BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 tendências de armazenamento em Nuvem para colocar em prática

Confira quais são as tecnologias que estão ajudando as empresas a lidarem com suas altas demandas de storage, permitindo um maior desempenho de seus serviços. 

 

A computação em Nuvem surgiu como uma tendência tecnologia inovadora e, atualmente, é indispensável para a maioria das empresas, possibilitando poder de processamento e espaço para aquelas organizações que não possuem uma infraestrutura de TI suficiente para seus negócios.

Após a consolidação da Cloud Computing no ambiente corporativo e o crescente desafio de atender a todas as demandas do trabalho remoto e do mercado de forma ágil e eficaz, o armazenamento na Nuvem se tornou indispensável para as empresas que querem otimizar seus processos. Elas passaram, então a buscar por soluções acessíveis e inovadoras.

Com o armazenamento em Nuvem deixando de ser novidade e passando a ser uma necessidade para os negócios, as empresas passaram a buscar pelas melhores alternativas, capazes de trazer produtividade e economia.

Pensando nisso, listamos as principais tendências capazes de potencializar o armazenamento em Nuvem para aquelas empresas que já realizaram a migração de seus ativos. Confira a seguir:


1. Serviços de co-locação em Data Centers gerenciados

Muitas empresas sofrem ao tentar escolher os melhores serviços para migrar seus ativos para a Cloud. Elas buscam por soluções capazes de proporcionar bons resultados e baixos custos, mas acabam se deparando com diversas opções no mercado e não sabem como escolher entre elas.

O problema é que há diversos fabricantes focados em recursos diferentes, ou seja, um provedor pode oferecer melhor estabilidade, enquanto outro terá mais capacidade para oferecer ferramentas de gestão.

Portanto, para resolver esta questão, uma tendência que está surgindo no mercado para ajudar as empresas é a co-locação para armazenar arquivos na Nuvem. Nesse modelo, é possível mover o sistema corporativo para Data Centers gerenciados. Assim, a empresa consegue aproveitar as vantagens de recursos de IaaS e PaaS diferentes em um mesmo lugar.

2. Hiperconvergência

Ainda que a Nuvem já tenha se popularizado entre as empresas, a questão da segurança ainda levanta muitas dúvidas. Por isso, diversas organizações ainda preferem manter seus arquivos críticos em suas estruturas on premises.

A hiperconvergência é uma nova forma de integrar a Cloud Computing com os servidores corporativos, capaz de disponibilizar os melhores serviços da Nuvem, podendo ajudar as empresas na questão de segurança.

As soluções hiperconvergentes oferecem computação, armazenamento e recursos pré-integrados para que a empresa consiga realizar a implementação de forma ágil e otimizada. Assim, é possível criar ambientes privados com as mesmas vantagens da Nuvem Pública.

Confira nosso treinamento


3. Contêineres

Os contêineres estão se popularizando entre as empresas que trabalham frequentemente com desenvolvimento e operações testes. Por meio deles, as organizações conseguem armazenar seus dados em caixas virtualizadas independentes do sistema em que estão hospedados.

Assim, é possível realizar migrações, aplicar testes e validar mudanças para entregas mais rápidas, além de gerenciar códigos e dados de forma prática e instantânea.


4. Aplicações na Nuvem

No início da adoção de ambientes na Nuvem, os serviços migrados precisavam ser sincronizados com os servidores locais para que os usuários pudessem visualizá-los e editá-los com ferramentas offline. 


Agora, as aplicações integralmente na Cloud transformaram esse cenário. A tendência é realizar a migração de sistemas inteiros para a Nuvem. Assim, é possível eliminar as barreiras entre o online e offline, integrando totalmente a gestão e produtividade das equipes.


5. Outsourcing de gerenciamento

A Cloud Computing já se tornou peça fundamental para o dia a dia das organizações. No entanto, graças à isso, muitas delas começaram a enfrentar diversos desafios referentes à gestão e capacidade de suas demandas de armazenamento.

Por isso, outra tendência em alta é o outsourcing de gestão dos serviços em Cloud. Empresas especialistas estão passando a desempenhar a função de garantir a segurança, disponibilidade e performance dos sistemas utilizados pelas empresas.

Assim, é possível que as organizações se foquem em coisas mais importantes para seus negócios, como em desenvolver novas formas de suprir suas necessidades e aumentar o desempenho de suas equipes.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente.