BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 tendências e desafios de TI para 2021 e como resolvê-los

Para continuar acompanhando as transformações do mercado e garantir a continuidade dos negócios, as empresas precisarão superar algumas adversidades este ano.

O ano de 2020 foi marcado por grandes desafios e mudanças devido a pandemia do coronavírus. Nesse contexto, a tecnologia assumiu um papel de destaque no combate e prevenção da doença, auxiliando, inclusive, o dia a dia das pessoas em isolamento social.

A TI esteve mais presente do que nunca na rotina da sociedade, seja na realização de compras online, transações financeiras, relacionamento, trabalho, entre outras áreas.

Por conta de todo esse movimento e o impulsionamento da digitalização nas empresas, a Transformação Digital ganhou ainda mais destaque no mercado em tempos de Covid-19.

No entanto, junto a isso, novos desafios de TI foram surgindo e marcarão o ano de 2021 para as empresas. Por isso, é fundamental conhecê-los para se preparar para solucioná-los e garantir o sucesso dos negócios neste novo ano.

Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje com os principais desafios e tendências de TI para 2021 para que sua revenda de TI esteja pronta para resolvê-los. Não perca!

5 tendências e desafios de TI para superar em 2021

Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e do mercado, é fundamental que as empresas voltem sua atenção para a experiência dos clientes em sua jornada de consumo digital.

Será necessário desenvolver uma estratégia digital a longo prazo para se adaptar à nova realidade e atender as novas necessidades dos consumidores. Por isso, alguns desafios e tendências farão parte da rotina das empresas este ano. Confira a seguir quais são eles:

1 – Equipes especializadas

Em 2020, muitas empresas adotaram tecnologias e ferramentas inovadoras sem nenhum planejamento na tentativa de acompanhar a digitalização do mercado. No entanto, muitas vezes não possuíam os profissionais qualificados para utilizá-las.

Essa falta de profissionais de TI especializados continuará sendo um grande desafio em 2021. Ainda que o digital avance de forma acelerada, é fundamental que as empresas busquem preparar suas equipes para a Transformação Digital e inovações do mercado.



Aquelas organizações que conseguirem montar times especializados e multidisciplinares que sejam capazes de trabalhar com metodologias ágeis e soluções modernas irão sair na frente.

2 – Operação Anywhere

O home office, ainda que já fosse uma forma de trabalho comum, não era utilizada pela maioria das empresas em grande escala como foi feito em 2020. O isolamento social veio para provar que muitas atividades podem ser feitas a distância e que há tecnologia disponível para isso.

Devido a isso, pesquisas mostram que no período pós-pandemia haverá uma migração para um modelo híbrido de trabalho, com algumas atividades sendo realizadas presencialmente e outras de forma remota.

No entanto, para isso, as empresas precisaram se preparar para adotar, cada vez mais, recursos em nuvem e de segurança para serem capazes de permitir que seus sistemas sejam acessados em qualquer lugar por suas equipes.

3 - Inteligência dos dados

A transformação digital e a digitalização das empresas irão aumentar a competição de mercado e acelerarão os negócios, exigindo que as organizações tomem decisões cada vez mais ágeis e precisas a partir de enormes volumes de dados.

Por isso, ser capaz de realizar análises de Big Data de forma rápida será um desafio. As empresas deverão adotar culturas de data driven, com dados estruturados, integrados e enriquecidos.

Além disso, a automação do processo de extração e utilização da Inteligência Artificial e Machine Learning será fundamental para garantir a agilidade e confiabilidade do processo.

4 - Automação total da cadeia de negócio

A aceleração da digitalização dos negócios exigirá também, em 2021, uma maior eficiência e agilidade na entrega de valor aos clientes. Para atender essas novas demandas, as empresas precisarão enfrentar o desafio de automatizar toda a sua cadeia de negócio.

A tendência será de hiperautomação para garantir a sustentabilidade dos negócios.

5. Modelo de segurança distribuído

Outro grande desafio de TI para 2021 será a cibersegurança. Com a popularização do modelo de trabalho remoto, ter usuários utilizando redes domésticas sem a proteção necessária para acessar sistemas corporativos será cada vez mais comum.

Por isso, as organizações irão precisar substituir seus modelos de segurança centrados no perímetro da rede para um distribuído, que seja focado na segurança de endpoints.

Esse modelo é capaz de proteger dispositivos, aplicativos e dados utilizados pelos usuários de onde quer que eles estejam trabalhando.

A tecnologia tem sido vital para os negócios e esse cenário irá continuar em 2021. Por isso, as empresas precisam buscar cada vez mais informação para atualizar seus processos e adotar as inovações importantes. Isso é fundamental para se destacar no mercado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!