BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 motivos que fazem o mercado valorizar as certificações de TI

Antes de investir na certificação é necessário identificar qual é a valorização que o título confere e a importância que tem para o setor.

 

5 motivos que fazem o mercado valorizar as certificações de TI

 

 

Experiência foi e ainda é um critério valorizado durante o processo seletivo de qualquer empresa. O profissional com bagagem agrega não só o conhecimento teórico, mas a prática dotada de proficiência e proatividade.


Mas, para algumas competências, estar atualizado é mais do que desejado, é fundamental. Caso dos profissionais de TI, que precisam estar em busca de atualização constante, conquistada muitas vezes com certificações, extremamente valorizadas no mercado.

 

Já existem pesquisas que asseguram as diferenças profissionais entre os que têm certificação e aquele profissional que não tem o título. Segundo dados divulgados há cerca de um ano, os certificados possuem 40% mais conhecimento em suporte para TI e 58% mais domínio em segurança da informação.


Mais bem informados, confiantes e confiáveis, com desempenho superior, eficientes e donos de um conhecimento mais atual e profundo sobre a área em que atuam são os motivos que o mercado considera para valorizar os profissionais com certificações, prolíferas no setor e que, por isso, atendem às diversas especialidades da carreira de TI.


Outro estudo indica que os profissionais de TI certificados são 53% mais eficientes até mesmo nas funções básicas do setor, além de demonstrarem níveis elevados de desempenho nas demais atividades que executam.


Apesar de as certificações geralmente custarem caro e ter duração de estudo às vezes extensa, o investimento de tempo e dinheiro costuma provocar grandes saltos profissionais, chegando até a superar o peso de uma graduação no mercado.

 

 


A transversalidade atual das áreas de TI e a exigência por profissionais que tenham, além da capacitação, uma boa capacidade de se comunicar e entender mais de tecnologia do que simplesmente o ramo em que atua, reforça o grau que as certificações conferem ao profissional. Com elas, é possível estabelecer qual é o domínio que o colaborador ou candidato a uma vaga tem sobre determinado conteúdo ou tecnologia.


A importância das certificações pode ser superior à da educação formal por serem reconhecidas internacionalmente. Ou seja, ser formado em tecnologia da informação não é critério para ingressar no curso, simulados e provas para adquirir algum certificado. Ainda assim, o interessado em obtê-lo precisa de um conhecimento mínimo na metodologia ou produto em foco.


As certificações também demonstram quão atualizados estão os profissionais, num mercado extremamente dinâmico, suscetível a mudanças como é a TI e em franco crescimento, mesmo perante à crise econômica do Brasil, que vem se recuperando, mas que ainda sofre com o desemprego e a falta de qualificação profissional.


De acordo com especialistas, em 2018 seis profissionais terão muitas oportunidades de emprego no país: engenheiro ou cientista de dados, especialista em segurança da informação, analista de business intelligence, scrum master, gerente de expansão em TI e arquiteto de soluções. Estar atualizado e certificado para esses profissionais pode ser a garantia de um emprego bem remunerado.


Para as empresas, são visíveis os resultados em investir em profissionais certificados ou até mesmo em certificar os funcionários que fazem parte do quadro. Entre as vantagens estão o aumento da produtividade, a redução de falhas e aumento da competitividade, fora a motivação e o engajamento da equipe.


No entanto, é preciso escolher bem quais certificações são ideais para alcançar os resultados positivos na gestão da empresa ou da carreira. Existem alguns títulos poucos relevantes para o mercado, com nível de exigência abaixo do esperado.


Para não correr o risco de investir mal, o caminho inicial é olhar para o mercado, para a indústria de interesse. Ainda é recomendado que haja um plano de desenvolvimento da carreira ou do negócio para no fim colher os frutos desejados e proporcionados pela certificação.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.