BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 dicas para melhorar o suporte de TI

Saiba como alinhar esse setor às estratégias de negócios para garantir um melhor desempenho da equipe e maior eficiência de processos.

 

6 dicas para melhorar o suporte de TI

 

 

A Tecnologia da Informação assumiu um papel fundamental no dia a dia das corporações e seu bom funcionamento se tornou peça-chave para o sucesso dos negócios. Após a transformação digital, as empresas passaram a se apoiar nela para tomar decisões mais assertivas e ágeis e serem capazes de acompanhar o mercado cada dia mais competitivo.

A TI passou a apoiar a realização de tarefas e atividades de todos os colaboradores da empresa, mesmo fora de seu setor, além de otimizar, também, os processos por meio da automação e das tendências modernas de tecnologia. Por isso, é necessário contar com as soluções mais adequadas para os negócios e garantir o bom funcionamento delas.

Independente do setor e tamanho, todas as empresas precisam buscar pela melhoria e o aprimoramento de seus processos para garantir melhores resultados nos negócios. Para realizar essa tarefa, é essencial ter um suporte de TI eficiente e que assegure que todas as operações estejam em ordem e, caso um problema aconteça, tenha uma equipe preparada para repará-las o mais rápido possível.

Portanto, seja para atualizar sistemas operacionais e softwares, resolver problemas de infraestrutura, de indisponibilidade ou outros gargalos, a equipe de suporte de TI deve estar preparada para melhorar as operações ou apagar incêndios.

Para garantir o sucesso do suporte da TI é necessário realizar algumas melhorias para facilitar a execução de suas tarefas, aumentar o controle e gestão de processos, além de tornar suas operações mais ágeis. Confira a seguir quais são elas:

Serviços de suporte Westcon Americas

 

1 - Otimizar operações

Uma das principais preocupações do suporte deve ser oferecer melhorias para facilitar as operações internas da empresa e permitir que os colaboradores consigam realizar suas tarefas cada vez mais rápido e com maior eficiência.

Portanto, o suporte de TI deve monitorar todos os processos, identificar os pontos falhos e garantir que as tecnologias mais recentes sejam aplicadas, sugerindo melhorias que proporcionarão aumento da produtividade dos funcionários e reduzirão o tempo perdido com processos demorados.

2 - Criar uma cultura de serviços

É importante definir uma sequência de processos a ser seguida pelo suporte quando um chamado for aberto por algum colaborador da empresa. Para isso, os profissionais do suporte devem identificar e analisar quais são os problemas mais recorrentes de toda a equipe e determinar quais ações devem ser tomadas.

Dessa forma, poderão predefinir um padrão de ações para atender a todas as solicitações, o que irá ajudar a TI a solucionar todos os problemas de forma mais rápida e eficiente.

3 - Melhorar a gestão de informações

Contar com um gerenciamento eficiente é essencial, pois a gestão é responsável por identificar, classificar, processar e armazenar todos os dados digitais da empresa.

O suporte de TI deve, então, garantir a segurança e centralização das informações mais importantes para oferecer uma melhor visão geral de todo o negócio e auxiliar os outros setores no acesso a todos os dados necessários.

4 - Manter atualizado um histórico de usuários

Criar uma base com informações de acesso dos usuários é uma tarefa importante do setor de suporte. Isso irá ajudar a identificar as causas de alguns problemas e mantê-las documentadas.

Além disso, ao ter um histórico descrevendo as medidas tomadas, caso o contratempo volte a ocorrer, qualquer técnico poderá resolvê-lo e de forma rápida, melhorando a satisfação dos usuários.

5 - Inovar constantemente

As formas tecnologias disponíveis para as empresas lidarem com seus problemas se atualizam e se aprimoram constantemente e cabe ao suporte acompanhar todas essas transformações.

Assim, esses profissionais precisam estar antenados a novidades e avanços tecnológicos disponíveis e aplicar em sua empresa aqueles que fazem sentido para os negócios.

6 - Utilizar métricas e relatórios

Os relatórios de performance são essenciais para medir a produtividade dos colaboradores e garantir a qualidade dos serviços de atendimento da equipe. Por isso, a empresa deve contar com um sistema de KPIs (Key Performance Indicator, em português indicador-chave de desempenho) para analisar as métricas e medir o sucesso das ações do suporte. Isso irá ajudá-los a identificar as áreas que precisam de um maior auxílio para que, assim, maior atenção seja dada a elas.

Ao otimizar as atividades de suporte, a equipe passará a direcionar melhor suas competências e habilidades, evitando retrabalhos e reduzindo o tempo perdido com falhas recorrentes. Dessa forma, a empresa contará com um suporte de TI mais eficaz e capaz de gerar maiores resultados para os negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.