes empresas costumam sair na frente devido ao grande número de projetos que realizam e a maior necessidade de agilidade para atender a cada um dos tipos de entregas. Porém, a TI bimodal pode ser adaptada para pequenas empresas.


2. TI bimodal e outsourcing podem coexistir?

As duas metodologias podem sim ser implantadas no mesmo ambiente. Ainda que a empresa realize a terceirização de algumas de suas tarefas, normalmente, é feita de acordo com sua cultura e infraestrutura interna.

Portanto, os profissionais do outsourcing tendem a se alinhar com a realidade da empresa, evitando diferenças de padrões nas rotinas executadas. Dessa forma, o processo não atrapalha a adoção da TI bimodal.


3. A TI bimodal gera vantagem competitiva?

Ao descentralizar as equipes e colocar a equipe de inovação junto às unidades de negócio, a empresa passa a contar com uma conexão mais próxima dos profissionais. Logo, é provável que as inovações se tornem mais fáceis, o que eleva a vantagem competitiva nos negócios.

Além disso, as entregas se tornam mais ágeis, seguras e de qualidade. Dessa forma, a performance da organização é maximizada, permitindo que ela se destaque das outras empresas no mercado.


4. As duas equipes formadas com a TI bimodal serão totalmente opostas?

Não necessariamente. Não é preciso ter duas equipes trabalhando separadamente para se utilizar a metodologia bimodal. O importante é ter tanto uma estrutura de inovação quanto uma tradicional em operação no mesmo ambiente.

Dessa forma, é possível manter os profissionais dos dois modelos coexistindo na mesma equipe.


5. Quais os benefícios reais gerados pela metodologia?

As vantagens da TI bimodal podem ser sentidos pela empresa desde o início de sua implementação. As demandas se tornam mais fluidas, os colaboradores passam a trabalhar de forma mais integrada e, assim, os resultados são maximizados.

Além disso, podemos listar como benefícios concretos da TI bimodal:

  • redução de custos;
  • redução dos prazos de entregas;
  • maiores inovações;
  • melhora do clima organizacional;
  • maior competitividade no mercado;
  • melhora no relacionamento com o cliente.
6. Os problemas aumentam por ter duas equipes?

Muitas empresas acreditam que por ter duas equipes separadas trabalhando os problemas e as responsabilidades irão dobrar. No entanto, isso não é necessariamente verdade. 


Quando a organização realiza a transição e adequação das equipes de forma correta e alinhada é possível evitar que problemas aconteçam. Para isso, é importante realizar treinamentos e reforçar a cultura organizacional de integração da empresa.

Agora que você já esclareceu as principais dúvidas sobre a TI bimodal, é hora de auxiliar os clientes de sua revenda de TI nessa implementação para que eles possam contar com todos os benefícios dessa metodologia.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.