BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 passos simples para evitar contratempos em serviços de TI

Investir em uma infraestrutura de TI é o primeiro passo para garantir sucesso na área.

 

5 passos simples para evitar contratempos em serviços de TI

 

Somos totalmente dependentes da tecnologia para cumprir qualquer tarefa, correto? Tanto em casa quanto no escritório, é difícil imaginar realizar qualquer atividade sem estarmos conectados de alguma forma.

Os recursos de TI são fundamentais para ganhar tempo, otimizar tarefas, controlar e monitorar processos. Portanto, certificar-se de que eles estejam sempre em bom funcionamento, com o cronograma em dia, é um dos grandes desafios do gestor de TI.

Veja como é possível evitar erros e contratempos em serviços de TI para garantir sucesso nos negócios e na rotina da empresa.

 

1. Foque em organizar a estrutura de TI

A área de TI vive de inovações constantes. Tudo acontece de forma rápida e é preciso muita atenção dos gestores e profissionais da área. Por isso, o primeiro passo para evitar erros é investir em processos e estruturas de TI bem definidas, que estejam preparadas para atender a demanda.

Quando a estrutura não é bem feita, os processos estão mal definidos, assim como as tarefas ficam soltas, o tempo é mau aproveitado e as funções dos membros da equipe ficam desniveladas. Além disso, os projetos são executados com uma equipe desestimulada, sem uma estimativa exata de custos e com redução de receita.

Todos esses agravantes acontecem porque não há estrutura de TI ou porque ela existe mas não está organizada. Ter um cronograma com ações pré-definidas ajudam na otimização dos processos. Apenas com o registro das atividades é possível medir custos e resultados dos projetos.

 


2. Prefira informações relevantes

A falha de comunicação é um problema grave em diversas áreas de atuação, e na TI não poderia ser diferente. Quando se fala em gerenciamento de projetos então, a comunicação entre gestores e equipe sofre diversos ruídos e não se dá de forma satisfatória. O que fazer nestes casos?

Para acabar com o problema, é preciso primeiro ter consciência que não basta ter um banco de dados repleto de informações. O importante é centrar a atenção em dados que façam parte dos seus projetos, que tenham relevância para você.

Além disso, é importante registrar esses dados da forma que todos os envolvidos no projeto consigam localizá-los. Organizar essas informações ajuda, e muito, no decorrer de cada projeto para que o processo seja eficaz.


3. Use indicadores de desempenho

Após a execução de cada projeto, é importante mensurar como foi o desempenho da equipe. Como alguns gestores não fazem a compilação dos dados, fica difícil fazer esse monitoramento.

Por isso, o próximo passo para evitar retrabalhos, gastos extras e falta de controle é adotar um sistema completo de monitoramento, como uma plataforma de registro de tarefas, por exemplo. Assim, a precificação dos serviços não ficará afetada, será possível corrigir falhas e a produtividade da equipe poderá ser acompanhada de perto.


4. Manutenção automatizada

Fazer a manutenção de redes e equipamentos de TI gera perda de tempo. Alguns tipos de manutenções precisam de análise, porém é possível fazer com que todas elas passem a ser automatizadas. Assim, pode-se programar tarefas para manutenções diárias, semanais e mensais para otimizar tempo.

Para que isso seja possível, uma plataforma que cuide desses agendamentos fica responsável por essa organização. Assim, a rede recebe toda a manutenção, de forma rápida, em resete de servidores, configurações de rede, entre outras funções.

Com a programação automatizada, você terá mais tempo para pensar em estratégias e criar plano de ações que visam a excelência nos serviços de TI. A equipe fica mais produtiva e os processos ficam expostos a menos erros.


5. Pense a longo prazo

Todos os processos que forem implantados na empresa devem ser planejados e executados a longo prazo, com a visão além do alcance. A automação pode trazer retornos imediatos, mas é preciso criar estratégias para que os serviços de TI permaneçam sempre em produção e com a demanda dentro do possível para ter um atendimento ágil.

Pensar a longo prazo faz com que seus sistemas estejam sempre atualizados, com manutenção em dia e com a organização financeira em ordem. Procure trabalhar com ferramentas que tragam um rápido retorno do investimento e que proporcionem o mínimo custo.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.