BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 falhas em TI que podem atrasar o avanço de seus clientes

Muitas empresas investem em projetos de TI sem contar com o preparo necessário para garantir o avanço tecnológico dos negócios.

 

5 falhas em TI que podem atrasar o avanço de seus clientes

 

Atualmente, a atuação da TI na gestão empresarial tem sido fundamental para os negócios. Ela já se tornou um grande diferencial para que todos os processos internos das corporações possam ser executados sem falhas e de forma eficiente.

Devido a isso, a equipe de TI deve estar preparada para realizar uma efetiva gestão de todos os ativos da empresa, cuidando de questões de conformidade, segurança, atualizações, controles, entre outras. Apenas com o controle eficiente de todos os serviços de TI é que a empresa poderá crescer de forma sustentável, com qualidade, produtividade, inteligência e inovação.

Investir em tecnologia tem permitido que as empresas reduzam seus custos operacionais, aumentem os níveis de automatização do ambiente, além de ficarem à frente da concorrência no mercado.

No entanto, qualquer falha, atraso ou contratempo na rotina de TI pode representar um grande prejuízo para os negócios. Sem uma gestão adequada, com processos bem definidos, a empresa pode não ser capaz de aproveitar todos os benefícios que a tecnologia pode trazer.

Para evitar que falhas aconteçam, é necessário realizar um bom planejamento na hora de investir e implementar novas tecnologias, além de conhecer e estar pronto para reparar os principais erros que podem atrapalhar os projetos de seus clientes.

 

 

 

Confira a seguir quais são os principais erros que costumam atrasar a inovação da TI de muitas empresas e saiba como lidar com eles:

1. Uso de metodologias erradas

Os projetos de TI exigem preparo da equipe para que sejam executados corretamente. Além de um bom planejamento, é necessário definir qual será a metodologia adotada desde o começo.

Muitas vezes, por falta de tempo ou preparo, empresas utilizam a mesma metodologia para todos os seus projetos. No entanto, muitos podem ser incompatíveis, causando diversos erros e retrabalhos, além de comprometer os prazos de entrega.

Portanto, antes de dar início a um projeto, é fundamental desenhar o escopo do trabalho, definir o cronograma, orçamentos, métodos usados e preparar todos os colaboradores envolvidos no trabalho.


2. Brechas na segurança

Qualquer vulnerabilidade na proteção do sistema corporativo pode representar um risco a

confidencialidade do projeto de TI. Os principais riscos são o vazamento de dados por pessoas mal intencionadas ou o roubo de informações sigilosas. 


Essa exposição pode causar muitos prejuízos para as empresas e até invalidar o projeto em execução. Portanto, é necessário manter softwares, firewalls e antivírus sempre atualizados, além de colocar em prática uma política de segurança da informação reforçada entre os colaboradores.


3. Não envolver os colaboradores de outros setores

Um dos principais erros que podem comprometer o avanço das empresas em seus projetos é a falta de envolvimento dos outros setores além da TI.

Atualmente, todos os colaboradores dependem da tecnologia para a execução de suas tarefas, portanto também devem receber treinamentos para que possam compreender e adotar as inovações da forma correta.


4. Ausência de uma rotina de backups

Realizar cópias de segurança dos processos da empresa também é necessário para que seja possível garantir a continuidade dos projetos executados.

Quando a organização não mantém uma rotina de backups, pode sofrer com a perda de dados, ciberataques ou períodos de indisponibilidades.


5. Respostas lentas a problemas

Agilidade e eficiência na hora de solucionar um problema detectado no sistema corporativo é imprescindível. A lentidão para recuperar dados ou reativar os sistemas no caso de indisponibilidade pode comprometer significativamente os negócios.

A lentidão no tempo de resposta é um erro que pode ser fatal para os serviços de TI. Por isso, a empresa precisa garantir níveis adequados para a correção de problemas por meio de uma equipe especializada.

Contar com uma equipe qualificada, seja interna ou terceirizada, é o principal passo para garantir o sucesso dos projetos de TI em uma empresa e seu avanço tecnológico. Por meio de colaboradores eficientes, é possível garantir o suporte adequado, a simplificação de tarefas e, assim, a otimização dos resultados.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.