BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 características que um bom gestor de segurança da informação deve ter

Como visão estratégica, liderança e outras características podem contribuir para o sucesso do trabalho de um gestor?

 

TI, em especial Segurança da Informação, é um setor de extrema importância nos dias de hoje. Por isso as empresas têm investido na contratação de profissionais qualificados, o que lhes oferece retorno em inúmeros benefícios.

Um dos colaboradores mais importantes é o gestor de TI e seu papel é estar sempre atento às possibilidades de falhas na segurança da informação, o que pode ser um risco fatal para os negócios.

Contar com um gestor qualificado para assumir esse papel é necessário para manter a competitividade da organização, tendo a garantia de que a qualidade do serviço prestado não se perderá e de que as informações dos clientes estarão seguras.

Mas será que seus clientes sabem o que procurar ao traçar o perfil deste profissional tão importante? Confira a seguir as 6 qualidades que um bom gestor de TI precisa ter:

Visão estratégica

Os indicadores são peça fundamental em todos os setores de uma empresa. Ao contar com um gestor de TI que tenha boa visão estratégica, a organização se posicionará sempre de forma competitiva no mercado.

Ética

Na área da segurança da informação, ética é um compromisso sério e o profissional deve seguir as regras fielmente. O gestor de TI tem informações privilegiadas sobre dados restritos que, se não forem bem guardados, poderão comprometer a integridade da empresa de alguma forma.

E não apenas a imagem da empresa pode ficar prejudicada. Algumas falhas podem afetar diretamente o caixa da organização, por exemplo.

New call-to-action

Conhecimento técnico

A segurança da informação geralmente é uma área desconhecida da maioria das pessoas e também muito específica, ou seja, um profissional qualificado é essencial para o bom funcionamento da área de TI da empresa.

Visão global

O gestor precisa ter informações completas não apenas sobre o seu setor, mas também sobre outros da empresa que com ele tenham relação. Assim será possível garantir que as necessidades e problemas que surjam sejam atendidos de forma eficaz. Isso sem contar a possibilidade de este colaborador sugerir melhorias e assim contribuir positivamente para a empresa de modo geral. O mercado demanda cada vez mais profissionais que sejam capazes de ter uma visão ampla, que consiga identificar vulnerabilidades e necessidades.

Um gestor que tenha consigo essas qualidades vai otimizar os processos da empresa e garantir a segurança de todos os seus setores.

Segurança na tomada de decisão

O gestor é responsável por decisões relacionadas ao armazenamento de dados e à segurança on e offline. O líder da área de tecnologia também costuma decidir sobre a necessidade de investimentos em manutenção da infraestrutura.

Para garantir a segurança da informação ele pode decidir por armazenar dados em um data center ou em cloud computing, por exemplo. Esta escolha obedece sempre ao objetivo de minimizar a ocorrência de riscos que possam afetar a segurança dos dados.

Além disso, ele deve sempre ficar atento a novas soluções que possam aprimorar os processos da empresa e maximizar a produtividade.

Liderança

A boa comunicação é uma necessidade e deve ser praticada em todos os setores da companhia. Quanto ao gestor de TI, isso não pode ser diferente: ele deve cultivar e desenvolver habilidades interpessoais para garantir que seja um bom líder para a sua equipe.

Como líder, é preciso se manter motivado para que o time siga o mesmo caminho. Também não se pode perder de vista a produtividade e o respeito aos prazos.

A cobrança para um melhor desempenho não deve ser confundida com autoritarismo, mas sim com a necessidade de minimizar erros e garantir que os dados estejam protegidos. Afinal eles são a razão de todos os colaboradores estarem ali.

O que achou deste artigo? Não há dúvidas de que a segurança da informação é importantíssima para as empresas e justamente por isso manter um gestor com características especiais é essencial. Compartilhe conosco sua opinião e analise se os seus clientes estão adotando as boas práticas para gerir de forma sustentável os seus negócios. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!