BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 dicas para estruturar um plano eficaz de automação de TI

Gerenciar as mudanças e envolver os funcionários nos processos são dois passos essenciais.

 

6 dicas para estruturar um plano eficaz de automação de TI

 

 

Uma pesquisa da Deloitte do ano passado revelou que 96% dos 1437 executivos entrevistados consideram o digital como uma prioridade estratégica e, quando questionados sobre as principais áreas de investimento, 69% afirmaram que a automação e a transformação do processo são as prioridades número um.


O porquê dessas respostas é fácil de saber: na Transformação Digital, a agilidade com menos erros, aumento da produtividade, flexibilidade de investimentos giram em torno obrigatoriamente da automatização dos processos, de inserir robôs inteligentes no dia a dia das pessoas para que busquem mais eficiência nas suas tarefas e parem de realizar ações repetitivas, aproveitando seus conhecimentos e especialidades para desenvolverem outros projetos dentro da empresa.


Porém, para que essa automatização realmente funcione, é preciso um plano estratégico para convencer os colaboradores e executivos, além de preparar os processos para receber os robôs. Este plano deve considerar:


1 – Correção primeiramente dos processos: antes de inserir qualquer tipo de automatização em um processo, como ele pode ser melhorado? O que pode ser ajustado para que seja mais eficiente? É preciso primeiro entender como o trabalho flui e onde o fluxo pode ser transformado, para que a automação atenda a expectativa do investimento realizado.

 

2 – Começar a automatização pelo departamento de TI: antes de tentar convencer os executivos a incluírem a automação em toda empresa, o ideal é começar automatizando um processo interno do departamento de TI. Monitorar, analisar os resultados para apresentar um caso de sucesso e como ele pode ser replicado para outros setores do negócio.

 

3 – Cabe ao CIO selecionar os processos que são cabíveis de serem automatizados: uma empresa nos contextos atuais não vai funcionar completamente sem contar com a mão de obra humana. Por isso, muitos são os processos que podem ser melhorados pelas máquinas, mas ainda há muitos outros que não valem a pena o investimento. Por isso, o CIO ou executivo responsável pelo TI deve fazer uma listagem das ações que podem ser melhoradas pelos robôs e as que ainda não estão aptas a receber as tecnologias.

 

4 – Mostrar o valor da automação: o que efetivamente vai mudar na vida dos colaboradores depois que um processo for automatizado? Apresentar esses números ajudaria a criar uma cultura pró-tecnologia, tirando a desconfiança sobre a perda de uma vaga no mercado de trabalho. Por exemplo, depois que automatizou a organização de um banco de dados com informações de clientes, a equipe conseguiu deixar de fazer horas extras.

 

5 – Revisite os processos automatizados para serem melhorados: deve entrar no planejamento um certo tempo para retrabalhar a programação da automatização para saber se é possível melhorá-la. Porém, o processo não pode parar já que os executivos vão exigir um ROI positivo. Por isso, não esperar por um projeto perfeito para dar continuidade dele é a melhor solução.


6 - Gerenciar mudanças: funcionários impactados com o resultado da automação devem se ajustar ao novo fluxo de trabalho ao invés de rejeitá-lo. Neste contexto, cabe ao CIO ou gestor, fazer o gerenciamento correto do processo de mudança, e comprovar que a tecnologia cria capacidade adicional aos funcionários e não retira suas vagas. Os robôs permitem que exerçam uma função de maior valor, colocando em prática suas experiências e demonstrando as habilidades que os diferenciam no mercado de trabalho.


Enfim, o planejamento deve conter especialmente questões de gerenciamento de pessoas no primeiro momento de implantação da automatização. Se a equipe não estiver alinhada com os novos processos e rejeitá-los, todo investimento pode ter sido em vão ou a rotatividade da equipe deverá aumentar até encontrar funcionários com o perfil adequado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!